quinta-feira, novembro 16, 2006

Memória Atacante XLII


A principal favorita a conquistar o Europeu feminino de 2005 foi apresentada pela SpicedBLond no dia 3 de Junho de 2005. A Alemanha, Campeã do Mundo, foi dada a conhecer a todos os nossos leitores em mais um post fantástico.
Existem poucas palavras para descrever o trabalho da nossa eterna SpicedBLond!


Alemanha - A Campeã



Como se qualificou



A Alemanha demonstrou ser demasiado forte para as opositoras do Grupo 4, ao garantir facilmente o apuramento para a fase final do EURO 2005 com oito vitórias consecutivas, incluindo goleadas expressivas frente a Portugal.
Portugal, República Checa, Escócia e Ucrânia nada mais puderam fazer do que lutar pelos restantes lugares do grupo. A formação portuguesa foi presa fácil para a formação orientada por TinaTheune-Mayer e perdeu por duas vezes com números expressivos, fora por 13-0 e em casa por 11-0. A Alemanha apontou 50 golos em oito partidas.
As actuais campeãs do Mundo, que também venceram os últimos três campeonatos da Europa, abriram as hostilidades com um triunfo por 5-0 sobre a Escócia, Birgit Prinz - que somou a sua 100ª internacionalização - marcou por duas vezes e Inka Grings apontou um 'hat-trick'.
No jogo seguinte, disputado em Kiev, na Ucrânia, as alemãs chegaram a estar em desvantagem no marcador, mas reagiram bem e bateram as ucranianas por 3-1. Em seguida, a Alemanha defrontou e bateu a República Checa por 4-0. Após uma breve viagem aos Estados Unidos, onde as alemãs conquistaram o Campeonato do Mundo de Futebol Feminino, seguiu-se Portugal, por duas vezes, em duas partidas de má memória paras as lusitanas. Prinz marcou quatro golos na derrota portuguesa por 13-0 em solo germânico e outros três em Portugal, num jogo que terminou com um resultado de 11-0, com cinco tentos de Grings.
Em seguida, a Alemanha venceu em casa a Ucrânia por 6-0, pouco antes de sofrer o seu segundo e último golo nesta fase de qualificação, no 3-1 alcançado na Escócia. As alemãs concluíram esta campanha demolidora com mais um triunfo por 5-0 na República Checa.

Historial da Selecção Alemã



Após ter vencido o Campeonato do Mundo de Futebol Feminino em 2003 e conquistado o terceiro lugar nos Jogos Olímpicos de Atenas, a nação que venceu cinco dos oito torneios europeus oficiais, qualificou-se de forma impressionante, tendo conseguido marcar 50 golos em oito jogos, sem perder qualquer ponto.
A antiga República Federal da Alemanha chegou relativamente tarde ao futebol feminino - que até foi proibido na década de 50 - e no primeiro Europeu, em 1984, não ganhou qualquer jogo na fase de qualificação. Também não esteve presente em 1987 mas, dois anos depois, alcançou o sucesso, batendo a Noruega, por 4-1.
Em 1991, surgiu outro triunfo, sendo a Noruega, mais uma vez, a vítima derrotada na final. Em 1993, a Itália bateu, nas meias-finais, a já unificada Alemanha através da cobrança de grandes penalidades, mas, em 1995, veio a conquista do troféu, com a Suécia a perder, por 3-2. Vitórias em 1997, diante da Itália, e, em 2001, com as suecas, valeram o terceiro título, antes da vitória no Campeonato do Mundo de 2003.
O desejo das germânicas de voltarem a conquistar um campeonato foi ainda mais acentuado depois da derrota com os Estados Unidos, em Atenas, no Verão passado. No entanto, o grande adversário da Alemanha será Suécia, selecção que bateu no Europeu de 2001 e no Mundial de 2003, bem como no jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares nos Jogos Olímpicos e na final do Campeonato da Europa de 1995.
A treinadora Tina Theune-Meyer tem na sua equipa algumas estrelas internacionais, para além de alguns jovens talentos ansiosos por demonstrarem o seu valor num grande torneio - a nova geração deu cartas em Novembro, ao conquistar o Campeonato do Mundo de Sub-19, na Tailândia.



A guarda-redes Silke Rottenberg tem sido habitual desde a década de 90, ao passo que Steffi Jones, Sandra Minnert e Kerstin Stegemann têm entre si 323 internacionalizações. Sarah Günther, do Hamburger SV, e a jogadora do 1. FFC Turbine Potsdam, Inken Becker, são as mais jovens defesas.
Renate Lingor e Pia Wunderlich são as centrocampistas mais experientes, com Melanie Behringer, de 18 anos de idade, e Célia Okoyino da Mbabi, de 16 anos, a entrarem na equipa após a participação no Mundial de Sub-19. Na frente, Birgit Prinz ainda é a imagem de marca do ataque germânico. A Melhor Jogadora do Mundo de 2003 e 2004 venceu todos os títulos existentes, mas continua com a mesma vontade de vencer. A Alemanha conta com um Palmarés Europeu Impressionante tendo sido vençedora em :1989, 1991, 1995, 1997, 2001; semi-finalista em 1993, enquanto que no Ranking Mundial encontra-se em 1º lugar

A Seleccionadora



Tina Theune-Meyer fez praticamente toda a sua carreira como jogadora no SV Grün-Weiss Brauweiler, mas nunca conseguiu ganhar qualquer troféu de destaque. No entanto depois de se tornar treinadora em 1985, rapidamente conheceu o sabor da vitória.
Venceu, como treinadora-adjunta da selecção alemã, os campeonatos da Europa de 1989, 1991, e 1995. Tornou-se treinadora principal em 1996, após o abandono de Gero Bisanz. Desde então venceu o título europeu em 1997 e 2001, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2000 e 2004, e tornou-se campeã do mundo em 2003.
Mas Tina Theune-Meyer é também uma pioneira. Em 1985, tornou-se na primeira alemã a ter o nível profissional do curso de treinadores, foi a primeira mulher a especializar-se em futebol pela Universidade de Desporto de Colónia e também a primeira treinadora a sagrar-se campeã do mundo. Uma carreira espectacular.



A Alemanha chega sem dúvida a este Europeu numa forma fisica e desportiva invejável. Conta com uma moralização, e com a vontade de se sagrar pelo 4º ano consecutivo como Campeã Europeia e por isso mesmo é já apontada como uma séria candidata á vitória.
Esta é uma Seleção já muito habituada ás grandes competições e nem mesmo a a consciência de saber que as seleções escandinavas estão no seu melhor, faz com que esta Alemanha não entre no Europeu com receio. As excelentes jogadoras alemãs, aliado ao excelente palmarés e á fantástica terinadora, torna a Alemanha no topo da vitória do Europeu.
A Alemanha iniciará o campeonato defrontando uma das suas grandes adversárias a Noruega, dia 6 de Junho pelas 18:00 (Hora local) em Halliwell Jones - Warrington.

Sem comentários: