quinta-feira, março 23, 2006

Regras Atacantes

Olá a todos! Venho mais uma vez falar de um assunto que enche jornais e ocupa o espaço sonoro da maioria dos cafés de ocasião. De facto a arbitragem atinge (erradamente na minha opinião) proporções quase iguais às dos verdadeiros artistas que são os jogadores e sustenta tanta ou mais paixão, embora geralmente de uma forma negativa, que estes.

Como ponto prévio aviso para a existência de, digamos, duas "fontes de Lei", em relação ao futebol. Uma é as Leis de jogo própriamente ditas e a outra é uma edição de perguntas e respostas acerca das Leis de Jogo, onde são satisfeitas algumas curiosidades e situações que seria impossível de descortinar apenas com a leitura das Leis de Jogo.
Nesta edição de Regras Atacantes não irei falar de uma Lei especificamente. Irei trazer-vos algumas dessas perguntas e respostas que seleccionei (até porque são 44 páginas de perguntas) ou por contexto ou por encerrarem respostas surpreendentes. Esta será a primeira de duas edições. Espero que mais uma vez possa contribuir para a redução das polémicas e, tendo em conta o conteúdo, divertir-vos um pouco com a imaginação de algumas destas situações peculiares no desporto que tanto amamos.
Nota: Mais uma vez queria avisar que não é uma transcrição fiel, mas antes uma transcrição de espírito.

Perguntas e Respostas sobre as Leis de jogo I:

1. As redes das balizas são obrigatórias?
Não, mas aconselham-se a sua utilização e podem ser exigidas pelo regulamento das competições.

2. Um jogador que vai ser substituído, recusa-se a sair do terreno de jogo. Como deve proceder o árbitro?
Deixar que o jogo continue, pois o assunto não é da sua jurisdição.
Imaginem lá se um jogador amuava e não saía...

3. Um suplente que está a aquecer atrás da baliza, entra em campo e evita que a bola entre na sua baliza. Que deve fazer o árbitro?
Deve interromper o jogo, advertir o jogador por ter entrado em campo sem a sua autorização e deve assinalar um pontapé-livre indirecto contra a equipa do infractor onde a bola se encontrava aquando da interrupção.
Devo acrescentar que a punição para entrar sem autorização do árbitro é cartolina amarela. É caso para dizer que o crime compensa!!!

4. Como deve agir o árbitro quando um jogador despe a camisola e verifica-se que tem outra igual por baixo?
Deve advertir o jogador por comportamento antidesportivo.
Comportamento antidesportivo=Cartão amarelo

5. Pode um capitão de equipa expulsar um dos seus colegas por uma incorrecção punível com expulsão?
Não. Só o árbitro pode expulsar um jogador.
Mesmo que pudesse... ia expulsar??? Pois era...

6. Que deve fazer o árbitro se reparar que uma das equipas está deliberadamente a tentar perder o jogo? Deverá chamar à atenção a equipa em questão que dará por terminado o jogo se continuarem a agir dessa maneira?
O árbitro não tem poderes para dar por terminado o jogo neste caso.
Ou seja, o árbitro não pode decidir questões do "Apito Dourado"!!!

7. O árbitro apita para assinalar um golo, antes que a bola tenha ultrapassado completamente a linha de baliza, mas apercebe-se imediatamente do seu erro. Como deve proceder?
Deve recomeçar o jogo com um lançamento de bola ao solo.
Quer dizer, eumarco um golo, e por o árbitro ser nervoso, posso ficar sem ele? Imaginem se isto acontecia...

8. Um jogador atacante finta o guarda-redes e chuta para a baliza deserta. Um defensor atira uma bota ou outro objecto, que acerta na bola e evita que esta entre na baliza. Que deve fazer o árbitro? E se for o Guarda-redes?
A bota ou outro objecto é considerado um prolongamento da mão do jogador. O jogador infractor deve ser expulso por evitar um golo da equipa adversária ao jogar a bola deliberadamente com a mão e a sua equipa deve ser punida com uma grande penalidade. Se for o guarda-redes, o árbitro deve advertir o jogador por comportamento antidesportivo e a sua punida com um pontapé-livre indirecto no local onde a bota ou outro objecto tocou na bola.

9. Um jogador dentro da sua área de grande penalidade agride o árbitro. Que procedimento se deve tomar?
O jogador deve ser expulso por conduta violenta e a sua equipa punida com um pontapé-livre indirecto no local onde se deu a infracção.
Penalti só se fosse contra a equipa do árbitro...

10.Quando um guarda-redes solta a bola para a repor em jogo, um adversário a intercepta sem que cometa nenhuma ilegalidade. É permitido?
Não. É infracção impedir o guarda-redes de soltar a bola das mãos. O soltar a bola e o pontapeá-la é considerado como um acto único.

11. Um atacante salta para a bola, entrando em contacto com o guarda-redes dentro da área de baliza deste. É permitida esta acção?
Saltar para a bola com o guarda-redes é uma acção permitida. Só é infracção se o jogador ao saltar, o carregue de forma imprudente, negligente ou com força excessiva.
Cá está o fim do mito de que é sempre falta quando o guarda-redes está dentro da área de baliza!!!

12. Uma equipa é beneficiada com um pontapé-livre directo dentro da sua área de grande penalidade. O executante chuta a bola para o seu guarda-redes que falha e a bola acaba dentro da baliza. Como proceder?
O pontapé-livre deve ser repetido, visto que a bola não está em jogo enquanto não sair da área de grande penalidade.

13. Devido ao facto de o campo estar alagado um jogador coloca a bola ao lado da marca de grande penalidade para a execução desta. Pode fazê-lo?
Não.
Neste caso, o penalti deve ser marcado de botas de água!!!

14. Um jogador marca um pontapé de baliza e a bola transpõe a linha de baliza sem sair da área de grande penalidade. Como deve o árbitro proceder?
O pontapé de baliza deve ser repetido.

Sem comentários: