sexta-feira, novembro 24, 2006

O Derby: Canas de Senhorim - Santar


No próximo domingo realiza-se no Complexo Desportivo de Canas de Senhorim mais um derby concelhio na 1ªdivisão distrital. Este acaba por ser um derby especial devido à luta de Canas de Senhorim para ser concelho, abandonando assim o Concelho de Nelas. Com o Nelas desde à algum tempo a jogar em divisões superiores, o derby do Concelho passou a ser este.

Antevisão:
Após 8 jornadas o Canas de Senhorim lidera, enquanto o Santar é apenas oitavo, a 10 pontos do rival. Este será um jogo decisivo para a equipa da vila de Santar, mas também muito importante para a equipa da vila de Canas de Senhorim. Apesar do Canas estar melhor classificado tudo pode acontecer e até aposto na vitória do Santar(embora seja suspeito para o fazer )

Os confrontos recentes entre estas equipas no Complexo Desportivo em Canas de Senhorim:

2004/05: Canas de Senhorim 2 Santar 3
No ano em que o Santar se sagrou campeão, a equipa na altura treinada por Paulo Sant’Ana deslocou-se ao terreno do vizinho num dia de sol e até calor a 13 de Fevereiro de 2005. Foi um bom jogo, repleto de emoção. O Santar colocou-se em vantagem aos 12’ por Dani e aos 29’ foi Mariano a fazer o 0-2. Aos 31’ Gulherme reduziu para 1-2 e ouviu-se no Estádio um pouco de música “Maria Albertina como foste nessa de chamar Vanessa…”. Contudo a felicidade dos da casa durou pouco pois Marcelo após grande jogada fez o 1-3 aos (32’). O Santar desperdiçou muitas oportunidades e no final acabou por sofrer. Mané foi expulso aos 85’ e o Canas reduziu para 2-3 por Marco já nos descontos. Foi uma vitória fundamental na conquista do título.

2003/04: Canas de Senhorim 1 Santar 1
No dia 9 de Novembro as equipas jogaram debaixo de chuva e repartiram os pontos. O Canas estava a fazer um campeonato desastroso, mas conseguiu um novo alento com este empate à 6ª Jornada. André, capitão do Canas marcou para os da casa. Bruno marcou para o Santar. O Santar terminou o jogo com 10 após expulsão de Birra.

2002/03: Canas de Senhorim 3 Santar 2
À 5ª jornada do dia 3 de Novembro de 2002 realizou-se talvez o jogo mais excitante entre estas duas equipas. Numa tarde de Sol e com uma péssima arbitragem os muitos espectadores(não sei se nesse dia não estariam lá mais adeptos do Santar que de Canas) assistiram a um excelente jogo, cheio de emoção e incerteza no resultado. O Canas de Senhorim colocou-se a vencer por 2-0 com dois golos de André. Pouco depois do segundo golo Zé Paulo foi expulso e o Santar ficou a jogar com 10 jogadores, mas incrivelmente a equipa passou a dominar o jogo. Numa exibição fabulosa o Santar chegou ao empate com dois golos do médio centro e capitão Mariano. A equipa forasteira esteve muito perto de chegar ao 2-3, mas perto do final André aproveitou um erro do guarda-redes do Santar e fez o 3-2 e o seu hat trick. Apesar de derrota os muitos adeptos do Santar ovacionaram a equipa por o grande jogo que realizaram com um jogador a menos.

2001/02 - Canas de Senhorim 2 Santar 0
Jogo da 2ª volta, jornada 15 disputada a 20 de Janeiro de 2002. Na primeira volta logo à 3ª jornada o jogo em Santar foi interrompido por invasão de campo e o Santar passou a época com seis jogadores suspensos por 1 ano, tendo muitas vezes que recorrer ao guarda-redes para jogar como avançado(chegou a marcar dois golos) e ainda assim lutou até perto do final pela subida. No jogo em Canas a equipa da casa foi superior e conseguiu uma vitória tranquila. Este terá sido dos jogos Canas – Santar mais tranquilos da história, onde apenas foram mostrados 2 amarelos.


Esta época espera-se mais um jogo emocionante de preferência sem casos, mas que começa mal, com a nomeação de um árbitro da categoria mais baixa da A.F. Viseu. Uma falta de respeito por um jogo com esta importância.

Sem comentários: