quinta-feira, março 23, 2006

FCP - Sporting

Estádio do Dragão ao rubro e, apesar do muito frio e muita chuva, com quase 50.000 adeptos presentes para assistir à "Final Antecipada" da Taça de Portugal. FCP e Sporting, as duas melhores equipas portuguesas, proporcionaram um jogo nem sempre bem jogado, mas com muita Emoção!
Co Adriaanse, com o regresso de Pepe, fez sair o jovem Anderson, apostando em Marek Cech para o meio-campo, povoando dessa forma a zona central e fulcral do terreno.
Paulo Bento também resolveu fazer uma surpresa, colocando Miguel Garcia no lugar de Abel, apostando na coesão defensiva do herói de Alkmaar.

1ª Parte
O FCP aproveitando o factor-casa entrou determinado em encostar o Sporting às cordas e nos 20 minutos iniciais conseguiu-o criando uma situação de grande perigo que Lucho Gonzalez infantilmente desperdiçou.
Após este período assistimos a um equilibrar do jogo por parte dos Leões, sem contudo criarem uma única situação de perigo digna desse nome. Apenas num livre de Carlos Martins, Vítor Baía se viu obrigado a efectuar uma defesa.
Foi mesmo dos Dragões a grande oportunidade deste período, quando McCarthy, após uma boa jogada de Raul Meireles, permitiu uma grande intervenção a Ricardo. De referir que o avançado sul-africano se encontrava em posição irregular no momento do passe do médio português, ao contrário daquilo que os "nossos amigos" ex-árbitros do Jornal O JOGO referem... Mas, já lá vamos!

2ª parte
Após o intervalo, as equipas pareceram dispostas a resolver a partida e Caneira, após ganhar alguns ressaltos na área portista, teve a melhor oportunidade dos Leões durante todo o jogo, contudo permitiu uma boa defesa ao nº 99 portista.
A resposta apareceu de imediato por intermédio de Adriano e em dose dupla. Primeiro demorou uma eternidade e rematou contra o corpo de Caneira quando tinha tudo para fazer o golo, sendo que do canto daí resultante, surgiu nova chance para o avançado brasileiro que dessa vez ao segundo poste cabeceou para defesa por instinto do rapaz do Montijo, após uma das suas saídas em falso.
Parecia que o espectáculo começava a ter mais côr, contudo logo voltou aquela toada morna com o equilíbrio a prevalecer a meio-campo. João Moutinho e Custódio a jogarem muito bem tal como Raul Meireles e Paulo Assunção, enquanto que Carlos Martins e Lucho Gonzalez teimavam em não aparecer...
A monotonia foi sacudida a 20 minutos do fim quando Raul Meireles quase surpreendia Ricardo e, ainda mais perigo houve, na altura em que Adriano acertou um míssil no poste leonino... É certo que a equivalência das duas equipas tinha sido sempre notória até então, contudo os Dragões pelas oportunidades que íam desperdiçando poderiam ter resolvido a partida.
Até final do jogo houve um momento importante do jogo, as alterações na equipa do Sporting! Paulo Bento tirou Carlos Martins e colocou Nani em campo, ganhando com isso definitivamente a batalha do meio-campo, perante a surpreendente benevolência de Co Adriaanse...
Nesse quarto de hora final, o conjunto leonino exerceu grande pressão sobre todo o campo e o FCP nunca mais assentou o seu jogo. Moutinho (grande jogo) pautava a circulação de bola dos leões, mas estes também não conseguiram incomodar Vítor Baía, pois Pepe e Pedro Emanuel chegaram e sobraram para as encomendas. Assim, o prolongamento tornou-se inevitável...

Prolongamento
Durante os primeiros 15 minutos, um deserto de ideias tomou conta dos jogadores. O Sporting, apesar das constantes demoras nas reposições de bola por parte de todos os seus jogadores, dominava o jogo e teimava em não incomodar o guardião Portista.
Já na segunda parte do Prolongamento finalmente chegaram os golos e a maior carga emocional! Primeiro foi Tello que com um remate cruzado ainda criou algum perigo e, quando tudo apontava para que a eliminatória se decidisse nas GP, eis que Marek Cech tem um erro em zona proibitiva, deixando a bola a Nani que com um cruazemento milimétrico coloca a bola em Liedson que inevitavelmente não perdoou. O jogo parecia decidido, ainda para mais, face à debilidade física apresentada pelos Dragões...
Puro engano! Marco Caneira (qual justiceiro) decide meter veneno a Raul Meireles, intrometendo-se numa picardia deste com Deivid, originando um "sururu" que «amarelou» os 4 intervenientes principais, incluindo o lateral leonino que acabou expulso.
O FCP ganhou "nervo" e Quaresma tira mais um dos seus cruzamentos, possibilitando assim o aparecimento de Benni McCarthy no jogo, cabeceando a bola para o fundo das redes! O FCP tinha renascido das cinzas...
Até final apenas merece relevo a expulsão de Bosingwa, após uma bela peça teatral de Rodrigo Tello que iludiu o árbitro...

Chegavam as GP...
Aí o FCP foi mais certeiro, convertendo todos os penalties, enquanto que João Moutinho permitiu uma boa defesa a Vítor Baía, dando mais brilho à sua já brilhante carreira.
De facto, nestes lances, normalmente parece que o destino nada quer com os melhores jogadores das equipas vencidas... Moutinho não merecia ser ele a falhar a GP.

O Árbitro
Não gostei da atitude pedante do Olegário Benquerença. Relativamente aos casos do jogo, após um breve resumo que vi:
1) Pepe comete mesmo falta com o braço na 1ª parte. Tal como no jogo para o Campeonato com Polga, não consigo entender como é possível um árbitro assistente estar de frente para aquele lance e não sancionar a reapectiva infracção... A única dúvida é se ela é cometida dentro ou fora da área. Aí face às dúvidas constantes em últimos casos semelhantes, vou deixar ao critério de cada um.
2) Caneira é justamente expulso! Com certeza que os dirigentes leoninos estariam à espera que estas coisas nunca fossem merecedoras de punição disciplinar, à semelhança daquilo que vimos no Leiria-Sporting, ou no final de jogo Sporting-Nacional...
3) Bosingwa nem sequer tocou em Rodrigo Tello, contudo tenho de admitir que os árbitros são muitas vezes iludidos por obras primas como a que o chileno protagonizou.
4) Foi este mesmo árbitro, aquando de um tão lembrado Benfica-FCP na época passada que aos 30' de jogo já tinha «amarelado» dois jogadores portistas (Seitaridis e Carlos Alberto) por supostamente estarem a perder tempo nas reposições de bola, contudo ontem permitiu tudo aos jogadores leoninos de princípio a fim do jogo...

Os Adeptos
Infelizmente acabou a sensacional mística que os adeptos do FCP tinham... Ao contrário daquilo que Paulo Bento disse o FCP já não jogou com 12 jogadores, pois esse 12º elemento está morto! Já não há paciência para todos aqueles pára-quedistas que nunca puseram um pé no "saudoso" Estádio das Antas e vêem agora ao belo e cómodo Dragão (qual sala de cinema ou teatro) na expectativa de assistir sempre a um final feliz... Não entendem que ser adepto do FCP é apoiar, cantar, incentivar, apupar os adversários e acima de qualquer resultado e todas as vitórias, queremos mostrar ao mundo inteiro qual é a nossa maior vitória - O ORGULHO EM SER PORTISTA!
Deixo aqui os meus sinceros parabéns aos adeptos leoninos que estiveram ontem no Dragão. Dominaram a 2ª parte do jogo e quase todo o prolongamento, como tal não mereciam ter perdido o jogo!

Sem comentários: