quarta-feira, março 29, 2006

Como um grande jogo de futebol pode não ter golos





Ao contrário do que defende por exemplo o meu amigo Estrela, eu acho que um grande jogo de futebol pode não ter golos. E aquilo a que assistimos ontem no Estádio da Luz foi um grande jogo de futebol, porém sem o sal do futebol, os golos...

Vários motivos podem existir para não se marcar golos, e ontem os motivos foram azelhice de alguns avançados, inspiração dos guarda-redes, e incompetência do árbitro.

O ambiente



Ontem assistimos a um verdadeiro inferno vermelho. Foi efectivamente aquilo que a equipa precisava, e muitas vezes foi o público a levar às costas a equipa. Incentivando, assobiando, cantando, o público do Estádio da Luz esteve a um grande nível e tem obrigatoriamente de ser destacado. Mesmo após as gaffes de Moretto e quando se poderia temer que o público enervasse o seu guarda-redes, o que assistimos foi a incentivo e apoio. Assim é bonito!

O aquecimento



Estranho colocar aqui um parágrafo a falar deste aspecto um pouco lateral ao jogo, mas foi engraçadíssimo aquilo a que assistimos no aquecimento. Ronaldinho é um jogador que parece estar para além da equipa. Faz um aquecimento muito específico, individualizado, só trocando de vez em quando umas bolas com Deco. E é um espectáculo dentro do espectáculo. No final do aquecimento, um pormenor de um jogador de classe. Teve a treinar os remates fora da área. Efectou uns 5 ou 6 em jeito, como tão bem ele sabe. Só um deles não foi pra baliza. Ainda bem que depois não teve grandes oportunidades para o fazer...

A primeira parte

Foi sem dúvida nenhuma para mim um grande jogo de futebol, aberto, com certamente mais de uma dezena de oportunidades no total, e que agradou à generalidade dos espectadores que tiveram oportunidade de assistir. O Barcelona começou o jogo muito forte, com um ritmo diabólico, e por força de um erro infantil do Moretto ao agarrar uma bola atrasada por Anderson, ofereceu de bandeja um livre indirecto dentro da área. Redimiu-se com duas defesas fabulosas a remates do génio brasileiro.


Durante toda esta primeira parte verificou-se por um lado instabilidade de Moretto em mais duas ocasiões, parecendo que a sua intranquilidade afectava consequentemente o resto da equipa, e por outro lado um brilhantismo em algumas defesas do brasileiro. Por outro lado, uma veia perdulária de jogadores tão brilhantes como Eto'o ou Bommel. Algo que o Benfica nas competições internas tem demonstrado e que desta vez aconteceu ao adversário. Ainda bem!

Do lado encarnado apenas dois remates de fora da área perigosos, um de Manuel Fernandes, outro de Geovanni e uma oportunidade de Simão que o capitão desperdiçou rematando à figura.


Destaque no final da primeira parte para um preciosismo ridículo do árbitro não deixando que Simão apertasse a chuteira e marcar o livre de seguida, dando por findos os primeiros 45 minutos. Isso já depois de ter deixado passar em claro uma entrada de Motta para amarelo... Prenúncio do ridículo da 2ª parte...

O intervalo

Bem, no intervalo eu e o Estrela aproveitamos para pedir uma fotografia especial para o Futebol de Ataque do já retirado dos campos portugueses Zahovic. Será que o esloveno estava a torcer pelo Benfica ou pelo amigo Deco?... :-)


A segunda parte

Na etapa complementar o jogo mudou um pouco de figura. Com a substituição de Robert (jogou?) por Miccoli, o Benfica ganhava uma outra dimensão, e começava finalmente a incomodar os catalães. O italiano durante esta segunda parte teve duas ou três arrancadas fenomenais criando pânico na defensiva espanhola. E ainda houve um fora de jogo muito mal tirado ao italiano, num lance de grande perigo... mas à arbitragem já lá vamos...

Entretanto, mesmo com uma melhor postura do Benfica nesta segunda parte, foi o Barcelona, fruto da mudança táctica operada, passando Ronaldinho para o meio (fugindo à carraça Ricardo Rocha), que teve a melhor oportunidade de golo. Dois lances seguidos com bolas a beijarem os dois postes. A estrelinha de campeão está bem viva...



Entretanto o Benfica ia-se soltando, criando algumas oportunidades de golo, e Geovanni e Simão tiveram duas oportunidades flagrantes que poderiam ter dado o tão almejado golo. Para além disso, verificámos um lance inacreditável de mão na bola dentro da área que o árbitro não quis sancionar. Não tenho dúvidas que se fosse ao contrário era de imediato marcado. Incrível!...


Os últimos 20 minutos, principalmente depois da saída de Deco foram claramente do Benfica, mostrando que está melhor fisicamente, e que o Barcelona não aguenta um ritmo louco daqueles durante 90 minutos.

Penso que Koeman esteve mais uma vez fantástico primeiro a armar a equipa, depois a mexer nela. Ganhou nitidamente a Rijkaard, uma vez que o Barcelona piorou com as alterações, enquanto que foi o Benfica que terminou em cima dos catalães.

O resultado acaba por ser por um lado lisonjeiro para o Benfica, mas por outro injusto. Lisonjeiro porque o Barcelona falhou oportunidades incríveis. Injusto porque se tivessemos um árbitro sério tínhamos ganho o jogo.

A 2ª mão

Agora mais uma vez, tal como contra Manchester e Liverpool, nós benfiquistas a única certeza que temos é que vamos ser dizimados, que vamos certamente perder, e que não há esperança. Mas chegou o momento de corroborar o que disse Koeman antes do jogo: "Eles só têm duas pernas!". E braços, aproveito para acrescentar!... Vamos para Nou Camp sem nada a perder, a ter de aguentar a melhor equipa do mundo mas a poder surpreendê-los em contra-ataque. Temos uns 20% de hipóteses, mas é possível. Temos mais uma semana a poder sonhar. Se perdermos é a coisa mais natural do mundo. Se por algum acaso conseguirmos passar, não haverá palavras para o descrever. Querem melhor sonho que este?...



Pontos positivos:

Público: Já o disse antes, foi importantíssimo. Fenomenal. Estamos todos de parabéns.

Moretto: Foi fantástico nas 6 defesas brilhantes que fez. Compensou a asneirada das 3 gaffes. Graças a ele ainda podemos sonhar.

Beto: Criticamos o homem quando joga mal, temos de o elogiar quando simplesmente limita a acção daquele que é um dos melhores jogadores da selecção portuguesa, Deco. Esteve a grande nível e mais uma vez deu uma bofetada de luva branca nos críticos, tal como em Liverpool.

Ricardo Rocha: Foi o melhor jogador em campo. Ronaldinho soltou-se 3 vezes durante o jogo. Apenas quando Ricardo não o estava a marcar. O melhor jogador do mundo no fim do jogo deu-lhe os parabéns. Justíssimo, diga-se.

Leo: Mais uma exibição sem mácula. Só perdeu 3 ou 4 lances de cabeça com Larsson.

Ronaldinho: O brasileiro é um espectáculo dentro do espectáculo. Fabulosos todos os seus pormenores, a forma como se movimenta, e se mais não se mostrou foi por causa de um super Ricardo Rocha.



Defesa do Barcelona: Esteve excelente. Pelos vistos não precisam do Puyol pra nada... :-)

Pontos negativos:

Árbitro: Já disse tudo antes, mas volto a reafirmar. Como é que não é possível ver aquele penalty?

Robert: Jogou?

Moretto: É um ponto positivo mas também tem de ser negativo. Os dois lances com os pés mostram toda a intranquilidade do brasileiro que depois compensou com aquelas defesas fantásticas. Continuo a achar que a culpa não é só dele porque tem imensa qualidade. A culpa é da forma como se fez a sua entrada na baliza do Benfica.

Avançados Barcelona: Tanto golo falhado pode sair caro aos catalães. Podiam ter arrumado a eliminatória e agora está tudo em aberto.


Termino com a foto da presença do Futebol de Ataque em mais um grande acontecimento da Champions deste ano, comigo e com o Estrela, mais uma fantástica noite europeia com a presença activa do nosso blog!... Espero que gostem das fotos, todas um exclusivo do Futebol de Ataque, à excepção da que demonstra o penalty. Não vai ninguém a Barcelona?... :-)


Sem comentários: