sábado, novembro 25, 2006

Clubes Atacantes - Club Esportiu Principat

CE PRINCIPAT

O clube de hoje é do minusculo país de Andorra, um país daqueles que achamos que apenas existem em contos de fadas, de reis e principes, pela pequenês do mesmo e do facto de parecer que toda a gente vive bem e são todos amigos. O que às vezes não corresponde à realidade.
Conseguiu ser aceite na UEFA, quer em selecções quer em clubes, e Portugal tem boas lembranças de jogos a nivel de seleccionado. Em relação aos clubes não há registo de participações entre os dois países, sejam particulares ou oficiais. Em parte porque os clubes andorrenhos nunca passam da pré-eliminatória da Taça UEFA e os nossos só entram mais tarde.



O CE Principat é um clube que nasceu em 1989, fundado na cidade-capital de Andorra la Vella, por Josep Pichel, dono de um restaurante da zona.

O primeiro nome do clube era para ter sido Real Madrid, em honra do grande clube espanhol, mas obviamente foi recusado pelas entidades oficiais, principalmente pela confusão que daí adviesse.

Após algumas discussões o nome ficou aquele pelo qual é conhecido, o Club Esportiu Principat, embora eles próprios se denominem e sejam reconhecidos pelas demais equipas como: “Os adeptos do Real Madrid do Restaurante do Charlie”.
O orçamento do clube é de 500,000 pesetas ou 3,400 Euros, metade angariado pelos jogadores e a outra metade doada pelo Restaurante.

A primeira competição oficial de Andorra foi a Taça Constituição que foi criada em 1991 e ganha pelo FC Santa Coloma, depois o CE Principat ganhou 8 anos consecutivos a mesma, desde 1992 a 1999, embora oficialmente os anos de 1992 e 1993 não sejam atribuidos ao clube. A única informação que aparece no site oficial da federação é que não foi atribuido nesses dois anos, embora tenha sido o CE Principat o vencedor.

Já o campeonato só foi organizado oficialmente em 1996, com o FC Encamp como primeiro vencedor, só que nos 3 anos seguintes o titulo pertenceu ao CE Principat.

Com a vitória no campeonato de 1997 tornou-se o primeiro clube andorrenho a participar nas competiçoes europeias, através da Taça UEFA, uma vez que nesse ano os campeões de paises sem expressão futebolistica eram logo enviados para essa competição.
O sucesso da entrada nas competições europeias contudo deixou o presidente, do clube, preocupado, uma vez que começou a pensar em como receber as grandes falanges de adeptos dos clubes estrangeiros que ali se deslocassem. Convém não esquecer que o clube tem normalmente uma media de 350 espectadores e com esta entrada passou a 800 espectadores, apenas neste jogo europeu.

Todos os jogadores são amadores e têm empregos a tempo inteiro, e como tal têm de pedir para faltar quando disputam o jogo fora de casa das competições europeias.

Entre os jogadores, temos por exemplo, um instrutor de condução, um agente de viagens, um restaurador, etc. O próprio presidente do clube é cabeleireiro e fecha sempre a loja para acompanhar a equipa.

Assim em 1997, calhou em casa, na primeira pré-eliminatória com o Dundee United, com um resultado final de 0-8 a que se juntaram 0-9 na Escócia, que deu 0-17 nesta sua primeira aventura europeia.
No ano seguinte nova humilhação, desta feita aos pés do Ferencváros da Hungria com 1-8 e 0-6. O destaque positivo foi a marcação de um golo, que coube a José Ramon Pascual III e que ficará para a história como o primeiro jogador andorrenho a ter marcado um golo nas competições europeias.

Parecia haver uma melhoria no futebol praticado mas foi pura ilusão, em 1999 o clube foi pela terceira vez consecutiva à UEFA e perdeu com os Noruegueses do Viking por 0-7 e 0-11.

Entrou então numa fase negativa, mesmo a nivel interno e nunca mais ganhou um titulo até 2004, ano em que voltou a conquistar o campeonato. Mantendo-se como líder dos vencedores com 4 titulos, nos 11 anos de vida do mesmo.
Conta ainda nas suas fileiras com o ex-avançado do FC Barcelona, Julio Lucendo, veterano que jogava no campeonato regional da Catalunha, mas que espera passaporte andorrenho uma vez que a sua mulher é natural de Andorra.

Jogam no Estádio Comunal, com vista para os Pirinéus, com capacidade para 1000 pessoas.

Palmarés:

4 vezes Campeão de Andorra: 1997, 1998, 1999 e 2004

8 vezes Vencedor da Taça Constituição: 1992, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998 e 1999

Sem comentários: