quarta-feira, novembro 22, 2006

CSKA Vs FC PORTO

Local: Moscovo
Estádio: Lokomotiv
Assitência: 28.000 Espectadores
Árbitro: Kyros Vassaras (Grécia)

Frio de rachar, um adversário ultra-motivado, pelo título de Campeão da Rússia conquistado esta semana e pela sua prestação imaculada na Champions League e, um Público em euforia pronto para projectar para a Europa os festejos «caseiros». Eis os ingredientes que o FC Porto teve de entrentar em Moscovo, contudo a Raça, o Querer, a Organização e a Ambição dos Dragões superaram todas as adversidades!

Apostando no mesmo «onze» de Hamburgo, Jesualdo Ferreira deu ordens a Quaresma e Lisandro Lopez para jogarem bem «abertos» nas alas, não permitindo a Krasic e Zhirkov o mesmo fulgor que tiveram aqui no Estádio do Dragão . Raul Meireles, ao contrário do jogo de Hamburgo, fixou-se mais junto de Paulo Assunção, ajudando a anular o perigo Russo, que eventualmente vinha de Dudu Cearense e claro, Daniel Carvalho.

Ao contrário do jogo disputado no Porto, os Azuis e Brancos tiveram a pontinha de sorte que é necessária nestas grandes competições e, à primeira oportunidade, aos 2' de jogo, uma fantástica triangulação entre Postiga, Lisandro Lopez e Quaresma, permitiu a este último inaugurar o marcador!
A partir daqui e com a confiança em alta, os Dragões foram imperiais e majestosos, liquidando todas as esperanças do CSKA Moscovo em conseguir um resultado positivo...
A 1ª parte foi verdadeiramente impressionante e o FC Porto, ora em transições rapidíssimas para o ataque, ora em lances de bola parada, foi espalhando o pânico junto da baliza de Akinfeev. Postiga, «Licha» e Pepe estiveram muito perto de ampliar o resultado, mas a sua azelhice e o próprio GR Russo não o permitiram.
Na 2ª metade, o CSKA Moscovo tentou vir para cima dos Dragões, contudo a maturidade dos jovens talentos Portistas é cada vez maior e nunca se deixaram atemorizar pela revolta do «Kremlin». Os jogadores do FC Porto mantiveram-se sempre unidos em campo e aos poucos foram retomando de assalto a baliza adversária.
Aos 61' finalmente Lucho Gonzalez, um dos melhores em Moscovo, sentenciou a partida! Jogada de Quaresma pela direita, atraindo dois defesas Moscovitas e cruzando a bola para «Licha», que fez a sua 2ª assistência da tarde, desta feita para o seu compatriota, que com um remate colocado de fora da área, não perdoou!

O FC Porto foi superior em tudo ao CSKA Moscovo, ao frio, ao Ambiente frenético dos Adeptos Russos, enfim, foi absolutamente ENCANTADOR!
A luta pelo apuramento está ao alcance dos Portistas e seria com enorme tristeza que esta magnífica competição, como é a Champions League, poderia ver uma equipa coma qualidade dos Dragões afastada da próxima fase. É hora de vingar a derrota Londrina e, quem sabe, afastar os Gunners e Vice-Campeões Europeus da CL...

MELHOR EM CAMPO
Ricardo Quaresma esteve novamente em grande, contudo LUCHO GONZALEZ foi o elemento que mais mereceu a distinção! Com Meireles mais perto de Paulo Assunção, o Argentino gozou de maior liberdade no seu raio de acção, sendo frequente vê-lo em todo o lado e claro, a sua Classe fez o resto! Mais um grande golo nesta edição da Champions League, o seu 3º em 5 jogos!
É, no entanto, justo referir que no meio de tantas boas exibições dos jogadores Portistas, foi muito difícil destacar apenas um...

ÁRBITRO
Kyros Vassaras fez um trabalho sereno, com a ajuda de todos os intervenientes. Como habitualmente tivemos um lance muito discutível. Logo no início da 2ª parte, Wagner Love caiu em plena área Portista, por suposta acção de Pepe. Vendo as imagens televisivas, dá a clara sensação que Pepe toca no Avançado do CSKA, ficando por isso uma GP por assinalar contra a equipa Portuguesa.

POSITIVO DO JOGO
* O regalo de vermos Bom Futebol! Obrigado FC Porto pelo magnífico jogo!
* O Fair-Play Russo perante a incapacidade da sua equipa em superar a Classe dos Dragões.
* Daniel Carvalho e Yuri Zhirkov. Que fazem eles ali na Rússia?...

NEGATIVO DO JOGO
* A clara «falta de pernas» dos jogadores do CSKA.
* O estado da Relva. O rigoroso Inverno Russo não perdoa...
* As imensas oportunidades desperdiçadas pelo FC Porto. A este nível, isso pode sair muito caro...

Sem comentários: