quinta-feira, março 16, 2006

Pensando bem... que desçam 4!!

Por vezes, influenciados por algo ou alguém, mudamos de opinião da noite para o dia. Sempre defendi que era um erro crasso a descida de quatro equipas à segunda liga, pois só iria prejudicar a imagem do futebol português no mundo do futebol.

Porém, ontem mudei radicalmente de opinião. Eram 20.00h quando me deslocava para o Estádio da Luz para assistir àquele que pensava ser um grande jogo, dada à qualidade das duas equipas. Para além dos jogadores encarnados, queria ver craques como Benachour, Saganowski ou o jovem Targino. Honestamente, esperava ver um jogo de qualidade, com as duas equipas a lutar pela vitória.

A fraca afluência do público parecia já um mau prenúncio, apenas 22.700 pessoas compareceram, e o terceiro anel nem foi aberto. No entanto, tanto os adeptos do Benfica como os do Vitória incentivavam incessantemente as suas equipas. O jogo começa e começa também uma péssima arbitragem. O árbitro não teve mão na partida, marcando faltas ao contrário, deixando amarelos por mostrar, apitando por tudo ou por nada. Quando digo que o árbitro esteve mal, não foi somente contra o Benfica, pois também prejudicou o Guimarães noutras situações. Mas de facto, o erro mais repugnante de todo o jogo foi o golo que deu a passagem da equipa vimaranense à meia-final da taça.

Mas não foi só pela arbitragem que o Benfica não ganhou ontem, nem no jogo com a Naval. A equipa (tirando o "jogador" Beto, Manduca e Robert) esforçou-se muito e o azar e a falta de calma no momento da finalização foram fulcrais para o insucesso.

A razão principal pela qual saí do Estádio da Luz envergonhado e visivelmente irritado, foi o facto da equipa vimaranense não ter atacado quase nada (foi o "golo" e pouco mais), mas acima de tudo, pelo excessivo (quando digo excessivo, digo um exgero do tamanho do mundo) queimar tempo da parte dos seus jogadores. Já vi dezenas de jogos ao vivo, muitos deles onde houve anti-jogo, mas ontem foi o cúmulo. Como Benfiquista e Leiriense que sou, frustra-me ver equipas como o Guimarães na primeira divisão. Quem joga assim só merece descer de divisão e jogar com equipas cujo lema é "chuta pá frente e logo se vê". Não entendo como uma equipa como o Vitória, que tem excelentes distribuidores de jogo, velozes e eficazes avançados e um treinador que gosta de jogar de igual para igual, se exibe a este nível. Foi simplesmente vergonhoso e repugnante. Cada falta, cada pontapé de baliza, cada substituição, a juntar às simulações de lesão de Nilson, qualquer momento foi aproveitado para queimar o máximo tempo possível, desde o primeiro ao último minuto de jogo.

Pois bem meus amigos, com equipas destas quem sofre é o futebol português, e espero sinceramente que ninguém fora do país tenha assistido a este jogo, porque começo a acreditar que o campeonato do Luxemburgo é mais competitivo e atacante que o nosso. Que me desculpem os adeptos do Guimarães, que ontem exibiam uma tarja que dizia "Adeptos como nós não há", concordo totalmente e admiro o seu entusiasmo, mas depois do jogo de ontem, acredito piamente que devem descer quatro equipas, e que seja este Vitória uma delas.

Sem comentários: