sexta-feira, março 17, 2006

Promessa Atacante da Semana - Freddy Adu


Quem nunca ouviu falar deste prodigío? Nascido no Gana, mas naturalizado Norte-Americano, Freddy Adu emigrou muito novo para os States. A sua mãe Emelia ganhara a lotaria e a familia decidiu aventurar-se e rumar a Washington D.C., na esperança de conseguir uma vida melhor. A partir daqui foi sempre a subir. Quem viu o recente filme "Goal" pode descortinar semelhanças na curta carreira de Adu. Começou por jogar futebol na escola e depressa ingressou numa equipa local. Assumiu desde logo um papel fundamental, ajudando essa equipa a ganhar a liga local. Entretanto foi chamado a representar uma selecção jovem num torneio em Itália, onde foi eleito o melhor jogador dessa competição, despertando o interesse de vários olheiros italianos. O Inter ofereceu uma proposta choruda à família de Adu, mas a mãe recusou.

Apesar da família não ver com bons olhos uma carreira no futebol, finalmente cedem e deixam que Adu integre um programa de formação para jogadores jovens, oferecido pela Federação norte-americana de futebol em 1998. Conciliando os estudos com o futebol, obtem a nacionalidade norte-americana em Fevereiro de 2003, e representa a selecção no Mundial de sub-17. O DC United seria o seu destino, onde assinou um contrato de 6 anos, para jogar na MLS.

A Nike assinaria também um contrato de patrocínio que lhe proporcionaria ganhar cerca de um milhão de dolares. Aos 14 anos, tornava-se o mais bem pago jogador da MLS, amealhando 500 mil dolares por mês. Manchester e Chelsea já ofereceram propostas milionárias por Adu, mas têm de esperar que o craque complete 17 anos, para o poder inscrever na Premier League. Será que a mãe de Adu vai deixá-lo dar o salto? Uma notícia recente dava conta da transferência quase certa para o clube de Abramovic, no valor de 8 milhões de dolares, mas o DC United desmentiu prontamente a notícia. Para onde irá a coqueluche dos EUA?

Deixo-vos com um golo de Adu, eleito o melhor da semana, em 12 de Outubro de 2005.

Ficha Técnica

Nome: Freddy Kofi Adu
Data de nascimento: 2/06/1989
Local de nascimento: Tema, Ghana
Posição: Avançado
Clube: DC United

Deliciem-se com os malabarismos de Freddy Adu: Nike Soccer

Sem comentários: