domingo, março 12, 2006

DUELO TACTICO BRILHANTE!

Começo a minha análise pelo Boavista. Não o costumo fazer, mas a equipa nortenha, apesar das limitações (ausências de Hélder Rosário, Tiago, Cadú e principalmente João Pinto) fez um grande jogo! Só não foi excelente, uma vez que não fez um único remate entre os postes!
O jogo não foi espectacular, mas teve nuances tácticas excelentes. Os primeiros minutos mostraram um Boavista bem estruturado para fazer face ao Leão que em casa costuma começar a mandar! Não foi assim hoje, mérito das panteras. Com o jogo mais equilibrado surge o golo do Sporting (excelente golo de Tonel, bem ao estilo do golo no Restelo) a aproveitar um livre bem marcado por Carlos Martins! Finalmente o Sporting começa a capitalizar estes lances que no futebol moderno são essenciais. Num pontapé de canto Liedson esteve perto de marcar (e bem merecia) mas atirou ao poste!
Depois do golo, o jogo abriu ainda mais e mostrou um Boavista atrevido, mas acusou a ausência de João Pinto. A posse de bola era efectiva, mas sem objectividade. Foi interessante ver nessa fase as dificuldades do Sporting, a mostrar que apesar do bom momento ainda há muito trabalho pela frente! E isso não é um defeito, apenas mostra que esta equipa pode progredir!
Veio a segunda parte e Carlos Brito tentou esticar o lençol, mas as referências atacantes não existiam.
Mesmo sob pressão o Sporting acaba por continuar a criar as melhores ocasiões, nomeadamente por Nani, Liedson e Carlos Martins.
Há depois um lance na área do Sporting duplamente mal decidido. Num cruzamento para a área leonina, Fary aparece em posição de fora-de-jogo, que o árbitro-auxiliar (MAL) deixa passar! Depois, é Tonel que se envolve com Fary, ficando a ideia que há motivo para grande penalidade. Mas volto a frisar que o lance tinha que ter sido interrompido por fora-de-jogo!
O Boavista depois disso não mais chegou sequer à área do Sporting e numa grande jogada Liedson tenta desmarcar João Moutinho, mas Areias, infantilmente, corta a bola com o braço. Penalty que Sá Pinto não aproveita, permitindo a defesa de Wiliam.
Até final, foi ver o Sporting a tentar segurar os 3 preciosos pontos e o Boavista a circular a bola mas sem criar perigo!

NOTAS POSITIVAS
-A consistência defensiva do Sporting! Os Leões sofreram 3 golos na segunda volta, sendo 2 de Penalty.
-A riqueza táctica do jogo, que apesar de não proporcionar grande espectáculo, mostrou duas equipas a querer ganhar e com resultado incerto.
-Cissé! Gostei muito do defesa boavisteiro, muito atento, apesar de recorrer a muitas faltas para travar Liedson e dever ter sido expulso. De qualquer forma, pela juventude, um central a rever.
-Liedson. Não marcou, mas deu o golo a Tonel e correu, correu…Sempre perigoso e a mostrar que a renovação não o afectou, pois continua a trabalhar em prol da equipa.
-Tonel, uma grande exibição! Para Scolari ver.
-A presença de Scolari no Estádio Alvalade XXI! Coisa pouco vista nos estádios portugueses, embora presumo que como seleccionador tenha como missão observar os jogadores lusos!

NOTAS NEGATIVAS
-Ricardo Silva. Muito quezilento e com pouca clarividência.
-O excesso de faltas, que retirou alguma beleza ao jogo.
-Abel e Moutinho. Talvez a acusarem a presença do seleccionador nacional na bancada fizeram um jogo abaixo das suas capacidades.
-A lei das compensações! Por ter assinalado bem o penalty a favor do Sporting, o árbitro deu injustificadamente seis (6) minutos de compensação e principalmente não mostrou o segundo amarelo a Cissé. E o central até lhe deu duas oportunidades para o fazer…

Fica o resultado, justo, mas conquistado com muito trabalho! Quando há entrega como houve hoje o futebol torna-se muito bonito!

Sem comentários: