segunda-feira, novembro 20, 2006

Marcar passo


Local: Oliveira de Frades
Competição/Jornada: Divisão de Honra da AF VISEU/ 8ª Jornada
Assistência: 350 pessoas

O Académico de Viseu voltou a marcar passo na corrida à subida de divisão empatando a uma bola no terreno do Oliveira de Frades, com uma exibição a roçar o sofrível valendo-lhe os empates caseiros de Sporting de Lamego (com o Lamelas(!)) e do Mangualde (com o Cinfães) para não se atrasar ainda mais na luta pela promoção.


Gostava muito de lhes falar de qual as tácticas utilizadas pelas duas equipas mas isso é quase uma missão impossível tendo em conta que foi um jogo com muita luta a meio campo com o Académico, que é a equipa que me interessa, a não conseguir, ou a não saber, colocar a bola no chão e desse modo dar algum espectáculo a alguém, e aqui estou a falar de mim, que fez imensos quilómetros para poder ver aquelas camisolas em acção. Gostava também de vos poder dar a constituição das equipas mas infelizmente nem o site do meu clube as fornece. Enfim…

Tudo o que eu escrever em baixo sobre o trabalho do árbitro não invalida o que vou dizer agora, ou seja, o empate foi justo!

POSITIVO DO JOGO: A prata da casa. Numa equipa que pareceu sempre à deriva sobressaíram Calico e Santiago dois jovens que actuavam, enquanto o tribunal os deixou, nas camadas jovens do clube na época passada. O caminho só pode ser este, ou seja, dar oportunidades a jovens que sentem aquela camisola, que tão mal tratada tem sido nos últimos anos, de uma maneira muito especial.

NEGATIVO DO JOGO: A pressão sobre o árbitro. Eu sei que acontece em todos os jogos, em todos os escalões e em todas as competições mas nas distritais isso nota-se mais. Houve gente no campo do GDOF que ali se deslocou apenas e só com o intuito de achincalhar a equipa de arbitragem. Houve inclusive um senhor de idade avançada, que não fez outra coisa senão “seguir” um dos auxiliares do princípio ao fim do jogo chamando-lhe todos os nomes possíveis e imaginários oferecendo-lhe, inclusive, pancada. Coincidência, ou não, foi esse auxiliar que assinalou um fora de jogo numa jogada que daria o 2 a 1 para o Académico.

O MELHOR DO ACADÉMICO: Santiago. O defesa direito do AVFC trabalhou imenso. Não deu um único centímetro ao melhor jogador do Oliveira de Frades e foi quase sempre ele a criar desequilíbrios lá à frente. Incansável! Espectacular!

ARBITRAGEM: No golo do Académico (livre directo apontado por Carlos Santos) assinalou uma falta que me deixou algumas dúvidas. Grandes penalidades como aquela que ele marcou (e que deu o empate aos visitados) vi várias na área do Oliveira de Frades. Assinalou ainda um fora de jogo a um jogador academista que faria o 2 a 1quando esse mesmo jogador vinha de trás. No entanto, e tendo em atenção tudo o que disse em cima sobre a pressão exercida, estes árbitros que apitam, ou tentam apitar, nestas condições tem que ser considerados heróis.


Resultados:



Classificação:

Sem comentários: