domingo, novembro 12, 2006

Lista de Convocados Para o Jogo Com o Cazaquistão


Na passada quinta-feira foi divulgada pelo Seleccionar Nacional, Luiz Felipe Scolari, mais uma convocatória, desta vez tendo em vista o jogo da próxima quarta-feira, no Estádio Municipal de Coimbra, contra o Cazaquistão. E quando todos pensavam que seriam chamados os suspeitos do costume, Scolari, contra todas as previsões, resolveu surpreender, numa convocatória que teve um pouco de tudo: quatro estreias absolutas, um regresso mais que desejado e outro nem tanto, e quatro inquestionáveis que, de repente, passaram a questionáveis.

Lista de Convocados
* Daniel Fernandes PAOK FC
* Quim SL Benfica
* Ricardo Sporting CP
* Tonel Sporting CP
* Jorge Andrade RC Deportivo SAD
* Miguel Valencia CF
* Manuel da Costa PSV Eindhoven
* Nelson SL Benfica
* Paulo Ferreira Chelsea FC
* Ricardo Carvalho Chelsea FC
* Deco FC Barcelona
* Carlos Martins Sporting CP
* João Moutinho Sporting CP
* Raúl Meireles FC Porto
* Tiago Olympique Lyonnais
* Cristiano Ronaldo Manchester United FC
* Hélder Postiga FC Porto
* Nuno Gomes SL Benfica
* Ricardo Quaresma FC Porto
* Simão SL Benfica

Ao darmos um primeiro olhar a esta lista salta-nos à vista as estreias de Manuel da Costa, Daniel Fernandes, Tonel, Raul Meireles e Nelson, os regressos de Jorge Andrade, Quaresma, Carlos Martins e João Moutinho e, por último, algo que não está na lista, mas que costuma lá estar, ou seja, a ausência de jogadores pertencentes ao chamado núcleo duro da Selecção, como Nuno Valente, Costinha e Maniche.

As Caras Novas
Manuel da Costa – Não é totalmente um estreante nestas andanças, uma vez que havia estado presente na última convocatória, mas com um estatuto de “experiência”. Scolari parece ter gostado daquilo que viu e resolveu chamá-lo novamente. A regularidade com que tem jogado no PSV Eindhoven também veio ajudar este luso-françês, que mal fala português, a continuar nos eleitos de Felipão.

Daniel Fernandes – Aquando da convocatória para o Mundial, Scolari fez referência ao “menino da Grécia”. Muitos pensaram que ele seria o escolhido para substituir Bruno Vale, dado que Scolari afirmou que se tivesse que se socorrer de um outro jogador, ia “fazê-lo buscando nos sub-21”. Mas tal não aconteceu…….
Daniel Fernandes é um dos mais promissores guarda-redes portugueses, e muitos dizem que Mourinho já o tem debaixo de olho.

Tonel – Todos pensavam que seria ele substituto de Jorge Andrade, e até a revista do jornal Record sobre o Mundial, impressa antes da divulgação da convocatória, dava-o como certo nos eleitos de Scolari. Contudo, a escolha do seleccionador recaiu sobre….Ricardo Costa. As suas exibições de Leão ao peito e a sua significativa margem de progressão, já justificavam uma chamada há muito.

Nelson – Uma das grandes promessas do futebol português, que cada vez mais é uma certeza. As suas recentes exibições voltaram a pô-lo na lista de vários clubes europeus e, tendo em conta as ausências de Caneira e Nuno Valente, tem grandes possibilidades de ser titular contra o Cazaquistão.

Raúl Meireles – Um dos jogadores que esteve em evidência na última época. É um jogador com uma margem de progressão considerável, um verdadeiro lutador, que muitas vezes aproveita os espaços para procurar o remate.

Os Regressos
Uns regressos mais esperados e desejados que outros:
Jorge Andrade regressa depois de uma longa ausência por lesão; e que falta ele nos fez!
Ricardo Quaresma está num momento de forma fantástico, todavia este jogador parece não ser muito “amado” por Felipão, que chegou ao cúmulo de não o convocar para o Mundial, depois de este ter sido considerado o melhor jogador do campeonato. Portanto, não seria de admirar que ficasse de fora mais uma vez.
Os outros dois jogadores já demonstraram ser apostas viáveis para o seleccionador, nomeadamente João Moutinho.

Ausências
Sendo que as ausências de Caneira, Petit e Fernando Meira, são devido a lesão, não deixa de ser estranho as ausências de Maniche, Costinha e Nuno Valente, jogadores sem problemas físicos aparentes e que faziam parte do núcleo duro de Scolari. Muitos argumentam que a não convocação destes jogadores se deve a noitadas nos dias de folga dos estágios, o que foi desmentido por Costinha, afirmando que “Se fosse castigo de uma noitada seria para todos”.
No entanto, depois da primeira em derrota em 8 anos em jogos de qualificação, provavelmente estas mudanças eram necessárias.

Curiosidades
* Treze anos depois, a selecção portuguesa, então comandada por Carlos Queirós, volta a ter uma convocatória sem esquerdinos. A última vez que tal aconteceu foi numa partida de apuramento para o Mundial de 94, quando a selecção venceu a Malta por 1-0.
* Scolari anunciou os novos capitães da Selecção A. Os escolhidos foram Nuno Gomes, Jorge Andrade e Cristiano Ronaldo.

Sem comentários: