sexta-feira, novembro 24, 2006

Referências estrangeiras do futebol de luso: Alex Bunbury



A referência estrangeira desta semana é um jogador que ficará para sempre no coração dos maritimistas. Falo-vos de Alex Bunbury, conhecido no mundo do futebol simplesmente por Alex, a grande referência do ataque verde-rubro na década de 90.
Alexander Bunbury nasceu na Guiana, em 1967, mas veio ainda criança para o Canadá. Por terras canadianas, começou a dar os primeiros passos na bola e aos 12 anos jogava nas escolas do St.Leonard e, já nessa altura, era convocado regularmente para a selecção do Estado do Quebeque. Alex continuou a evoluir e em 1982 foi convocado para a selecção de Sub-16 do Canadá. Continuou a ser convocado para as selecções jovens do Canadá e em 1985 esteve presente no Mundial de Sub-18 na União Soviética.
Em Agosto de 1986, com apenas 19 anos, e já jogando na equipa sénior do Hamilton Steelers, Alex estreou-se na selecção principal do Canadá num jogo contra a Singapura. Esteve quatro épocas no Hamilton Steelers, onde marcou 28 golos. Em 1990, muda-se para o Toronto Blizzard e logo na época seguinte para o Montreal Supra.
Na época 92/93, Alex tem o ponto mais alto da sua carreira: transfere-se para o West Ham United, da Primeira Liga Inglesa. Contudo, a sua passagem por Inglaterra não foi bem sucedida; em uma época e meia só jogou quatro jogos.

Na reabertura do mercado da época 93/94 era evidente que as coisas não estavam a correr bem e quando surgiu um interesse de um clube português, que tinha estado presente na Taça Uefa nessa época, Alex não hesitou e mudou-se para o Marítimo.
Lembro-me que a sua estreia aconteceu na 13ª jornada, no empate a zero entre o Marítimo e o Estrela da Amadora, onde Alex foi suplente utilizado. Recordo-me de perguntar ao meu tio: “quem é aquele preto?”, e ele responder: “é o Alex”.
Alex já tinha caído no goto dos adeptos e a sua estreia a marcar no campeonato português não podia ser num jogo mais apetecível para eles. A referida estreia a marcar aconteceu num derby regional contra o rival União, onde o canadiano bisou e, embora os seus golos fossem polémicos, uma vez que foram marcados em posição irregular, o mais recente herói do Almirante Reis foi considerado o melhor em campo. Acabou a época como titular indiscutível, marcando mais dois golos, que foram cruciais para a qualificação verde-rubra para a Taça Uefa.
Na época seguinte, fez uma dupla com Paulo Alves, que rendeu 25 golos aos verde-rubro no campeonato. Nessa época, o avançado canadiano entrou para a história do Marítimo ao marcar o golo que colocou a equipa pela primeira vez na final da Taça de Portugal. Era cada vez mais o jogador mais querido dos adeptos e era um jogador a ter em atenção pelos defesas adversários, havendo, inclusive, jogos em que este jogador tinha três jogadores a marcá-lo, mesmo que fosse indirectamente.
Nessa época, a selecção portuguesa defrontou a sua congénere canadiana no Torneio de Skydome, em Toronto. Alex jogou contra os seus companheiros de equipa Vado e Paulo Alves e apontou, inclusivamente, no último minuto da partida, o golo do empate do Canadá.

Nas duas épocas seguintes, fez uma das melhores duplas atacantes do campeonato com Edmilson. Na época 95/96, apesar de ter sido o melhor marcador do seu clube, uma lesão e uma série de maus resultados da equipa verde-rubra, afectou o seu rendimento.
Na época 97/98, o Marítimo passou por sérias dificuldades financeiras e houve grande corte no orçamento. Os verde-rubros apresentaram-se com uma equipa jovem, que muitos perspectivam que iria ter sérias dificuldades para se manter na 1ºDivisão. Felizmente, no entanto, as coisas foram bem diferentes e a experiência do canadiano revelar-se-ia fundamental para a melhor época de sempre da equipa verde-rubra e consequente qualificação para a Taça Uefa.
A sua última época em Portugal, em 1999, foi a sua melhor época de sempre em termos de golos. Marcou 15 golos e foi o 4º melhor marcador do nosso campeonato nessa época. Recordo-me de um episódio engraçado nessa época: no primeiro jogo da segunda volta, frente à União Leiria, Alex foi colocado no banco de suplentes, devido a vir de uma lesão e a não estar a 100%. O jogador, que não estava habituado a esse estatuto, demonstrou estar muito inconfortavelmente sentado. Quando Nelo Vingado, o então treinador do Marítimo, mandou-o aquecer, o canadiano saltou do banco, parecendo que esboçou um sorriso, como a dizer: “já não era sem tempo!” . Alex entrou com a equipa a perder por 1-2 e foi crucial para viragem do resultado, marcando o golo da vitória no último minuto.
Nessa época, abandonou o futebol português, deixando o clube do Almirante Reis órfão de um dos melhores jogadores que já vestiu a sua camisola. Aquando da sua saída, caiu uma imensa tristeza na família maritimista.
Saiu do Marítimo rumo Kansas City Wizards, da Liga Americana, só que a sua passagem pelos Estados Unidos não foi muito bem sucedida. Foi utilizado em apenas 24 jogos, em duas épocas, devido a uma série de lesões que o afectaram. Essas séries de lesões levaram Alex a decidir acabar a sua carreira. A partir daí, dedicou-se ao The Alex Bunbury Elite Soccer Training Program, que se dedica na formação de escolhinhas e, aproveitando a sua experiência pessoal, Alex transmite os seus conhecimentos para os futuros jogadores.
Em 2006, Alex passou a figurar no Canadian Soccer All Of Fame, a maior distinção do futebol canadiano.
Ao escrever este texto foram raros os momentos em que não se sentiu uma certa nostalgia. Para mim, que sou maritimista, é sempre bom recordar o melhor jogador que já vi vestir a camisola do meu clube. Um jogador que, apesar de algo trapalhão, dava tudo em campo e que é simplesmente o melhor marcador de sempre da equipa verde-rubra, com 59 golos. Apesar de já terem passado pelo Marítimo outros goleadores de grande nível, como Toedtli e Gaúcho, nunca nenhum foi tão acarinhado pela massa adepta como o nosso “velho” Alex.

Ficha Técnica:
Nome: Alexander Bunbury
Data de Nascimento: 18/06/1967
Naturalidade: Playsance, Guiana
Nacionalidade: Canadiano
Posição: Avançado
Clubes que representou: Hamilton Steelers, Toronto Blizzard, Montreal Supra, West Ham United, Marítimo e Kansas City Wizards
Internacionalizações: 65 (16 golos)

Palmarés:
Finalista da taça de Portugal
Melhor jogador estrangeiro a actuar em Portugal na época 94/95
1 Mls Cup
1 Mls Supporter’s Shield

Sem comentários: