quarta-feira, março 15, 2006

Futebolista de Março - Duelo

O Futebol de Ataque foi convidado para escrever em mais uma rubrica da revista Futebolista, o que só prova a qualidade de todos os intervenientes que compõem o blog. Desta vez o recém criado "Duelo", em que duas pessoas emitem opiniões contrárias sobre um tema.

A pergunta do mês de Março era sobre o apoio ou não ao seleccionador Scolari, e os dois "atacantes" que emitiram a sua opinião foram o NSC e o Beto. Aqui seguem as opiniões:

"O que achas do seleccionador Scolari?"

Opinião negativa - NSC

Scolari é um seleccionador que não se pode considerar, na minha opinião, de índole nacional. É um seleccionador que entendeu que deveria agrupar um conjunto de jogadores que lhe dão garantias a si para as competições em que participa, não se preocupando com o facto dos mesmos corresponderem aos melhores de Portugal!...
Em termos técnico-tácticos utiliza pura e simplesmente aquilo que o sistema táctico possível para o tipo de jogadores que convoca, e limita-se a colocar aquele que julga ser o melhor 11, que é sempre o mesmo, invariavelmente, qualquer que seja o momento de forma dos jogadores nacionais.
Além das questões puramente técnicas, Scolari tem um discurso que me preocupa como português: ora diz que adora Portugal, ora escarnece com os portugueses (principalmente quando está no Brasil); diz que não precisa de ver jogos ao vivo, assistindo por vezes a jogos entre equipas sem internacionais; lança suspeitas para o ar e não concretiza; por fim, a rábula da “candidatura” ao lugar que vai ser deixado vago por Ericksson na selecção inglesa, é ao mesmo tempo assustadora e ridícula.
A única coisa positiva que Scolari trouxe à selecção, é o orgulho que temos nas cores nacionais, no apoio que damos à selecção. Mas para isso bastava contratarmos um especialista em marketing desportivo. Um seleccionador serve para seleccionar os melhores, preparar opções para as mesmas se colocarem em prática, e além do mais conseguir unir todos os portugueses em seu redor, não acicatando divisões. Algo que Scolari nunca conseguirá…

Opinião Positiva - Beto

O “título” de Vice Campeão Europeu e a qualificação para o Mundial 2006, sem ter sido preciso recorrer a contas, e tendo obtido pelo meio um resultado de 7 a 1 frente à Rússia, que na altura era a nossa principal adversária, são para mim factores que evidenciam uma aposta acertada em Scolari. Claro que se pode discutir se a opção A é melhor que a opção B mas o seleccionador é quem manda e ele sabe o que é melhor para a equipa. Se ele convocasse o Baía, se não tivesse chamado à selecção o Deco, não teria problemas, ninguém o criticaria. Scolari demonstrou que não há intocáveis nesta selecção e é isso que faz confusão a muita gente. Há falta de melhores argumentos critica-se o elevado salário, mas até aí, quem o contesta não faz o mesmo quando a estrela do seu clube ganha também rios de dinheiro. Caros são os
que não rendem. Lembram-se do Euro 2004? Lembram-se de toda aquela alegria que contagiou os portugueses? Foi Luiz Filipe Scolari o grande obreiro de tudo aquilo.
Foi ele, (um brasileiro!), que fez com que a nossa auto estima atingisse um ponto que julgávamos inatingível e, para além de tudo, é um grande condutor de homens. Não quero com tudo isto dizer que estou 100% de acordo com todas as suas decisões, por exemplo, se estivesse no lugar dele convocaria Baía e deixaria de fora do mundial o Simão em detrimento do Quaresma, mas, sejam quais forem as suas decisões estarei a seu favor pois já demonstrou o que vale! Todos nós, adeptos do futebol português, temos que nos mentalizar que a selecção não é o nosso clube. Em campo não está o Ricardo do Sporting, o Simão do Benfica ou o Quaresma do Porto, são todos jogadores portugueses, é PORTUGAL que está em campo! Neste momento, só vejo uma pessoa melhor que Scolari para estar à frente da selecção mas o Mourinho já disse que só a quer daqui por doze anos!

Sem comentários: