Começo a minha análise pelo Boavista. Não o costumo fazer, mas a equipa nortenha, apesar das limitações (ausências de Hélder Rosário, Tiago, Cadú e principalmente João Pinto) fez um grande jogo! Só não foi excelente, uma vez que não fez um único remate entre os postes!O jogo não foi espectacular, mas teve nuances tácticas excelentes. Os primeiros minutos
mostraram um Boavista bem estruturado para fazer face ao Leão que em casa costuma começar a mandar! Não foi assim hoje, mérito das panteras. Com o jogo mais equilibrado surge o golo do Sporting (excelente golo de Tonel, bem ao estilo do golo no Restelo) a aproveitar um livre bem marcado por Carlos Martins! Finalmente o Sporting começa a capitalizar estes lances que no futebol moderno são essenciais. Num pontapé de canto Liedson esteve perto de marcar (e bem merecia) mas atirou ao poste!Depois do golo, o jogo abriu ainda mais e mostrou um Boavista atrevido, mas acusou a ausência de João Pinto. A posse de bola era efectiva, mas sem objectividade. Foi interessante ver nessa fase as dificuldades do Sporting, a mostrar que apesar do bom momento ainda há muito trabalho pela frente! E isso não é um defeito, apenas mostra que esta equipa pode progredir!
Veio a segunda parte e Carlos Brito tentou esticar o lençol, mas as referências atacantes não existiam.
Mesmo sob pressão o Sporting acaba por continuar a criar as melhores ocasiões, nomeadamente por Nani, Liedson e Carlos Martins.
Há depois um lance na área do Sporting duplamente mal decidido. Num cruzamento para a área leonina, Fary aparece em posição de fora-de-jogo, que o árbitro-auxiliar (MAL) deixa passar! Depois, é Tonel que se envolve com Fary, ficando a ideia que há motivo para grande penalidade. Mas volto a frisar que o lance tinha que ter sido interrompido por fora-de-jogo!
O Boavista depois disso não mais chegou sequer à área do Sporting e numa grande jogada Liedson tenta desmarcar João Moutinho, mas Areias, infantilmente, corta a bola com o braço. Penalty que Sá Pinto não aproveita, permitindo a defesa de Wiliam.
Até final, foi ver o Sporting a tentar segurar os 3 preciosos pontos e o Boavista a circular a bola mas sem criar perigo!
NOTAS POSITIVAS
-A consistência defensiva do Sporting! Os Leões sofreram 3 golos na segunda volta, sendo 2 de Penalty.
-A riqueza táctica do jogo, que apesar de não proporcionar grande espectáculo, mostrou duas equipas a querer ganhar e com resultado incerto.
-Cissé! Gostei muito do defesa boavisteiro, muito atento, apesar de recorrer a muitas faltas para travar Liedson e dever ter sido expulso. De qualquer forma, pela juventude, um central a rever.
-Liedson. Não marcou, mas deu o golo a Tonel e correu, correu…Sempre perigoso e a mostrar
que a renovação não o afectou, pois continua a trabalhar em prol da equipa.-Tonel, uma grande exibição! Para Scolari ver.
-A presença de Scolari no Estádio Alvalade XXI! Coisa pouco vista nos estádios portugueses, embora presumo que como seleccionador tenha como missão observar os jogadores lusos!
NOTAS NEGATIVAS
-Ricardo Silva. Muito quezilento e com pouca clarividência.
-O excesso de faltas, que retirou alguma beleza ao jogo.
-Abel e Moutinho. Talvez a acusarem a presença do seleccionador nacional na bancada fizeram um jogo abaixo das suas capacidades.

-A lei das compensações! Por ter assinalado bem o penalty a favor do Sporting, o árbitro deu injustificadamente seis (6) minutos de compensação e principalmente não mostrou o segundo amarelo a Cissé. E o central até lhe deu duas oportunidades para o fazer…
Fica o resultado, justo, mas conquistado com muito trabalho! Quando há entrega como houve hoje o futebol torna-se muito bonito!
Sem comentários:
Enviar um comentário