sábado, março 25, 2006

Futebol Feminino I


" O adversário mais difícil das portuguesas não são as mexicanas, nem sequer as alemãs... Não, os adversários mais difíceis são mesmo o preconceito e o atraso cultural." Carla Cristina, capitã da Selecção Nacional in Record Dez

Comecei com uma das muitas frases marcantes que se podem encontrar na reportagem "Enteadas do Rei" da Record Dez e que mostra bem a realidade do futebol feminino em Portugal.

"Sentimo-nos frustradas e até o entusiasmo, às vezes já não é o mesmo...Estagnámos..." Carla Cristina

Este é o sentimento das jogadoras que representam a Selecção Nacional ao enfrentarem obstáculos que não esperavam encontrar passados tantos anos. Será possível evoluir nestas condições? Penso que não seja possível Portugal evoluir para uma equipa competitiva, mas não por falta de empenho, de vontade e sacrifício das suas jogadoras. Enquanto não se alterar a mentalidade, não a minha ou qualquer um de nós, mas sim da própria FPF, jamais o Futebol Feminino em Portugal irá evoluir. Neste momento temos uma 1ª Divisão Nacional com 5 equipas!!! Este é um campeonato fantasma, pouco cativante e que parece existir por mera formalidade. Falta uma jornada para que o campeonato termine, mas incrivelmente a data para essa jornada ainda não está definida!!! A FPF terá que procurar cativar mais praticantes, investir e nas infra-estruturas, mas parece-me pouco interessada nisso. Em algumas das recentes convocatórias da selecção foram chamadas jogadoras de Futsal É assim que Portugal vai melhorar?

Que soluções?
Aposta no desporto escolar: Este poderia muito bem ser o meio catalizador do desenvolvimento da modalidade, mas nada é feito nesse sentido. Não basta chegar e dizer que vai haver futebol feminino no desporto escolar, é preciso uma motivação, uma referência que cative as jovens, mas infelizmente isso não existe no nosso país.

Naturalização de luso descendentes: Esta apenas poderá ser considerada uma solução transitória em que vamos aproveitar as muito jovens lusas espalhadas por esse mundo e que jogam até em campeonatos competitivos. Esta é uma estratégia que está a ser seguida por várias selecções, entre as quais o México que tem melhorado consideravelmente. Embora possa ser uma ajuda preciosa, se se optar por esta estratégia, sem que se invista na base, este poderá ser mesmo o passe para o abismo, o passo sem retorno para o futebol feminino em Portugal.

Os grandes: Esta foi uma ideia deixada pelo seleccionador nacional José Augusto na reportagem da Record Dez. Ele acredita que se Benfica, Sporting e Porto apostassem no futebol feminino seria uma grande ajuda para o desenvolvimento da modalidade. Embora concorde com ele, não me parece que isso aconteça num futuro próximo.
Outros factos:
- A 13ª edição da Algarve Cup terminou recentemente com a vitória da Alemanha. Aqui deixo-vos com a imagem mais marcante da competição que retrata um choque entre a Sueca Hanna Ljungberg e a guarda-redes da França Bouhaddi.

- Recentemente foi apresentado na China o logótipo do Campeonato do Mundo de 2007 a realizar em solo Chinês.

- Para finalizar referir que se disputam hoje alguns jogos de apuramento para o Mundial na zona Europeia, sendo o mais importante o Inglaterra - França a realizar-se em Ewood Park em Blackburn. Este jogo é decisivo, pois apenas uma das equipas vais estar presente no Mundial.

Até para a semana.

Sem comentários: