domingo, março 26, 2006

Bom para insónias

Felizmente o jogo de ontem entre Benfica e Braga teve um horário (19h) para o qual não há muitas pessoas a ter sono. No entanto, face ao futebol demonstrado por ambas as equipas, os bocejos foram mais que muitos.



O jogo até começou animado. Logo aos 2 minutos o Benfica adiantava-se no marcador com um golo de Nuno Gomes, ajudado por um ressalto do defesa contrário. Após o golo, e até cerca dos 20 minutos, o Benfica mostrou bom futebol ao nível da dinâmica meio campo/ataque, demonstrando que queria resolver o jogo o mais rapidamente possível e tentar descansar para o grande embate de terça-feira frente ao Barcelona. Puro engano!... Após este período aquilo a que assistimos foi a um jogo monótono, com o Benfica a tentar controlar o jogo, e com o Braga praticamente impotente para pressionar o clube encarnado.

Durante a restante primeira parte apenas um lance digno de registo, com Moretto a aplicar-se, num remate de João Tomás. No entanto o guarda redes brasileiro do Benfica continua a demonstrar uma total intranquilidade nos lances aéreos, o que para um guarda redes com mais de 1,90m é assustador. Sinceramente, é uma pena que neste caso Koeman continue a ser teimoso e não confie em Quim. Nesta primeira parte ainda um caso engraçado que foi dos poucos a animar a noite para quem via o jogo na televisão. Uma mordidela do Wender na coxa daquele que costumam apelidar de Pitbull - Petit. Afinal os cães também podem ser mordidos... :-)

Na segunda parte, o futebol apresentado continuou mais ou menos da mesma forma, muito fraco, muito amorfo, com o Braga a tentar que a sorte lhe caísse do céu, e com o Benfica a pensar claramente no jogo de 3ª feira. Até Ronald Koeman o fez, a aferir pela substituição de Petit por Beto. O Braga pareceu tentar pressionar um pouco o Benfica, mas depois da estupidez feita pelo jogador Luís Filipe, por volta do minuto 70, que lhe valeu o 2º cartão amarelo, o jogo ficou praticamente resolvido.

Tenho de pedir desculpa pela facto da análise ser tão curta, mas de facto foi tão horrível o jogo que não pode ser uma análise longa... O Benfica teve o lance do golo e em 90 minutos pouco mais teve. O Braga teve 2 ou 3 remates perigosos com defesas de Moretto e mais nada. Uma tristeza para duas equipas que lutam por um lugar na Champions League do próximo ano.

Deixei para o fim a arbitragem, que foi como o jogo, assim um pouco para o amorfa. Teve apenas um erro, mas com gravidade. Um penalty não assinalado contra o Benfica, num lance em que o Petit salta não a olhar para a bola mas a olhar para o adversário, tendo-o derrubado. Penalty indiscutível, ainda por cima depois de ver as imagens. Depois mais dois lances que poderiam dar azo a especulação. A expulsão do Luís Filipe. É indiscutível. E é ridículo o jogador depois vir dizer que só fez 4 faltas no jogo todo. Os amarelos não se mostram pelo número de faltas mas pela consequente gravidade das mesmas. E o amarelo é tão indiscutível como a burrice do jogador nesse lance. O outro lance só foi apenas criado pelo ridículo Miguel Prates que teve a lata de dizer que o Paulo Santos pontapeou a bola fora da área e que devia ter sido livre indirecto. O guarda redes bracarense naturalmente rematou a bola fora da área, mas lançou-a bem antes do limite da mesma. O que acho inacreditável é um comentador televisivo depois de uma repetição claríssima conseguir dizer este disparate.

Pontos positivos:

Público - Continuam a ser excelentes as molduras humanas na Luz, e desta vez estiveram quase 50.000 pessoas novamente. O ambiente foi excelente e até em possíveis momentos de "assobiadelas" como a substituição de Petit, o público aplaudiu. Assim é bonito.

Léo - Este pequenino é realmente um grande, grande jogador. Por um lado é bom Messi não jogar na 3ª feira, mas sinceramente gostava de ver o génio argentino frente ao Léo para fazer um grande teste ao brasileiro. Mas assim até vai ser melhor porque o pequenino vai poder atacar forte e feio os blaugrana... :-D

Pontos negativos:

O jogo - É preciso dizer mais alguma coisa?

Moretto - Não posso deixar de dizer que o brasileiro até fez 2 ou 3 defesas importantes, mas a insegurança que transmite à equipa é inacreditável. Não acertou praticamente uma única saída entre os postes. Peço humildemente ao Sr. Koeman: COLOQUE O QUIM!...

Sem comentários: