segunda-feira, novembro 27, 2006

1ª Divisão Distrital da A.F. Viseu - 9ª Jornada


Canas de Senhorim: Pedro, Nelson, Luís André, Simão(C), Fino, Miguel, Rochinha, Tó, Janeiro, Carlitos, Verito
Substituições: Rochinha por Júlio(45’), Luís André por Guilherme(62’), Fino por Ricardo(85’)
Suplentes não utilizados: Fernando, Diogo, Adrião e Polónio
Treinador: Jorge Valente
Santar: Vítor, Jorge Silva, Rui, Luís, Neves(c), Mariano, Marinho, Vítor Hugo, Bruno, Man, Jorge
Substituições: Vítor Hugo por Tójó(53’), Jorge por Filipe(53’), Rui por Fábio(62’)
Suplentes não utilizados: Pio, Lino, Zeca, Eugánio
Treinador: João Pereira
Estádio: Complexo Desportivo
Árbitro: João Cunha
Resultado ao Intervalo: 1-1
Marcadores: Rochinha(2’), Bruno(7’, 83’)), Man(53’), Janeiro(88’)
Acção Disciplinar: Amarelo: Nélson(13’), Jorge(17’), Tó(32’), Bruno(36’), Man(58’)

Este ano o “derby” do concelho de Nelas colocava frente a frente equipas com uma situação classificativa bem distinta. O Santar tinha aqui um jogo decisivo para as aspirações de subida, mas também o Canas tinha aqui um jogo muito importante, até pela importância psicológica de um “derby”.
O Santar apresentou pela primeira vez este ano 18 jogadores, mas começou muito mal, pois logo aos 2’ Rochinha fez o 1-0. Verito marcou um canto que foi ao poste e na recarga o veterano jogador do Canas inaugurou o marcador. O Santar parecia desnorteado e permitia que as bolas paradas do Canas criassem sempre muito perigo. Os cantos e livres de Verito eram simplesmente venenosos. A equipa forasteira conseguiu reagir e Bruno empatou aos 7’, após um bela assistência de Marinho. O nº9 do Santar sozinho frente ao guarda-redes não deu hipóteses. O Santar procurava sempre um futebol mais organizado, enquanto o Canas optava pelo futebol directo. Aos 19’ ficou por marcar uma grande penalidade contra o Santar. Luís fez falta sobre Rochinha, mas o árbitro não marcou. O jogo estava muito repartido. Aos 36’ minutos vai a isolar-se e parece sofrer falta, mas o árbitro nada marcou. Pouco depois Nelson tem uma entrada duríssima sobre Marinho, mas o árbitro João Cunha perdoou-lhe o segundo amarelo e consequente vermelho. Aos poucos o Canas começou a perder eficácia nas bolas paradas e consequentemente a criar menos perigo. O 1-1 ao intervalo era um resultado justo.
A segunda parte trouxe mexidas. Primeiro foi Jorge valente a mexer na equipa logo ao intervalo e pouco depois foi João Pereira a fazer duas substituições de uma só vez aos 53’. O Santar estava a ser ligeiramente superior neste período do jogo e aos 58’ chegou à vantagem. Na marcação de um livre, Man colocou a bola na “gaveta” e colocou o Santar em vantagem. A equipa da casa reagiu e pouco depois desperdiçou uma boa oportunidade por Nelson. Apesar da equipa visitada estar agora em busca do golo o Santar evidenciava um maior controlo do jogo, embora o Canas continuasse perigoso nas bolas paradas. Num canto o Canas ainda pediu golo, mas o corte de Neves foi claramente antes da linha de golo. O Canas passou a arriscar mais e o Santar passou a criar muito perigo no contra-ataque e esteve mesmo perto de marcar, ao enviar uma bola ao poste. Na resposta foi a vez do Canas quase empatar. Estava um jogo louco e aos 83’ Bruno após nova assistência de Marinho fazia o 1-3, fazendo explodir de alegria os adeptos do Santar. O Canas arriscou tudo e por duas vezes o Santar esteve perto do 1-4. O Santar não ampliou a vantagem e sofreu o 2-3. Janeiro apareceu isolado perante Vítor e voltou a dar esperança aos adeptos da casa. O jogo estava de tal forma louco que já no período de descontos Jorge Silva quase fez o 2-4, atirando à trave. Ainda no período de descontos passou-se uma cena lamentável. Bruno ficou lesionado, estando em claras dificuldades, após um choque normal do futebol e as pessoas do Canas não tiveram uma atitude muito correcta. O árbitro deu por terminado o jogo já para lá dos 6’ de compensação que tinha dado e o Santar saiu de Canas com uma vitória justa, num jogo muito emocionante, mas nem sempre bem jogado.
No final do jogo houve uma troca acesa de palavras entre elementos das duas equipas, mas felizmente ficou-se tudo por uma simples troca de palavras que aconteceram com as pessoas a quente. Derby que é derby também ter que ter esta emoção extra.
A equipa de arbitragem cometeu dois grandes erros. Não marcou uma grande penalidade e deveria ter mostrado o vermelho a Nelson ainda na primeira parte. Cometeu ao longo do jogo outros erros, mas erros esses que foram repartidos em “favor” de ambas as equipas.

Sem comentários: