sexta-feira, março 24, 2006

Assistências: Acordem Srs. dirigentes

Ao invés de criticarem arbitragens e coisas menores no seio do futebol, os nossos dirigentes desportivos dever-se-iam preocupar com o que se passa por exemplo ao nível das assistências nos seus jogos.

Como o melhor é falarmos sempre com dados concretos, peguei numa excelente estatística de assistências através do site Soccerstats e passo a transmitir-vos as conclusões.

1. Em Portugal só temos 5 clubes com médias de assistência superior a 10.000 pessoas. São eles Benfica, Porto, Sporting, Vitória de Guimarães e Braga, por esta ordem.

2. O clube com maior média de assistências é o Benfica. O clube que mais preenche a capacidade do seu estádio é o Porto. Interessante verificar que o 2º clube que mais preenche este requisito é o Nacional da Madeira. Mas também o seu estádio é tão pequenino...

3. A média de assistências global da nossa Liga é de 9.920 espectadores por jogo. Se retirarmos a fatia dos jogos dos 3 grandes reparamos que a média é de uns confrangedores 4.561 espectadores... É incrível...

4. Em Inglaterra a média de assistências é de 33.801. Nesta Liga o clube que menos preenche a lotação do seu estádio é Blackburn com 65%. O Porto que tem a melhor taxa em Portugal, ocupa em média 73% da sua lotação. Em 20 clubes, em Inglaterra 18 têm taxas de ocupação superiores a 80%...

5. Em Espanha a média de assistências é de 29.190, em França é de 21.004, na Alemanha de 39.706, em Itália de 22.431 e na Holanda 16.612.

Conclusão final: Os nossos responsáveis ainda não repararam que estão a matar o futebol. Seja pelo preços dos bilhetes, pelo pouco conforto de alguns estádios, pelo fraco futebol ou pelas transmissões televisivas, o nível de assistências de 70% dos clubes da Liga BetandWin estão ao nível de ligas do 3º mundo do futebol.

Segue a tabela das assistências e taxas de ocupação:

Sem comentários: