quinta-feira, março 16, 2006

O nosso "Grande" futebol

Alguns dizem que o futebol português é grande. Alguns ripostam e dizem que não vale nada. Eu sempre fui da opinião que caso o nosso país fosse um pouco mais rico o nosso futebol poderia ser dos melhores. Acredito até que Benfica e Porto são equipas que podem ombrear com qualquer um dos grandes europeus e mundiais e prova disso são as grandes conquistas europeias e mundiais do Porto nos últimos anos e a exportação de grandes valores para outras grandes equipas com grandes orçamentos. Relativamente ao Benfica vem-se assistindo a uma evolução que culminou na conquista do título no ano passado e a excelente carreira na Liga dos Campeões deste ano. Mas...

Mas após assistir a vários jogos das equipas denominadas mais pequenas que Benfica e Porto posiciono-me naqueles que dizem que o futebol português não vale MESMO nada. Aliás, vendo jogos como Marítimo-Leiria, Marítimo-Gil Vicente, Benfica-Gil Vicente e mais recentemente Benfica-Guimarães posso até dizer que o campeonato Romeno de futebol ou o campeonato do Cazaquistão devem até ser melhores. Ao menos as equipas por muito pequenas que sejam devem ter alguma atitude atacante e devem querer ganhar os jogos.

Tudo isto surge após a minha revolta ao ver por exemplo o jogo miserável que o Guimarães fez ontem com várias e inúmeras faltas, o excessivo jogo defensivo com o tão conhecido autocarro à frente da baliza e o anti-jogo estúpido e desonroso que deveria envergonhar os próprios adeptos do Guimarães. O mesmo se passou com a Naval.

Mas afinal eu pago quotas, bilhetes e SportTv para ver o quê? Aquela vergonha? O pior ainda são os comentários do Vítor Pontes no fim do jogo. Para já não falar dos comentadores que enaltecem o jogo do Guimarães por terem resistido às investidas do Benfica. Mas o que é que se passa?

Gosto muito de futebol mas muito sinceramente após o jogo da Naval e do Guimarães perdi muito do gosto que tinha pelo futebol português.

O Barcelona quando perdeu com o Saragoça por 4-0 não foi por não ter jogado bem ou com os júniores. Foi por o Saragoça ter jogado muito bem e lutado pela vitória. Porque é que as equipas em Portugal não jogam assim todos os jogos? Porque é que sempre que jogam contra um grande é 11 atrás da bola nem tentam o contra-ataque e rezam para ter lances de bola parada para conseguir marcar um golo?

É melhor mudar rapidamente de atitude em Portugal senão isto vai acabar tudo como o Sporting. A fechar portas...

P.S. - Nem comento a arbitragem pois toda a gente viu o que se passou com a Naval e o Guimarães.

Sem comentários: