segunda-feira, março 20, 2006

União Leiria 0-1 Sporting

Visão Leiriense

Azar bateu à porta

O Leiria voltou ontem a mostrar que é uma boa equipa, ao praticar bom futebol perante um dos mais sérios candidatos ao título. O jogo foi equilibrado, com poucas oportunidades de golo. Jesus optou por deixar de fora Paulo César, abdicando assim de um finalizador mais pragmático, para colocar mais velocidade na frente de ataque, na tentativa de fazer os habituais contra-ataques mortais.

Paulo Bento, sem Caneira (sem dúvida a peça mais importante na segunda volta dos leões), viu-se obrigado a colocar em campo Tello, que levou com a maioria dos ataques do Leiria. A equipa do Lis podia ter marcado em alguns desses cruzamentos da ala direita, contudo Lourenço (parece não ter aguentado a pressão de jogar contra o seu clube...) e Maciel desperdiçaram boas oportunidades para inaugurar o marcador. Do Sporting na primeira parte, apenas se viu um remate de Carlos Martins (o melhor em campo), que resultou numa boa defesa de Costinha.

Na segunda parte o azar bateu a porta de Costinha. Num lance de insistência de Nani, a bola acaba por entrar num lance infeliz de João Paulo e Costinha. Estrelinha de campeão talvez, pois era um golo totalmente injusto para as cores leirienses. Pouco depois, a União esteve quase a sofrer mais um golo de manifesto azar, onde um remate de Carlos Martins toca num defesa unionista e quase trai Costinha, batendo na trave. Até ao fim da partida, destaque para mais um remate do poderoso Martins, onde o guardião leiriense defende para a fotografia. Miramontes entra no último quarto de hora e desfere vários remates perigosos, embora sem sucesso. Este jogador mostrou bons atributos, muita vontade de jogar e de fazer o golo. Talvez Jesus tenha pecado por forçar a entrada de Harison no onze, depois de 3 meses inactivo, pois esteve muito aquém as suas reais capacidades.

Para a história fica o sabor amargo da derrota, pois o empate seria o resultado mais justo, tendo em conta a produção das duas equipas e o péssimo jogo de futebol que se disputou. No entanto, a manutenção está quase garantida, e o Leiria vai permanecer onde pertence, e quiçá, voltar para o ano a discutir outros objectivos.

[Pedro Evangelista]

-------------------//////////////---------------------

Visão Sportinguista




O Sporting conquista assim a 8ª vitória consecutiva ao vencer a U. Leiria por uma bola a zero.

Paulo Bento incluiu o regresso de Nani, no onze, por troca com Deivid; a dupla de avançados constituída por Sá Pinto e Liedson; Tonel voltou ao centro da defesa, após castigo, e com a lesão de Caneira, pôs Tello no lado esquerdo.


A 1ª parte foi muita morna, equilibrada, sem grandes oportunidades de golo, passes pouco acertados por parte de ambas as equipas. O primeiro remate surgiu aos 12’ por Lourenço, avançado contratualmente ligado ao Sporting, a cabecear à figura do guarda-redes leonino. Ainda se assistiu a mais dois remates dos leirienses, um de Maciel, outro de Fábio Felício, com a resposta seguida de Carlos Martins, a dispor da melhor oportunidade dos 45 minutos iniciais para inaugurar o marcador, com um remate agressivo, de fora da área, desviado por uma grande defesa de Costinha. E foi assim… não há muito a dizer.

A 2ª parte, iniciou-se com uma “entrada de Leão” a querer sair de Leiria com mais três pontos; mais próximo da baliza adversária, e a trocar a bola de forma curta, surgiu o golo logo aos 48´, Nani entrou na área pela esquerda, e viu o seu cruzamento ser desviado por Costinha, para as redes da equipa leiriense. O Sporting em vantagem no marcador, continuou à procura do golo, com Carlos Martins a rematar à barra, numa “bomba” que quase fuzilava Costinha, pois antes sofreu um desvio no corpo de um defesa contrário. Ainda aos 71´, o médio leonino voltou a destacar-se com o seu pontapé livre directo a ser travado por Costinha com dificuldade.

Os leões baixaram o ritmo de jogo, de forma a não haverem surpresas na sua baliza, o que nunca aconteceu.

FINAL DO JOGO

- Vitória justa, com o Sporting mais uma vez a mostrar a sua grande eficácia;
- Há 5 jogos que Ricardo não sofre qualquer golo.
- 8ª vitória consecutiva na Liga BetanDwin.com.

É de realçar:

- Uma grande penalidade por assinalar contra o Leiria, após mão dentro da área a um remate de Tello na marcação de um livre;

- A agressão de Maciel extemporânea ao Joao Moutinho após luta pela bola entre ele e outro leiriense, com a consequente reacção lógica de um empurrão de Tello ao Maciel. O arbitro devia ter sancionado o Maciel com um amarelo, no minimo.

Agora virá a Taça, já na próxima 4ªfeira com o FC Porto…
Aproveito para desejar boa sorte ao meu clube, e que seja um grande jogo, pois esta eliminatória das meia finais mais parece uma final antecipada.

Sem comentários: