quinta-feira, março 16, 2006

Algarve Cup 2006(Final)


Final:
Alemanha 0 Estados Unidos 0 (4-3 nas grandes penalidades)
A Alemanha venceu pela primeira vez a Algarve Cup, derrotando a vencedora das anteriores três edições, num jogo em que houve tudo menos justiça.
O jogo iniciou-se com uma grande penalidade daquelas escandalosas que a árbitra da partida fez questão de deixar passar. Kristine Lilly foi rasteirada por Annike Krahn. Isto não incomodou as Americanas que dominaram o jogo do princípio ao fim. Silke Rottenberg, guarda-redes alemã viu duas bombas americanas embaterem com estrondo na barra, viu K. Lilly e Aly Wagner falharem depois de excelentes jogadas e fez ainda uma série de excelentes defesas. O meio campo norte-americano fazia gato sapato das adversárias e Abby Wambach na frente demolia a defesa adversária. A Alemanha era uma fantasma daquilo que habitou todos os adeptos e apenas a sua guarda-redes e as defesas A. Krahn e Sandra Minnert deixavam uma boa figura.
Na segunda parte o jogo foi um pouco mais equilibrado, mas sempre com os Estados Unidos em busca do golo, que não surgiu, muito por culpa de Rottenberg. Uma vez mais a guarda-redes Alemã esteve em evidência, fazendo defesas espantosas. Sucederam-se as oportunidades e golos nada. A Alemanha estava a merecer ser goleada, mas garantiu o prolongamento. Com o desgaste acumulado, o jogo perdeu muita qualidade, mas sem nunca se alterar o cariz do jogo, ou seja os Estados Unidos ao ataque. Hope Solo, a guarda-redes norte-americana apenas fez uma defesa em todo o jogo.
Na lotaria das grandes penalidades a Alemanha foi mais feliz e venceu a sua primeira Algarve Cup.
Melhor em Campo: Rottenberg(defendeu tudo o que era possível) e Abby Wambach( a ponta de lança Americana é um poço de energia, tem pilhas que duram e duram e duram. Nos penalties, na mesma baliza que duas suas companheiras haviam rematado à trave, Wambach acertou na trave)

3º e 4º lugar:
Suécia 1 França 0
A Suécia garantiu o 3º lugar na competição contra uma selecção Francesa que deu boa conta de si. A Suécia entrou muito bem no jogo e esteve perto de marcar, mas aos poucos a França equilibrou e passou inclusive a ser a melhor equipa.
Na segunda parte a França parecia vir com vontade de dar continuidade à primeira parte, mas viu Lotta Schelin marcar após um passe magnífico de Malin Moström. A França tentou reagir, mas a Suécia estava agora mais forte no meio campo, com Moström a aparecer no jogo e a distribuir para a ala esquerda onde a endiabrada Lotta Schelin fez a cabeça em água a quem lhe aparecia pela frente. Aos 75’ Bouhaddi, guarda-redes francesa, foi expulsa após um choque com Hanna Ljungberg, que caiu desamparada no chão. A avançada do Umeä acabou mesmo por ser transportada para o Hospital. A França ainda assim não desistiu, mas o jogo ficou mais fácil para a Suécia, que podia ter marcado por várias ocasiões. Resultado justo da melhor equipa em campo.
Marcadora: 1-0 por Lotta Schelin aos 51’
Melhor em Campo: Lotta Schelin( A jogadora do Kopparbergs/Göteborg esteve endiabrada. A nº13 Sueca foi a fonte inspiradora da equipa. Quase todos os lances de ataque da Suécia foram pela ala esquerda e os mais belos momentos técnicos do jogo também lhe pertenceram)

5º e 6º lugar: Noruega 1 China 0
7º e 8º lugar:Finlândia 4 México 3
9º e 10º lugar: Dinamarca 4 R. Irlanda 0
11º lugar e último: Portugal

Prémios da organização:
Melhor jogadora: Shannon Box(Estados Unidos)
Melhor marcadora: 3 golos: Cathrine Paaske-Sorensen(Dinamarca)(existiram outras jogadoras com o mesmo número de golos, mas esta foi a que jogou menos tempo)
Melhor guarda-redes: Hope Solo(Estados Unidos)
Fair-Play: Finlândia

Sem comentários: