segunda-feira, novembro 20, 2006

UD Leiria Vs Boavista FC


Estádio: Municipal Dr. Magalhães Pessoa (Leiria)
Assistência: 983 Espectadores
Árbitro: Pedro Proença (AF Lisboa)

O resultado do jogo que opôs a UDL ao Boavista, acaba por nem ser, de todo descabido, apesar da UDL ter jogado melhor. Pecou na concretização (ou na falta dela) e por isso foi castigada.
O Boavista foi uma equipa que se limitou a jogar o que podia, sem criar momentos de perigo. Até Jaime Pacheco reconheceu que a sua equipa não tinha arriscado e que o sistema de jogo utilizado tinha sido “programado” para aquele resultado.

A UDL entrou melhor no jogo e logo aos 5', Slusarsky faz o seu primeiro remate à baliza defendida por Khadim. Paulo Machado também estava irrequieto e, apesar de não ter sido tão influente como de costume, conseguiu fazer o seu trabalho sem mácula (apenas foi substituído quando Domingos entendeu ser necessário refrescar a equipa).

À passagem do minuto 19, o senegalês Sougou protagonizou aquela que foi, sem dúvida, a jogada mais bonita do jogo: com uma fantástica “bicicleta”, o leiriense por muito pouco não abriu o marcador. A bola insistia em não entrar e “beijou” as malhas laterais. O problema de Domingos não se prende com os atletas de que dispõe nas alas. O francês Touré, aos 27', em claro contra-ataque, chegou, sem dificuldades, pelo lado direito do ataque à baliza, desferindo um remate fortíssimo mas sem resultados.

Na segunda metade da partida, o Boavista nem se viu. As maiores e melhores oportunidades de desfazer a igualdade pertenceram aos anfitriões.
Aos 66', Paulo César (que entrara a substituir o polaco Slusarsky), na primeira vez que toca na bola, remata forte, após cruzamento de Éder, mas à barra, para desespero dos leirienses que não viram a bola no fundo das redes e gáudio dos axadrezados...

Ao minuto 78, Sougou cai na área boavisteira. Fica a dúvida se Cissé agarra ou não o senegalês. Grande penalidade? Talve, mas como não consegui acompanhar o lance, não vou tecer comentários à decisão da equipa de arbitragem.

Até ao fim da partida, não se viu mais nenhum lance digno de registo. Foi um jogo morno e que certamente não ficará na memória de ninguém. Valeu pelo ponto conquistado e que permitiu à equipa do Lis a manutenção no terceiro lugar e o início do sonho de voos mais altos.

MELHOR JOGADOR
Sougou não marcou, mas pode-se considerar o senegalês como um dos mais inconformados em campo. O jogador continua a dar que fazer aos defesas adversários.
Além de que aguentou os 90' da partida, após uma grande recuperação do choque sofrido com Kaká, da Académica.





ARBITRAGEM
Não esteve mal, Pedro Proença, no capítulo disciplinar. Ficaram dúvidas num lance em que, supostamente, Sougou é carregado na área, e que seria penalidade. Mas ainda não vi as imagens, por isso não vou fazer comentários acerca do mesmo, como já o disse na análise do jogo.

POSITIVO DO JOGO
* O pontito conquistado sabe a pouco, mas “grão a grão, enche a galinha o papo” e ponto a ponto a UDL já está em terceiro lugar na tabela classificativa. Domingos Paciência considerou, após o jogo, que foram dois pontos perdidos, mas estamos em terceiro e isso agora é que interessa!
* A claque leiriense “Frente Leiria” não se calou durante todo o tempo que durou a partida… são pouco, é certo, mas bons!

NEGATIVO DO JOGO
* Tudo bem que o jogo dava na televisão e o tempo não estava propício a grandes saídas, mas 983 Espectadores é um número muito pobre para um domingo à noite, ainda por cima com duas equipas da Liga principal do campeonato português.




E o Boavista lá vai crescendo, aos pouquinhos, sem fazer grandes exibições e com muito sorte à mistura, depois de um desastre de quatro treinadores que agora parece estabilizar, com o disciplinador Jaime Pacheco.
Em Leiria, o jogo foi bastante interessante, mas sem grandes oportunidades, com as duas equipas muito fechados, e com apenas 1000 pessoas no estádio. Mesmo assim, teve excelentes pormenores técnicos, poucos passes errados, poucas faltas e alguma emoção

Apesar do encontro ter sido equilibrado, o Leiria demonstrou algum domínio e com jogadores que desequilibravam a qualquer momento, por isso foi a que merecia ter ganho, pois foi a única a causar oportunidades de golo.
O Boavista teve falta de confiança na hora de remate e fraquejou quando não devia no meio-campo. É uma equipa afectada psicologicamente e vai precisar de tempo para se reestruturar em campo. O Boavista apenas fez um remate à baliza de Fernando, mas teve mais posse de bola, mais cantos e até mais livres.

As duas equipas apresentaram-se com esquemas bastante iguais, daí o equilíbrio no jogo. No Leiria, Paulo Machado foi o homem do meio-campo que mais desequilibrou, enquanto Touré e Sougou deram bastante trabalho à defesa do Boavista, devido á sua rapidez.
No Boavista o mesmo 4x3x3 da União, sem um homem assumido como nº10. Ricardo Sousa fez um bom jogo, fazendo belos passes. Grzelak e Zé Manel estiveram bem do ponto de vista defensivo, mas a atacar muito sozinhos. Ricardo Silva foi a grande barreira da União, fazendo um jogo sem falhas.

As duas parte foram bastante iguais.
Na primeira, bastante equilíbrio, mas só o Leiria criava perigo. Paulo Machado criou o primeiro lance, num remate que Khadim defendeu para canto. Aliás foi a única verdadeira oportunidade de perigo do primeiro tempo, já que de resto foram as ameaças de Touré e Sougou, que em velocidade ganhavam sempre as laterais do Boavista, principalmente a Mário Silva que atacava mais e dava mais espaço. O jogo estava bastante movimentado, com lances rápidos, mas aos poucos parecia adormecer.

No segundo tempo, mais emoção e mais espaços abertos. O Boavista continuava demasiado encolhido, com algum receio de atacar, e o Leiria agradeceu.
Domingos pôs em campo Harison e Paulo César que abriram mais espaços, que Paulo Machado e principalmente Slusarski. Porvolta dos 20', o grande lance do jogo, com Éder a rematar cruzado e rasteiro do lado direito, Khadim defende para a frente e Paulo César com a baliza deserta, mandou à barra e a bola ainda a pisar a linha da baliza de Khadim.
Pouco depois, Harison desmarca Sougou pela direita, Khadim sai bem aos pés do avançado senagalês, mas a bola sobra para o lado esquerdo da área, onde Paulo César sem guarda-redes decide centrar rasteiro para Sougou, mas Khadim volta a aparecer por trás, evitando o golo de carrinho.
O Leiria pouco mais fez, e o Boavista controlou os últimos minutos, devido á entrada de Kazmierczak que deu mais força ao meio-campo. E foi com o polaco em campo, que a equipa do Bessa teve a melhor oportunidade. Boa jogada de Grzelak pela esquerda, fintando dois adversários, centrou rasteiro, mas Linz não estava ao segundo poste para empurrar a baliza.
Até final destaque para a estreia de Marquinho, o lateral-direito brasileiro, que provou ontem que afinal é um ala e não sabe jogar a lateral. Erro de casting?

MELHOR EM CAMPO
Khadim. Apesar de tudo, foi ele que evitou que o Boavista saísse de Leiria com uma derrota. O guarda-redes senegalês, estreou-se esta temporada à duas semanas frente ao Aves e tenta confirmar o seu potencial. Aos 35 anos, o guarda-redes tem sido chamado à selecção do Senegal e a vida vai-lhe correndo da melhor maneira, podendo fazer a melhor temporada de sempre. Mesmo assim, teve mal em alguns lances, demonstrando-se muito intranquilo e com pouca segurança.



ÁRBITRO
Pedro Proença teve uma excelente arbitragem, com poucas paragens e poucas faltas, e apenas 5 amarelos, 2 por protestos. Dúvidas em dois lances de possível penalty sobre Sougou, que parece não existirem.

POSITIVO DO JOGO
* A disciplina que começa a imperar no Boavista. Desde que chegou Pacheco, a equipa ficou menos faltosa e tem em 3 jornada, apenas 4 amarelos.
* Sougou é realmente um belo jogador, cheio de velocidade e técnica. Ontem foi o melhor dos leirienses.
* Defesa do Boavista que esteve bastante bem face aos ataques do Leiria. Se fosse melhor ajudado pelos médios, não cometia nenhum erro.

NEGATIVO DO JOGO
* A insegurança da equipa do Boavista, que fez com a equipa começasse a ter medo e o meio-campo cedeu, só voltando a subir com Kazmierczak.
* Lucas é o mal da equipa. O médio pouco apareceu, erra imensos passes e não ajuda bem a defesa. Porque insistir num jogador tão banal, e deixa Kazmierczak de fora?
* O público de Leiria, tão pouquinhos...

Sem comentários: