terça-feira, março 28, 2006

Derbys Atacantes - Timão Vs. Verdão



Confesso que antes da realização deste post não tinha a noção da rivalidade existente entre estas 2 equipas de São Paulo, talvez pelo elevado número de equipas “grandes” existente no Brasil, torna-se complicado para nós que estamos por fora percebermos as rivalidades locais.
Mas depois de algum tempo a reflectir sobre qual o derby que escolheria para este mês, e depois da investigação que realizei por sites e fóruns Brasileiros, cheguei à conclusão que esta rivalidade não deve estar muito longe da existente no Fla-Flu no Rio de Janeiro, por exemplo.
Esta situação é talvez explicada pela origem dos 2 clubes, o Palmeiras surgiu após alguns emigrantes Italianos que abandonaram o Corinthians fundarem o Palestra Itália (nome original do Palmeiras), originando desta forma alguma rivalidade entre os 2 emblemas...
Sendo assim, nas próximas linhas vão poder perceber um pouco mais desta rivalidade, espero que seja do vosso agrado, e alguma dúvida ou comentário, estejam à vontade para me “Atacar”!

Corinthians



Estávamos no ano de 1910 quando um grupo de homens humildes em pleno boom do futebol em terras Brasileiras, decidiu fundar um novo clube, estou a falar de pintores, sapateiros, motoristas, alfaiates e simples operários.
Estes senhores pelo primeiro dia de Setembro redigiram o primeiro texto com os estatutos do clube, estava tudo pronto para nascer um novo clube, mas faltava o mais importante, capacidade financeira...
Foi assim que Miguel Bataglia surgiu, um conceituado alfaiate que decidiu ajudar este novo projecto e tornou-se no primeiro presidente do Corinthian Casuals Football Club, primeiro nome oficial do clube que surgiu após uma digressão por terras de Vera Cruz de um clube Britânico com o mesmo nome...
Mais tarde, e por influência da imprensa local, foi acrescentado um “s” ao nome do clube, ficando assim até aos dias de hoje como Corinthians, Sport Club Corinthians Paulista.

Estádio

O Corinthians passou os primeiros anos da sua história a jogar em pelados, até que em 1926 o presidente Ernesto Cassano comprou ao E.C. Sírio um terreno situado junto ao Rio Tietê, depois de inúmeras obras de remodelação estava de pé a nova casa do Corinthians até aos dias de hoje...
Conhecido como Fazendinha ou Parque São Jorge, tem actualmente uma área de 158 mil metros quadrados, com diversos campos de futebol, 2 pavilhões, restaurante panorâmico, a sede do clube e um dos maiores parques aquáticos do país.

Títulos

Entre os títulos conquistados pelo Corinthians está o 1.º Mundial de Clubes disputado no Brasil no ano de 2000, título que desperta enorme controvérsia entre os Brasileiros, os rivais desvalorizam naturalmente este título que tanto orgulha os Corinthianos.
O Corinthians conquistou 4 títulos Brasileiros (1990, 1998, 1999 e o último dos quais em 2005, são os actuais campeões Brasileiros)
Conquistou também 2 Taças do Brasil, em 1995 e 2002.
Tem 25 Campeonatos Paulistas e 5 torneios Rio / São Paulo.
Estes são os títulos mais importantes entre os inúmeros trofeus conquistados pelo clube.

Jogadores

Entre os jogadores mais importantes na história deste clube, destacam-se nomes como Rivelino e Socrates.
Rivelino jogou no clube durante os anos 60, em plena seca de títulos do timão, mas não deixou por isso de ser menos importante na história do clube.
Depois do título Mundial conquistado em 1970 com a selecção Brasileira, em 1974 perante um Morumbi completamente lotado, os Corinthianos esperavam terminar o longo jejum, mas perderam com o rival Palmeiras por 1-0, os adeptos procuraram um culpado e claro Rivelino arcou com as culpas tendo-se transferido posteriormente para o Fluminense.
Só para perceberem a fama deste jogador, Maradona elevou-o à condição de seu principal ídolo...
Dr. Socrates, o principal responsável pelo movimento da Democracia Corinthiana em pleno regime militar no Brasil, naquela equipa todos tinham influência nas decisões internas do clube, uma autêntica democracia a servir de exemplo para um país que vivia perante um regime ditatorial.
Vestiu a camisola do Corinthians em 302 partidas e marcou 116 golos entre 1978 e 1984 e conquistou 3 títulos Paulistas com o Timão.
Foi 63 vezes internacional com a camisola Brasileira e marcou 25 golos no escrete, participou também em 2 Mundiais de triste memória para os Brasileiros (1982 e 1986).

Adeptos



O “Timão” possui a maior claque organizada de todo o Brasil, os Gaviões da Fiel, que dominam também o Carnaval Paulista...
Esta claque organizada tem mais de 30 anos de história, surgiu em pleno regime ditatorial no Brasil dos anos 60. Fartos da desorganização do clube um grupo de jovens decide juntar-se e lutar por um Corinthians melhor, nasceram assim os Gaviões da Fiel.

Palmeiras



O Palmeiras foi fundado em 1914 com o nome de "Societá Esportiva Palestra Itália" por um grupo de imigrantes italianos, alguns deles oriundos do eterno rival Corinthians. Foi escolhido o nome de Palestra Itália, descendente do grego "palaistra", sitio onde se faziam exercícios físicos.
Vinte e oito anos após sua fundação o Palestra mudou de nome. Em 20 de Setembro de 1942 o Verdão mudou o nome para Palmeiras, devido ao estado de guerra entre o Brasil e os países do eixo, o governo pressionou o clube para que adoptasse uma denominação Brasileira.

Estádio



O Palestra começou a jogar num campo ao qual chamaram "Chácara Floresta"... aqui conquistou o seu 1º título paulista.
Um ano depois, comprou por 500 contos de réis, uma parte do terreno pertencente à companhia Antártica Paulista onde construiu o seu campo com o nome de Palestra Itália.
Ao longo dos anos, o estádio sofreu inúmeras obras de remodelação e de forma a torná-lo mais cómodo e funcional, é ainda hoje a casa do Palmeiras!

Títulos

O Palmeiras foi considerado o clube Brasileiro do século passado, foi o que mais títulos conquistou segundo o Jornal “ A folha” de São Paulo.
A nível Internacional o Verdão conquistou uma Taça dos Libertadores em 1999 e uma Taça Mercosul em 1998.
Internamente, venceu 4 Campeonatos Brasileiros (1972, 1973, 1993 e 1994), uma Taça do Brasil em 1998 e um Campeonato Brasileiro da Serie B (2.ª divisão) em 2003.
Venceu também 5 torneios Rio / São Paulo e 21 Campeonatos Paulistas
São estes os títulos de maior destaque na vitrine do museu Verdão.

Jogadores

Os palmeirenses elegeram Ademir da Guia, o Divino, como o símbolo maior do clube. Natural do Bangu, no Rio de Janeiro, Ademir da Guia chegou ao Palmeiras com 19 anos, tendo a responsabilidade de substituir o então craque da equipa: Chinezinho, que acabara de ser transferido para a Fiorentina, de Itália. Nos primeiros dias de clube, Ademir não correspondeu as expectativas, muito tímido e ainda assustado com a grandiosidade da nova realidade. Mas de 1962 a 1984, Ademir foi a maior estrela que brilhou na constelação palmeirense. Tanto que em 1986 o clube ergueu nos jardins do Palestra Itália, uma estátua em sua homenagem, o melhor jogador da história do Palmeiras de todos os tempos.
Com a camisola do Palmeiras venceu 5 campeonatos Paulistas e 2 Brasileirões, e vestiu essa mesma camisola por 901 vezes...
Actualmente o Palmeiras possui no seu plantel jogadores como Juninho Paulista, Gamarra e o animal, Edmundo...

Adeptos



Já alguém ouviu falar em uma personagem de seu nome João “Gordo”, vocalista da mítica banda de Punk Rock, Ratos de Porão? Esse menino é um dos muitos adeptos do Palmeiras...
Assim como a principal claque dos rivais, a Mancha Verde divide o seu tempo entre o apoio à equipa e o Carnaval Paulista.
Mas no apoio à equipa são tão espectaculares como só o povo Brasileiro sabe ser...

Estatísticas

Palmeiras e Corinthians jogaram 321 jogos, registaram-se 114 vitórias do Palmeiras, 111 do Corinthians e 96 empates.
Ligeira vantagem do Verdão no confronto directo.

Jogos Memoráveis

Houve muitos jogos importantes entre os 2 clubes, mas o resultado que todos os adeptos recordam é o 8-0 a favor do Palmeiras a 5 de Novembro de 1933 no Parque Antárctica,

Actualidade

No passado Domingo, as 2 equipas encontraram-se, e empataram a 1 golo com golos de Nilmar para o Timão e Washington para o Verdão.
Como qualquer clássico este jogo teve bastante polémica, e um golo anulado a Carlitos Tevez indignou todos os Fieis do Timão...
Actualmente o Palmeiras ocupa o 3.º lugar do Paulistão com 33 pontos, o Corinthians está mais atras com 26 pontos no 6.º lugar.
Falando no Corinthians actual, é impossível não referir a pareceria com a MSI, pareceria esta que trouxe para o clube craques como Carlitos Tevez, Nilmar, Javier Mascherano, Roger e Carlos Alberto, e que já rendeu um título no Brasileirão.
Veremos até quando vai durar este “El Dorado”...

Sem comentários: