quarta-feira, março 15, 2006

Lenda Atacante da Semana: Johan Cruyff

Se eu vos falar na Holanda e no número 14, algum nome vos surge?
É obvio que sim! É obvio que vos falo de Johan Cruyff o melhor jogador da história do Futebol Holandês e um dos mais marcantes jogadores da história do Futebol.


A mãe de Johan Cruyff trabalhava como empregada de limpeza no Estádio do Ajax em Amesterdão, e foi neste contexto que a família do jovem Johan persuadiu os responsáveis do Ajax a darem-lhe uma chance, deixando-o prestar provas no clube, algo de que nunca se viriam a arrepender.
Johan agradou e teve a sorte de puder fazer todo o seu desenvolvimento enquanto jogador, sobre as ordens de um dos melhores técnicos da História do Futebol e pai da Laranja Mecânica Rinus Michels, mas mais sorte teve ainda o Ajax de puder contar com o extraordinário talento de Cruyff.
Velocidade, dinâmica e força aliadas a um extraordinário controlo de bola e uma capacidade de finalização assombrosa com ambos os pés, fizeram deste talento um dos mais marcantes jogadores da história do Futebol.
Cruyff enquanto jogador conquistou diversos títulos colectivos e ainda vários títulos individuais, mas em termos de selecção, na recta final, falhou a conquista de um campeonato Mundial que selaria o seu reinado no Futebol Europeu e Mundial.
Apesar do seu brilhante percurso, a sua personalidade irritadiça e conflituosa esteve na origem do encurtamento da carreira enquanto jogador.

Como treinador, ocupa um lugar de destaque na história do Barcelona, conquistando para o clube a única taças dos campeões Europeus.
Mas foi mais cedo que mostrou ser para além de um brilhante jogador, ser também um brilhante director de formação e um brilhante treinador.
Como director de formação do Ajax, revolucionou a forma de encarar e trabalhar a formação de jovens atletas, foi ele o criadordo conhecido “3-4-3” típico das formações do Ajax, e fruto de uma observação a alguns desportos Americanos, como o baseball ..etc, criou treinadores específicos como o treinador de guarda-redes ..etc.
Semeou sucesso no Barcelona, mas ao mesmo tempo entrou em picardias com alguns dos nomes mais sonantes do plantel como o brasileiro Romário.
Hoje em dia, por opção própria (devido também a problemas cardíacos derivados do tabaco) não exerce qualquer cargo no Futebol, embora seja uma voz de opinião activa em Barcelona, onde os adeptos suspiram pelo seu regresso.
Apesar da sua arrogância, Cruyff será lembrado como um dos mais excitantes jogadores de todos os tempos.
Johan Cruyff e a sua mítica camisola 14 nunca serão esquecidos!

Curiosidades:
- Cruyff a solo, destruiu o Inter de Milão na final europeia de 72, apontando os 2 golos da vitória do Ajax
-Prémio de Melhor jogador da Europa em 1971, 73 e 74 (só outros 2 jogadores ganharam o troféu 3 vezes: Platini e Van Basten)
-O escritor desportivo David Miller descreveu Cruyff como o “Pítagoras de chuteiras” devido a precisão geométrica dos seus passes.
-Depois de um desentendimento com dirigentes do Ajax, Cruyff respondeu assinando pelos rivais Feyenoord vencendo prontamente campeonato e Taça pelos ex inimigos.

Dados e Estatísticas:

Local de Nascimento: Amesterdão, Holanda
Data de Nascimento: 25 de Abril de 1947
Internacionalizações: 48 / Golos pela selecção: 33
Clubes: Ajax, Barcelona, Los Angeles Aztecs, Washington Diplomats, Levants e Feyenoord
Número de jogos realizados: 704 / Golos: 392
Troféus: Campeonato Holandês de 1966 a 68, 1970, 1972, 1982 a 1984, 1986 e 1987. Taça dos campeões Europeus em 1972 (1992 como treinador). Taça das Taças em 1987 e 1989.


Notas de uma Lenda:

Sucesso: 9.0
Qualidade técnica: 10
Trabalho de equipa: 10
Paixão: 9.0
Personalidade: 7.0

Total: 45.0

Notas de uma Lenda enquanto treinador:

Sucesso: 9.0
Inteligência táctica: 8.0
Qualidade motivacional: 6.0
Escolha das contratações: 9.0
Personalidade: 7.0

Total: 39

Sem comentários: