segunda-feira, março 27, 2006

Ligue 1 - Orange 32ª Jornada

A 32ª jornada da Ligue 1, deu-nos um resultado um pouco surpreendente. O tetracampeão e a caminho do pentacampeonato, Lyon, cedeu um empate em casa frente ao modesto Toulouse, em vesperas do jogo frente ao AC Milan, para os 1/4 de final da Liga dos Campeões. Por incrível que possa parecer, o tecnico francês Gerard Houllier, até nem fez descançar nenhum dos habituais titulares, e Tiago voltou a integrar o onze titular, tendo estado em bom plano. O jogo teve apenas o sentido da baliza do Toulouse, mas o seu guarda-redes, Douchez, esteve em grande plano. A equipa do Lyon desde cedo procurou a vitória, e Tiago teve duas boas oportunidades para marcar, mas o guarda-redes forasteiro esteve sempre a altura. A equipa do Toulouse conformou-se com a supremacia do Lyon e desde o início do jogo que apostou no contra-ataque. Essa estratégia deu os seus frutos aos 43 minutos de jogo, quando Daniel Moreira abriu o activo para os forasteiros, na única oportunidade que tiveram de chegar a baliza de Coupet. Mas logo a seguir ao reatamento, John Carew, faria a igualdade e estabeleceria o resultado final. Até ao fim, uma avalanche de ataque do Lyon, que não seria recompensada, muito graças a exibição do guarda-redes forasteiro. No fim um impressionante numero de remates dos campeões franceses: 32, com Juninho a cabeça, com 11 remates a baliza de Douchez, demonstra o poderio atacante do Lyon, mas também o desacerto dos rematadores, assim como o trabalho do guarda-redes do Touluse.

Quem aproveitou este resultado, para se aproximar mais um pouquinho, foi o Bordeaux. Beto não foi opção para o treinador dos girondinos, Ricardo Gomes, mas viu Denilson fazer história. O outrora jogador mais caro do mundo, abriu o marcador do jogo frente ao modesto Nice, aos 11 segundos de jogo, fazendo assim o único golo da partida, mas também o golo mais rápido da história da Ligue 1. O internacional brasileiro, aproveitou um passe de Jemmali, para bater o guardião forasteiro. Com este resultado o Bordeaux, aproxima-se um pouco mais do primeiro lugar, ficando agora a apenas 9pts do Lyon.

O St. Etienne de Postiga e Bruno Basto, não foi além de um empate a zero no terreno do quarto classificado, o Auxerre. Os dois portugueses foram titulares, mas Postiga foi substituido a 8 minutos do fim da partida. O avançado que o FC porto emprestou aos Verts, teve uma grande oportunidade de fazer o golo, mas Cool não o permitiu. Isto aos 64 minutos de jogo.

O PSG de Pauleta, voltou aos empates depois da vitória na passada ronda, e com Pauleta no onze titular, a equipa da capital, deslocou-se ao Principado, para defrontar o Mónaco. O resultado saldou-se numa igualdade a uma bola, com os parisienses a adiantarem-se no marcador depois de Paulo César fazer o remate vitórioso. O Mónaco apenas reagiu na segunda parte, e Chevanton, fez o tento da igualdade, aos 51 minutos de jogo. Com este resultado o PSG, volta a atrasar-se no seu objectivo, que é um lugar na europa, e não aproveitou os deslizes de Marseille e Auxerre, que também cederam empates comprometedores, para as suas aspirações. No entanto, apenas 4pts, separam o 8º classificado, o PSG, do 4º, o Auxerre.

Resultados completos da 32ª Jornada

Bordéus-Nice, 1-0
Mónaco-PSG, 1-1
Lyon-Toulouse, 1-1
Ajaccio-Metz, 0-1
Auxerre-St. Etiènne, 0-0
Lens-Sochaux, 2-1
Marselha-Le Mans, 1-1
Nancy-Nantes, 0-0
Rennes-Troyes, 2-0
Estrasburgo-Lille, 2-2


Classificação

Sem comentários: