terça-feira, março 21, 2006

As dores de cabeça de Rijkaard!

Os quartos de final da Champions jogam-se apenas para a semana, mas uma equipa começa já forçosamente a procurar a melhor solução para abordar a eliminatória.
Falo-vos do adversário do Benfica, o Barcelona, que após o jogo para o campeonato Espanhol do último fim de semana, perdeu 2 jogadores influentes no sector defensivo, aos quais se junta um outro impedido de jogar na 1ª mão por castigo.

O Barcelona, face ás lesões de Marquez,Edmilson e impedimento de Puyol, tem uma difícil tarefa para o jogo da Champions frente ao Benfica, que é montar um onze equilibrado colmatando as ausências já citadas.
Olhando para as soluções defensivas dos catalães, percebe-se que não abundam opções para o centro da defesa e que muito provavelmente terão que ser feitas adaptações.

Em termos de laterais o Barcelona tem boas opções:
*Belleti, que apesar de vir de uma paragem...deverá estar em boas condicoes.
*Gio: Não é um lateral de sonho, mas é claramente de mt bom nível.E contam ainda com *Gabri, *Oleguer e *Sylvinho.

Para centrais:
*Rodri, jogador da equipa B..que na Champions e até no Campeonato ainda não jogou pelo Barça, não obstante o facto de ter jogado na Taça do Rey. Será bom?Será mau? É jogador q vem da b..portanto não será um central de topo.
*Oleguer, actua no Barcelona mais como lateral direito. Será ele a adaptacao? O lugar não lhe é totalmente estranho...mas adaptacoes diminuem sempre a qualidade defensiva.

Toda e qualquer outra opção terá de ser muito bem pensada, pois é de risco:
Colocar *Van Bommel como central, pela leitura de jogo e pela força física? É um centro campista, mas puderá ter que ser.
Gabri na lateral direita e *Belleti a jogar ao centro? Mais 1 adaptacao arriscada.
Será *Motta o eleito para jogar mais atras? Não me parece....
*Sylvinho? Mt tecnicista e algo permeavel para jogar a central.

Sinceramente não gostaria de estar na pele do Rijkaard. Uma coisa quase garanto, não me parece que o Barcelona mesmo com estas ausências vá alterar o seu esquema táctico baseado no 4-3-3 (q jeito dava agora a Rijkaard ter rotinado o 3-3-4 do Adriaanse, ou o 3-4-3).

Depois, saliento mais 2 importantes ausências: Xavi e Messi.
Dois dos jogadores que mais admiro no plantel catalão.
Em relação a Xavi, tem sido Motta a ocupar o seu lugar, com Edmilson como trinco. Mas na ausência forçada de Edmilson...Van Bommel (caso nao seja adaptado a central) deverá saltar para a titularidade. Resta saber se é Motta ou Van Bommel a actuar mais recuado. Talvez Motta.
Em relação ao Messi, embora tenha aparecido Larsson ,e em bom plano, como titular, como a 1ª mão será disputada na Luz....deverá aparecer Giuly pela banda direita para os contra-ataques e bolas nas costas da defensiva encarnada.

Onze possível:
Valdez- Gabri Oleguer (central) Belleti (central) Gio- Motta Van Bommel Deco- Giuly Ronaldinho Etoo

Este é um onze possível, baseado naqueles que são as opções mais regulares de Rijkaard. No entanto, é muito provável que o jovem Rodri actue como central ao lado de Oleguer, cabendo a Belleti ocupar a lateral direita.


Irá ser certamente muito complicado ao Barça gerir as ausências no centro da defesa, e no primeiro tampão defensivo (trinco). E se no meio campo é mais fácil "abafar" a ausência, no centro da defesa..as adaptacoes (quaisquer q sejam) vão ser de alto risco, e não vão permitir a mesma impermeabilidade defensiva que o Barça tem apresentado, nem tão pouco um futebol ofensivo tão arriscado (embora da classe dos jogadores ofensivos do Barcelona será de esperar tudo).
De qualquer forma, ou Koeman (Benfica) adopta uma postura de coragem e arrisca neste primeiro jogo em casa, tentando explorar as ausências no sector defensivo do Barcelona, para conseguir vantagem para a 2ª mão de forma a puder gerir essa mesma vantagem de forma inteligente e calculista (possibilitando aquilo que o Benfica sabe fazer melhor..contra ataques) ou então o Benfica terá muitas dificuldades se tiver que resolver em Barcelona.

Boa sorte para o Benfica!

Sem comentários: