quinta-feira, março 23, 2006

Lenda Atacante da Semana: Matthaus

Parabéns a Você, nesta data querida, muitas felicidades……
Hoje falo-vos de um aniversariante!
O único atleta alemão a quem ousaram comparar com Beckenbauer.
Falo-vos claro de Lothar Matthaus, jogador que ontem completou 45 anos de vida.

Matthaus foi sem dúvida uma figura central do Futebol Alemão durante 2 décadas, ocupando o “posto” de sucessor natural de Beckenbauer. Embora não tão forte defensivamente como o “Kaizer”, Lothar denotava a mesma capacidade de transição defesa-ataque, e a mesma capacidade de liderança.
O alemão era um jogador com um vigor físico assinalável, demonstrando uma resistência admirável, e uma capacidade de raramente se lesionar. Conseguiu jogar ao mais alto nível, sem perdas de qualidade, até aos 38 anos de idade, altura em que pendurou as botas.
Em termos de carreira, Matthaus conseguiu conquistar diversos troféus numa carreira assinalável pelo clube do seu coração, o Bayern Munique, e mais tarde já em Itália o sucesso também apareceu ao serviço do Internazionale. No entanto, faltou-lhe, para muitos, o título mais importante de clubes - Taça dos Campeões Europeus. Troféu esse que viu escapar-lhe das mãos já em tempo de descontos em 1999 frente ao Manchester United.
Apesar de toda esta caminhada triunfal ao longo da carreira, foi na selecção que Matthaus se impôs como um dos melhores jogadores do Mundo e da História do Futebol Alemão. A forma como liderava a Mannchaft desde o meio campo, valeu-lhe durante uma década muita fama e muito sucesso. Foi ele quem marcou o penalty decisivo que valeu um Campeonato do Mundo á Alemanha em 1990.
De qualquer forma Matthaus não é so virtudes e como grande defeito, sempre lhe apontaram a arrogância. De facto, Lothar tinha uma autoconfiança tão grande, que por vezes transmitia a sensação de ser um elemento arrogante e convencido. Nunca foi o jogador mais popular nas relações pessoais no balneário, e daí se explicar os conflitos que teve com vários colegas de equipa incluindo o seu odiozinho de estimação: Klinsmann.
Mais recentemente, foi acusado por Effenberg, de não ter aguentado a pressão da final da Champions frente ao Manchester e ter pedido para sair.

Actualmente, Matthaus é treinador de Futebol. Já treinou clubes em diversos país, o último dos quais o Atlético Paranaense no Brasil, onde estava a ter sucesso, mas devido a problemas familiares demitiu-se.

Curiosidades:

-Matthaus jogou o número impressionante de 25 partidas em jogos do Campeonato do Mundo, ao longo da sua carreira.
-Retirou-se do Futebol Internacional, mas regressou á selecção Alemã no França 98, para substituir o lesionado Sammer.
-Venceu o Prémio de Melhor Jogador Europeu em 90 e venceu também o 1º prémio de Futebolista Mundial do Ano em 1991.
-Como treinador passou por equipas como Rapid Vienna, Partizan Belgrado, selecção Húngara e mais recentemente Atlético Paranaense

Dados e Estatísticas:

Local de Nascimento: Erlangen, Alemanha
Data de Nascimento: 21 de Março de 1961
Internacionalizações: 144 / Golos pela selecção: 22
Clubes: Borussia Monchengladbach, Bayern, Inter e New York Metrostars
Número de jogos realizados: 581 / Golos: 160
Troféus: Bundesliga em 1985, 86, 87, 94 e 97 ; Seria A em 1989 ; Taça Uefa em 1991 e 96 ; Campeonato do Mundo em 1990


Notas de uma Lenda:

Sucesso: 9.5
Qualidade técnica: 7.5
Trabalho de equipa: 9.0
Paixão: 8.5
Personalidade: 6.5

Total: 41.0

Sem comentários: