sábado, março 25, 2006

Clubes Atacantes - RFC Liège


ROYAL FOOTBALL CLUB DE LIÈGE


Para quem não conhece, este é o primeiro campeão belga de todos os tempos, com um dos maiores historiais do futebol belga, derrotou na Europa equipas portuguesas como o Benfica e o meu Estrela Amadora (a grande curiosidade é que sempre que eliminou uma equipa portuguesa na ronda a seguir calhou com Juventus, sempre, e sempre perdeu). E como muitos outros clubes por essa Europa fora está perto da extinção. Neste momento de despromoção em despromoção, a maior parte das vezes por não ter dinheiro, joga na distrital.
Em 1884 alguns pioneiros praticavam ciclismo na União Ciclista de Liège que em 1891 começaria a utilizar o Parque do Boverie que aloja assim o primeiro Velodrome da cidade. No Outono de 1892, certos membros fundaram uma secção de futebol a fim de ocupar as instalações no Inverno: a Liège Futebol Associação, igualmente chamado Liège Futebol Clube.
Os Ingleses, presentes em maioria na região na época, tiveram uma influência considerável no desenvolvimento do futebol belga e em especial de Liège.
O Liège Futebol Clube tomará como exemplo as cores vermelhas e azuis em referência ao clube inglês de Dulwich Hamlet..

O clube muda no fim de 1893 para os jardins do Castelo de Sclessin e, no início 1894 levará pela primeira vez a camisola curta vermelha e azul por ocasião de uma nova deslocação a Bruxelas, para o primeiro jogo internacional do clube contra o Polytechnic Clube of London.

É igualmente nessa época, exactamente antes do primeiro campeonato oficial, que o clube tomará definitivamente o nome de "Football Club Liégeois", em português Futebol Clube de Liège. Em 1895, o FC Liège figura ao lado de 4 clubes bruxelenses e o Antwerpia para fundar a União Belga de Futebol.
É na época seguinte, em 1895-96, que o primeiro campeonato belga da história será organizado e tendo a vitória final sido do FC Liège que é por conseguinte o primeiro campeão da história do futebol belga.

O segundo campeonato foi ganho pelo Racing Bruxelas mas as duas épocas seguintes 1897-98 e 1898-99, trouxeram de novo o campeonato para o FC Liège. O "Taça do Campeonato" foi entregue ao FC Liège em recompensa destas 3 vitórias nos 4 primeiros anos. Este troféu não seria entregue mais nenhuma vez, o FC Liège é por conseguinte o único clube belga deter esta taça centenária.
Em 1896, o clube utiliza o terreno situado no lugar actual do Estadio de Sclessin além das instalações do Castelo e em Outubro de 1897 o clube mudará durante 20 anos para Cointe, sobre a planície dos Champs des Oiseaux, situado por trás do Observatório, que ainda hoje existe.

Em 1902, o primeiro derby teve lugar à Cointe, contra o Standard Liège, fundado uns anos antes por dissidentes Futebol Clube Liège, tendo a vitória sorrido ao FC Liège por 6-0!!!
Apesar deste brilhantismo inicial e as vitórias regulares das equipas das camadas jovens, o FC Liégeois desceu à Segunda Divisão em 1910 até ao fim da 2ª Guerra Mundial, excepto em duas épocas, em 1913 e 1924 que voltou ao escalão principal. De 1936 até 1943, o clube jogará mesmo na Terceira Divisão e será necessário esperar o fim da Guerra para subir novamente à Primeira Divisão, então chamada "Divisão de Honra", de 1945 para 1995 continuamente. Foi nessa época difícil que foram postas às fundações mais sólidas, garantindo o futuro do clube para os 75 anos seguintes e que lhe dão o caracter quase definitivo que hoje tem: O Estadio Rocour, as camadas jovens, o título de “ Royal”, as claques, e as 50 presenças seguidas na Primeira Divisão.

É então em 1921 que o Futebol Clube Liège se torna "Real" graças ao título conferido pelo Rei Albert I, enquanto que no ano anterior foi fundado o primeiro círculo de adeptos, a primeira claque organizada.
Em 1935, os responsáveis do clube organizaram o "Concurso do jovem jogador de futebol" no Estadio Rocour, criando assim uma longa tradição de formação dos jovens, ainda presente hoje.

O RFC Liège foi sucessivamente Campeão da D3 em 1943 e da D2 em 1944, o que lhe abriu as portas da Primeira Divisão, apesar das condições particulares nos quais foram jogados os Campeonatos sob a ocupação Nazi. Entretanto, a ocupação acabou e o RFCL foi recolocado na Divisão de Honra.
Após uma época em 1948, onde o clube termina no 3º lugar, o RFCL realizará a proeza de ganhar duas vezes seguidas em 1952 e 1953, impedindo assim o invencivel Anderlecht de ser Campeão 8 vezes de seguida (1949-1956).

Nessa época, o futebol europeu toma o seu voo e, antes da existência das competicões oficiais da UEFA, prestigiosos jogos de gala era regularmente organizados. É assim que o RFC Liége acolheu o mitico Real Madrid em 1960 antes de ser recebido no Palácio Real em companhia dos Madrilenos para celebrar a recente sucessão ao trono do Rei Baudouin e a sua esposa de origem espanhola Fabiola.
A primeira competicão à qual o RFCL participa é a Taça das Cidades com Feira. A participação fazia-se sobre convite, e não sobre qualificação em função dos resultados no Campeonato. Em 1964, após ter eliminado nomeadamente o Arsenal, o RFCL é batido na Meia Final pelo Real Zaragoza. A regra dos "golos fora" era inexistente na época, e um terceiro jogo foi organizado em Saragoça e os futuros vencedores espanhóis da prova anterior à Taça UEFA ganham 2-0.

É igualmente durante este período que o Estadio Vélodrome de Rocourt tomou a sua configuração quase definitiva: ampliação para 40.000 lugares em 1950 seguidamente da instalação da iluminação em 1956.
É com Robert Waseige, que já treinou o Sporting Clube Portugal, que o clube começa a ganhar uma nova mentalidade. Os jogadores deveriam vir essencialmente da “cantera” e jogar por amor à camisola. Em contrapartida, em 1985 o RFCL termina em 3º lugar atrás de Anderlecht e FC Brugges, e qualifica-se assim para a Taça UEFA. Na Taça da Bélgica será eliminadonas Meias-finais pelo Beveren após ter eliminado o FCMalines e o Anderlecht.

Em 1987 o percurso é excepcional na Taça da Bélgica que verá a eliminação do FC Bruges, o Anderlecht e o Cercle Brugges antes da final perdida contra o FC Malines de Preu d’Homme (que ganhará com isso a Taça das Taças no ano seguinte).
Em 1989, o clube obtem uma magnífica 3ª posição logo atrás de FC Malines e Anderlecht enquanto que na Taça da Bélgica, será necessário esperar pelas meias finais para ser eliminado no jogo de desempate, em casa pelos vizinhos do Standard. O choque dessa eliminação em casa ainda hoje provoca pesadelos aos seus adeptos.
Na Europa, o RFCL eliminará o Union Luxemburgo e o Benfica antes de ser eliminado pela Juventus.

Em 1990 o clube obtem um triste 12º lugar no Campeonato mas as taça da Europa e da Bélgica serão um bálsamo para os adeptos. Na Europa, Akranes, Hibernians Edimburgh e Rapid de Viena serão eliminados e será necessário o Werder de Bremen nos 1/4 final para interromper o degrau em que triunfa do vermelho e o azul. O RFCL ganhará igualmente a Taça da Bélgica frente ao Germinal Ekeren, por 2-1. Em 1991, magro 10ª posição no Campeonato e 1/4 final da Taça, mas são de novo os jogos europeus contra o Viking Stavanger, o meu Estrela Amadora e a Juventus que salvam a época.
Aquando das épocas 1992,1993 e 1994, o clube não alcançará mais que o 12º lugar no campeoanto e viverá em 1995 a sua última época na Primeira Divisão. O RFCL conhecia tambem problemas financeiros desde alguns anos mas a escalada devida aos bons resultados e a impossibilidade crónica de equilibrar as contas provoca a partida do Presidente e da maioria dos jogadores, que estavam no clube nos últimos bons anos.
No fim do ano 1994, o Estadio de Rocourt é, e para muitos adeptos, injustamente, declarado inapropriado para a prática do futebol, devido a postes de iluminação e ao tecto da tribuna que iam supostamente desmoronar.
Finalmente, um cinema será construído no lugar do Estadio Rocourt e é o Estadio do Standard que beneficiará dos milhões necessários para a renovação do seu para o Campeonato da Europa das Nações.

O Estadio Rocourt será inacessível a partir de Novembro de 1994 e o RFCL será obrigado terminar a epoca entre os estadios de Sclessin e de Eupen. No fim do Campeonato 1994-95 o RFCL, que enfrentou condições apocalipticas, termina no último lugar e é despromovido. O clube é posto igualmente em falência e encontrado refúgio no Estádio Tilleur na época seguinte. Como a União Belga recusou na época de validar da fusão entre RFC Liège e Tilleur, este último clube desaparecerá totalmente. Sendo duplamente despromovido, estabelecer-se-á na D3 Tilleur sob a denominação "Real Tilleur Futebol Clube de Liège" que será mantida até ao ano 2000, o da mudança para o Pairay e o regresso à denominação "RFC Liège". A primeira época, em 1995-96, será pura e simplesmente magnífica: a equipa é composta de antigos jogadores de D1 e de jovens prometedores e dominará totalmente o Campeonato, terminando em primeiro com 11 pontos de avanço. O público está igualmente presente com uma média de 5.000 adeptos e em algumas situações aproximam-se dos 10.000, o que é provavelmente inédito para um clube de 3ª Divisão.
O clube entra então numa nova fase negativa e sucedem-se as más direcções.
Em 2001-02, Marco Grosjean continua ao comando de uma equipa actualmente apoiada pela Paris WS Germain com a qual o RFCL assina uma convenção de apoio financeiro e desportivo. Vários jogadores pagos pelo PSG virão reforçar o núcleo mas infelizmente esta convenção será quebrada após um ano apenas, o clube francês que suporta mal as relações execráveis (para não dizer pior) com a Direcção.
O clube termina numa honrosa 10ª posição mas esta classificação teria podido indiscutivelmente ser melhor sem todos os problemas extradesportivos encontrados durante a época, que não acabará sem de novo e rocambolesque numa “novela” relativa à Licença exigida pela União Belga. É Henri Depireux que iniciará muito confiante a epoca 2002-03, realizando uns excelentes resultados e apresentando um futebol atractivo. Contudo, teve rapidamente de refazer as suas ilusões e as relações com que permanece da direcção são absolutamente lamentáveis. A suspensão de 7 titulares na véspera de um jogo decisivo frente aos vizinhos Visétois é a gota que faz ultrapassar o lodo e Depireux sai desgostoso. O RFCL terminará de novo em 7º mas esta classificação notável, obtida por jogadores que têm de lutar contra um adversário interno, não será suficiente. Com efeito, desta vez a União Belga não erra e ao clube é imposto nova despromoção administrativa para a Divisão 3 por atrasos no pagamento de ordenados. Esta sanção será triplicada dado que libera automaticamente todo o núcleo das suas obrigações contratuais para com o clube que deverá por conseguinte inteiramente renovar-se na época seguinte, numa divisão inferior e com 3 pontos de penalidade. A equipa inicia então a nova época com um plantel completamente formado por Juniores e com três pontos a menos que lhe custarão bem caro, visto que não evita a descida aos distritais por 1 unico ponto. A primeira epoca nos distritais da sua longa história. A falência declarada em Abril de 2004 traçará um destino final a quase 5 anos de crise interna.
No seguimento da falência, o RFCL é suposto igualmente de regularizar os seus problemas financeiros. sob penalidade de nova despromoção. No entanto, o fim da época 2003-04 simboliza um verdadeiro renascimento, salutar para o RFC Liège. Jules Dethier, apoiado pelos antigos accionistas minoritários, é o Presidente da reconstrução. Homem sério e ambicioso, deverá ser quem abre de novo as portas do sucesso do mais velho clube Valão. Os resultados de resto não se fizeram de esperar dado que tem sérios contactos com o mundo político. Michel Daerden, Burgomestre de Anos e o Ministro regional, assim anunciou há pouco tempo a mudança do clube no território da sua Comuna, para alguns metros das suas raizes históricas de Rocourt. O RFCL jogará um ano em instalações provisórias antes de ocupar muito o novo Estadio, pela qual a Comuna já tem tomado vários compromisso oficiais. É necessário que igualmente notar em algumas semanas, a equipa foi renovada completamente, esperando a chegada de alguns reforços suplementares.

Palmarès:

5 vezes Campeão da Bélgica; 1896, 1898, 1899, 1952 e 1953.

3 vezes Vice Campeão da Bélgica; 1897, 1959 e 1961.

3 vezes Campeão da Divisão 2; 1912, 1923 e 1944.

2 vezes Campeão da Divisão 3; 1943 e 1996.

1 vez Vencedor da Taça da Bélgica; 1990.

1 vez Semi-finalista em 5 participações na Taça das Cidades com Feira; 1965

1 vez Quarto-finalista em 3 participações na Taça UEFA; 1990.

1 vez Quarto-finaliste numa participação na Taça das Taças; 1991.

3 vezes Semi-finalista em Taça da Bélgica; 1976, 1985 e 1989.

1 vezes Finalista do Taça da Bélgica; 1987.

67 épocas no Campeonato da Bélgica da Divisão 1, da qual 50 consecutivas.

Sem comentários: