sábado, março 11, 2006

Sem espinhas!

Vitória justa! É a verdade nua e crua do jogo disputado esta noite em Setúbal.

Co Adriaanse fez regressar Paulo Assunção ao «onze» e Marek Cech, apesar da boa exibição contra o Nacional da Madeira, voltou a sentar-se no banco de suplentes.
Na primeira dezena de minutos o FCP teve uma entrada forte, encostou o Vitória de Setúbal à sua grande-área, sem contudo criar lances de perigo. A boa organização defensiva dos sadinos não permitia grandes veleidades aos avançados portistas e apenas em remates de longe o FCP conseguiu pôr Rubinho à prova.
Os sadinos nunca conseguiram sair com perigo para o ataque, dado o forte pressing que o meio-campo dos Dragões exercia sobre o homem que tinha a bola. Assim sendo, o rapidíssimo Sougou nunca pôde usar a sua principal arma...
Já perto do intervalo, e quando nada o fazia prever, o FCP chegou ao golo. Canto muito bem marcado (como já o vinha fazendo) por Raúl Meireles, que Adriano aproveitou para colocar os Azuis e Brancos na frente do marcador! O avançado portista tem-se mostrado relativamente bem tacticamente e esforçado, contudo revela uma condição física deficiente, dado estar muito lento... O facto de ter estado parado, antes de ingressar nos Dragões, creio que se tem vindo a notar de jogo para jogo.

Na 2ª parte o FCP ampliou a vantagem muito cedo e, assim sendo, dominou a seu belo prazer!
Numa rápida jogada de contra-ataque, Ricardo Quaresma assistiu de forma primorosa Raúl Meireles, o qual de cabeça fez o 0-2. O jovem médio portista à medida que o campeonato avança tem cada vez mais contribuido para a coesão da equipa do FCP e vem revelando ser um jogador muito inteligente e com bom toque de bola, contudo creio que poderá ainda ser mais rápido na leitura de jogo, um pouco à imagem do seu colega que joga ali mesmo ao seu lado, Lucho Gonzalez, esse sim um jogador de enorme classe!
Até final o jogo teve poucos motivos de interesse, embora por diversas vezes o FCP pudesse ter dado outro colorido ao "placard", contudo face áquilo que vimos durante os 90' o resultado aceita-se perfeitamente!

O árbitro, Pedro Henriques, muitas vezes aqui elogiado por mim, esteve estranhamente activo hoje. Apitou muitas mais vezes do que é habitual, houve como é normal alguns lances mal ajuízados (lançamentos e cantos) e o seu auxiliar assinalou muito mal um fora-de-jogo a Raúl Meireles na 1ª metade, num lance idêntico a outro na 2ª parte, no qual o mesmo auxiliar já deixou (e bem) seguir...
Ainda na 1ª parte, merecem uma nota especial dois lances, ambos protagonizados por «Ciganito» Quaresma. No 1º fica claramente por mostrar um «amarelo» ao jogador portista, por "bocas" ao auxiliar de Pedro Henriques e, no 2º lance aleijou seriamente Adalto, numa bola dividida, na qual o jogador sadino se antecipa ao portista, que infelizmente já não foi a tempo de tirar os pitons da perna do adversário... O jogo de resto foi sempre correcto e os jogadores ajudaram ao trabalho do árbitro.

NOTAS POSITIVAS
- Raúl Meireles, continua a crescer e já ninguém se lembra de um craque (Ibson) que não sai do Banco de Suplentes... Assistiu e Marcou!
- Lucho Gonzalez, à falta de um nº 10 que nos garanta mais qualidade na construção de jogo, o argentino com a sua classe tem conseguido disfarçar essa lacuna, embora se desgaste muito mais...

NOTAS NEGATIVAS
- Lisandro Lopez, jogou?!
- A falta de ambição da equipa sadina. Detesto ver formações a jogar claramente para o empate e, no caso concreto do Setúbal, tal como o Gil Vicente, abusam desse tipo de jogo...
- A lesão de Adalto.

Sem comentários: