terça-feira, março 21, 2006

Penso eu de que! (semana 3)

Mais 1 semana Futebolística passou, mais polémica surgiu, mais jogos se realizaram…enfim, mais 1 semana quente para comentar.

Sporting CP

Começo pelo tema mais quente da semana, a Assembleia Geral do Sporting.
O Sporting tem efectuado uma extraordinária recuperação no campeonato, e depende apenas de si para conseguir garantir o “ceptro” de campeão. Paulo Bento e a sua jovem equipa têm feito um trabalho de elevado nível, a massa adepta tem apoiado a equipa, e a esperança é grande.
Seria de esperar uma simbiose da Direcção com a equipa, de forma a existir a estabilidade necessária para que o Sporting lute tranquilamente dentro de campo pelos seus objectivos.
No entanto, isto, absurdamente, não acontece.
Assistimos durante a semana, a campanhas políticas, jogos de candidatura, debates, e toda uma panóplia de acontecimentos …todas elas tendo como pano de fundo, a venda ou não do património não desportivo do Sporting, e a liderança directiva do clube.
É público o momento “apertado” das finanças Leoninas, mas será que não haveria hipótese de “Aguentar o barco” até Maio, de forma a garantir estabilidade á equipa de Futebol Profissional?
Não poderia Soares Franco adiar por mais 2 meses a intenção de ver aprovado o seu projecto?
Ainda por cima, toda esta movimentação “política” no Sporting deixa bem patente muita demagogia e hipocrisia. Vários candidatos mostravam-se solidários com o actual momento da equipa e com Paulo Bento, dizendo que preferiam deixar as suas campanhas e debates para mais tarde. Curiosamente a meio da semana que passou, lá apareceram os candidatos num canal de televisão numa manobra puramente “política” e com o objectivo claro de “açambarcar” a liderança do clube. Lamentável!!
Paulo Bento vai pedindo tranquilidade, e numa prova de profissionalismo os seus jogadores não se deixam afectar por toda esta intranquilidade directiva, efectuando em campo excelentes exibições.

Soares Franco via a sua proposta rejeitada, por meros 2% (era necessário 2/3 da votação). Ficou patente que a maioria apoia Soares Franco e seu projecto, mas numa prova de Homem de palavra, o Presidente Leonino apresenta a sua demissão..como alias tinha prometido.

O Sporting venceu a Leiria num jogo equilibrado, onde ficou patente a solidez defensiva, mas onde a dinâmica ofensiva foi sempre um problema, e só resolvida num golo de manifesta felicidade por parte de Nani.
O Sporting continua a correr para o título, pressionando o Porto..sem tréguas.

SL Benfica

José Veiga decidiu vir a pública criar um bode expiatório para a desilusão interna, que esta temporada do SL Benfica foi.
Disparou na direcção das arbitragens, de Luís Guilherme e deixou no ar um clima de suspeição em relação á reunião entre Pinto da Costa e o citado L. Guilherme.
Foi sem dúvida um acto precipitado e algo desesperado, pois se é certo que o Benfica foi prejudicado frente á Naval, também é certo que a arbitragem foi negativa, mas não uma arbitragem escandalosa. Foram cometidos erros comuns a tantos outros jogos.

Prova disso mesmo, foi o jogo Rio Ave-Benfica, onde o Benfica saiu beneficiado.
O Rio Ave viu um golo mal invalidado, e Mantorras volta a ser o “salvador” da Águia, num lance que dá clara sensação de jogo perigoso.
De qualquer das formas, o Benfica pelo futebol apresentado mereceu claramente a vitória, pois voltou a criar várias chances de golo, mas que teimosamente vão sendo “escandalosamente” desaproveitadas.
A equipa parece nervosa, e as declarações constantes e infelizes de Koeman parecem adensar essa pressão que os jogadores sentem.

Koeman, constitui sem dúvida o ponto negativo da semana.
Depois do grupo, no seu seio, adoptar a postura de não falar sobre o jogo de Barcelona, o técnico Holandês (deveria ser o exemplo) foi o primeiro a desrespeitar o grupo e sua confiança, numa entrevista infeliz concedida á imprensa Espanhola.
Referiu que uma equipa que não ganha á Naval em casa não pode ser campeã, e se é certo que as suas palavras foram exacerbadas e exageradas, também é certo que a declaração só pressiona ainda mais os atletas e provoca um desgaste psicológico nos mesmos, assinalável.
As operações de charme, efectuadas na Imprensa Espanhola também não terão caído bem em dirigentes e adeptos.

Concluo portanto, que Koeman é um treinador cada vez mais a prazo, e a pouco e pouco vai perdendo a confiança do grupo e dos adeptos, devido a declarações e a opções técnicas pouco felizes (Moretto parece-me um caso óbvio).

A semana negra de Koeman terminou com mais 1 episódio negativo. Depois de criar uma polémica desnecessária, ao dar a entender que Mantorras não era opção e que no fim da época não teria lugar neste Benfica, Koeman não sou desrespeitou mais 1 vez o “segredo de balneário”, com criou um conflito aberto com o Presidente Luís Filipe Vieira.
E não sabemos, se por ordem directiva ou apenas por decisão pessoal, Koeman apostou em Mantorras nos minutos finais frente ao Rio Ave, e o palanca Negra respondeu com um golo decisivo e cheio de raiva. Koeman saiu mais 1 vez a perder….

FC Porto

O FC Porto, averbou mais 1 vitória convicente na Liga. 3-0 ao Paços de Ferreira, num jogo tranquilo, que até deu para gerir o esforço dos atletas e rodar o plantel.
O miúdo Anderson estreou-se a titular no campeonato, e embora não tenha feito uma exibição fantástica, mostrou uma humildade e uma maturidade notáveis para alguém com apenas 17 anos. A cereja no topo do bolo, foi uma assistência divinal e de morte para o 2º golo Portista.
De realçar, que o Porto fez renascer Benni, que parece agora mais magro, mais motivado e com o pé quente. Sem dúvida um excelente reforço para os últimos jogos do campeonato e taça.

De realçar ainda o fim do “silêncio” dos Super Dragões, mas a censura que lhes foi feita em relação ás mensagens que faziam passar nos jogos.
Á porta do Estádio foram distribuídos panfletos a denunciar algumas políticas incorrectas do FC Porto, nomeadamente em relação á venda de bilhetes e também em relação a pretensas comissões que os Administradores da SAD Portista exigem na contratação de jogadores para o plantel azul e branco.
O braço de ferro entre SAD e claque continua, e se é verdade que a claque Portista caiu em descrédito já á muito tempo, devido a acções reprováveis, também é verdade que as denuncias em relação a comissões e outros “negócios menos “lícitos” efectuados pela SAD, têm um fundo de verdade.

Por fim, a semana fica marcada mais 1 vez por declarações polémicas do pai de Diego, que está a gerir da pior maneira a situação do filho. Não me parece que braços de ferro e críticas constantes seja a melhor forma de um empresário (e pai) melhorar a situação do seu jogador. Todos nós conhecemos o feitio de Pinto da Costa, e Djair Ribas puderá estar a “comprar” uma guerra, na qual não tem hipóteses de vencer.

Taça de Portugal

A meio da semana jogaram-se os quartos de final na taça. Foram jogos emotivos e de muita polémica, senão vejamos:

Benfica 0-1 Guimarães – Jogo marcado por muitas críticas á arbitragem. O golo do Vitória é irregular, e mais tarde Cléber é mal expulso.
O Guimarães fez um jogo inteligente, abusando por vezes de excessiva dureza e de algum anti-jogo.

Marítimo 1-2 FC Porto (após prolongamento) – O Porto venceu justamente a equipa insular. Num jogo marcado por mais 1 arbitragem polémica, Benni foi o homem do jogo apontado 2 golos.

Académica 0-2 Sporting – O Sporting bateu tranquilamente a Académica.

Setúbal 2-1 Boavista (após prolongamento) - Num jogo também ele marcado por muita polémica, o Setúbal bateu o Boavista através de um penalty inexistente. Muita confusão e alegadas agressões no túnel de acesso. Curioso ou não, quase sempre que ouvimos falar em confusão nos túneis de acesso..o nome Boavista FC aparece ligado.

No dia seguinte foi realizado o sorteio da meia final da taça que ditou os seguintes jogos:

FC PORTO VS SPORTING CP
V. SETUBAL VS V. GUIMARÃES


Para o FCP e Sporting o sorteio á primeira vista parece desfavorável. Mas uma análise fria, pode-nos dar outra visão deste mesmo sorteio. O FC Porto encontra o Sporting no seu terreno, evitando assim ter que defrontar o Sporting em campo neutro (caso se qualificassem ambas para a final), mas na cidade dos Leões. Para o FCP pareceu-me um sorteio favorável. Grande jogo se avizinha já na 4ª feira.

No outro jogo, o sorteio parece, á primeira vista, favorável para ambas as equipas, pois evitaram os denominados “Grandes”. De qualquer forma sai beneficiado o Setúbal pois actua perante o seu público. Estas duas equipas mais do que uma presença no Jamor vão disputar já na 5ª feira um lugar na Uefa. Será sem dúvida, um jogo muito importante para a história de ambas.

Internacional:

Lá por fora, pouco há a registar.
O Chelsea entrou no Craven Cottage com uma postura arrogante, e acabou por pagar uma factura bem alta, tendo perdido o seu primeiro derby Londrino. Boa Morte fez história… e continua a brilhar frente á equipa de Mourinho.

Em Espanha, Deco pode começar desde já a festejar o título Espanhol. O Barcelona venceu e viu Valencia e Real escorregarem. Ninguém pára este Barcelona. No entanto, Marquez e Edmílson saíram aleijados e não jogam frente ao Benfica para a Liga dos Campeões.

Em Itália, Figo encanta Milão. Já não tem o arranque e velocidade de outros tempos, mas a qualidade técnica e a magia continuam lá. Excelente golo que ajudou a pôr fim a 13 anos a seco do Inter sobre a Lázio, no seu próprio terreno.
A Juve soma e segue.

Em França, apenas a registar mais um golo de Pauleta numa vitória tranquila do PSG e o domínio avassalador do Lyon que venceu por 4-0 fora.

Nota final:

Em termos Nacionais, cada vez mais parece evidente que o Sporting versus Porto será o jogo do título.
O FC Porto é uma equipa ofensiva e “sufocante”. Ataca com muitos elementos, denota muita versatilidade posicional e cresce de jogo para jogo. Adriaanse parece estar a ganhar o “braço de ferro” da sua teimosia versus adeptos.
O Sporting é uma equipa assente numa solidez defensiva enorme. Em termos ofensivos faz uma gestão da posse de bola óptima, e depois em jogadas de entendimento ou por intermédio da velocidade de alguns dos seus jogadores desfere os golpes fatais.
Paulo Bento fez renascer das “cinzas” este Sporting, e o céu é o limite.

Lá por fora, tudo na mesma. Já temos campeões “anunciados”, e só a luta pelos lugares Europeus suscita algum interesse.

Até para a semana!

Sem comentários: