segunda-feira, novembro 27, 2006

Belenenses Vs FC Porto

Local: Lisboa
Estádio: Restelo
Assistência: 7.000 Espectadores
Árbitro: Olegário Benquerença

É raro, muito raro mesmo, ver-se um equipa a jogar sozinha em campo, mas aconteceu ontem à noite no Restelo, onde o Belenenses «faltou à convocatória» para o jogo com o FC Porto, deixando depender dos Dragões tudo o que aquela partida poderia trazer...

Sem surpresas no «onze» de Jesualdo Ferreira, onde Fucile parece ter ganho definitivamente o lugar a Marek Cech, o FC Porto viu-se e desejou-se para conseguir jogar bom futebol em apenas 1/4 do campo, aquele onde o Belenenses fazia todo o seu jogo, abdicando de tentar contra-atacar como devia ser. Zé Pedro foi o único elemento Belenense a tentar dar algum fôlego aos Azuis do restelo, mas contra a força do campeão nada havia a fazer...
A exibição dos Dragões não teve o brilho de outras vezes, contudo a fibra e a raça de Campeão estiveram sempre bem vincadas e por diversas vezes o FC Porto pôde colocar-se em vantagem.
Aos 7', Ricardo Quaresma apontou um canto directo e pareceu ter conseguido o golo, contudo Helder Postiga tratou de devolver a bola para a linha de baliza e o árbitro Assistente não confirmou o tento.
Mais tarde foi Pepe que, numa confusão na área Belenense, atirou a bola com estrondo à barra da baliza de Marco Gonçalves e, foi sem qualquer surpresa que aos 41', o FC Porto finalmente chegou à liderança no marcador. Um lance de insistência dos Dragões, com Bruno Alves, em posição legal, a disputar um lance com o GR do Restelo e a bola a sobrar para o oportunismo do Ponta de Lança do momento, Helder Postiga! Foi o seu 7º golo da época, permitindo-lhe cimentar a liderança dos Marcadores da Liga Bwin.

Na etapa complementar, o FC Porto esperou pela reacção do Belenenses, que estranhamente nunca surgiu, ficando o melhor do encontro guardado para a área de Marco Gonçalves. Postiga e Lizandro Lopez estiveram perto de ampliar a vantagem dos Dragões e Ricardo Quaresma, num Centro/Remate, quase surpreendeu o GR da casa, mas o resultado estava já feito.

O restante tempo de encontro foi o gerir de jogo e de energias pelo FC Porto, já que o adversário nada fez para alterar o rumo dos acontecimentos...

MELHOR EM CAMPO
PEPE foi um verdadeiro Imperador na Defesa Portista, contribuindo ainda com alguns pormenores de pura classe e algumas investidas à àrea adversária, a fim de criar o pânico na Defesa Belenense. Em Sistemas de 3 ou 4 Defesas, este Brasileiro é um Central de enorme qualidade e em franca evolução, que continua a cimentar a sua posição no panorama do futebol Nacional e Europeu. Ainda alguém consegue pôr em causa o seu enorme valor?

ÁRBITRO
OLEGÁRIO BENQUERENÇA efectuou um trabalho tranquilo, sem grandes sobressaltos, contudo no lance de Ricardo Quaresma a bola parece estar dentro da baliza. Pelo menos temos a certeza da Coerência deste árbitro, pois em caso de dúvida já vimos que os seus Assistentes nunca apontam para o centro de terreno! Matou um «borrego» e, é caso para se dizer que "Também está bem"!

POSITIVO DO JOGO
* A boa gestão de jogo do FC Porto. Mesmo sem ter realizado uma exibição de sonho, os Dragões transmitem sempre uma enorme Segurança.
* A total recuperação de Postiga. Óptimo para ele, para o FC Porto e para Portugal, desde que Scolari assim o pense...
* Bosingwa. Ao que parece fez-lhe bem o castigo aplicado por Jesualdo Ferreira, pois surgiu muito mais Seguro, Sereno e Inteligente. Características Técnicas e Físicas nunca lhe faltaram, mas se conseguir manter este nível de Inteligência de jogo, posso perfeitamente afirmar que terá um Futuro muito risonho no Futebol Português e Europeu, sem dúvida!
* Zé Pedro, pois no meio do marasmo Belenense, o Extremo Português conseguiu destinguir-se dos restantes companheiros.
* Os Super Dragões uma vez mais. Sem dúvida que o «castigo» também parece ter-lhes feito bem a estes... Grande Apoio e muita alegria na Bancada onde estiveram presentes os Adeptos Portistas!

NEGATIVO DO JOGO
* Belenenses e Jorge Jesus. Um Treinador que sempre apreciei, mas que desta vez nada conseguiu fazer para contrariar o poderio dos Dragões. Uma autêntica «nulidade», ainda por cima para quem dizia que ía jogar contra o FC Porto «Olhos nos Olhos»...

Sem comentários: