sábado, novembro 11, 2006

Futebol Feminino XXXI


Selecção Nacional
Portugal - Bélgica 1-4
A Selecção Nacional Feminina ‘A’ saiu derrotada (1-4), este sábado, do jogo de carácter particular que disputou no Estádio Municipal do Cartaxo, diante da Bélgica (33ª classificada do Ranking FIFA, onze lugares acima de Portugal).

Num jogo que à partida já se antevia difícil, a Equipa das Quinas acusou o estado excessivamente pesado do terreno, em virtude da chuva que caiu antes e durante os 90 minutos, e viu-se em desvantagem ainda antes do primeiro quarto-de-hora, depois de um golo apontado por Kristel Verelst, jogadora que viria a bisar à passagem da meia-hora de jogo.

O encontro acabou por ficar sentenciado ainda durante a etapa complementar, quando Marlies Verbruggen fez o terceiro tento belga e tornou a tarefa lusa de alcançar um resultado positivo praticamente impossível.

Nos segundos 45 minutos, as atletas nacionais tudo fizeram para chegarem, pelo menos, ao golo de honra, o que acabaram por conseguir, já perto do final, quando Paula Cristina converteu uma grande penalidade. Pelo meio, as belgas haviam ampliado a vantagem, por intermédio de Senke Maes (75’).

No final do jogo, José Augusto falou ao fpf.pt: “Parece-me que o resultado final apresenta um desnível excessivo em relação àquilo que as duas selecções apresentaram. Estivemos melhor na segunda parte, mas a verdade é que as nossas atletas ressentiram-se do estado muito pesado do terreno, que acabou por prejudicar a equipa mais tecnicista [Portugal]. A Bélgica adaptou-se melhor ao relvado, até porque este fez sobressair o seu futebol mais directo e físico. Estou satisfeito com as nossas jogadoras, que tiveram um comportamento exemplar”, referiu o responsável técnico luso.

Entretanto, o início do jogo entre lusas e belgas ficou marcada com a entrega, por parte do Director da FPF, José Cavaco, da placa comemorativa da 75ª internacionalização a Paula Cristina, que completou esta importante marca no passado dia 28 de Setembro, no jogo frente à Islândia, em Lisboa.

Recorde-se que a Selecção Nacional Feminina ‘A’ vai ficar a conhecer, no próximo dia 13 de Dezembro, pelas 13h00 (14h00, em Nyon, na Suíça, na Sede da UEFA), os seus adversários na fase de apuramento para o Campeonato da Europa Finlândia-2009.


Ficha de Jogo
Jogo de carácter particular.
Estádio Municipal do Cartaxo.
Resultado: Portugal 1-4 Bélgica.
Resultado ao intervalo: Portugal 0-3 Bélgica.

Árbitra: Márcia Pejapes (AF Leiria).
Árbitras Assistentes: Maria João Freire (AF Lisboa) e Cátia Duarte (AF Aveiro).
4ª Árbitra: Ana Brites (AF Santarém).

PORTUGAL: Neide Simões, Carla Monteiro, Sofia Ferreira, Cátia Reis, Rita Carneiro (Carolina Mendes, 45’), Edite, Paula Cristina (cap.), Liliana Martins (Catarina Sousa, 45’), Francisca Martins, Cláudia Neto e Ana Valinho.
Suplentes não utilizadas: Jamila Marreiros e Joana Carvalho.
Treinador: José Augusto.
Golos: Paula Cristina (89’).
Disciplina: cartão amarelo exibido a Edite (73’).

BÉLGICA: Gave Zan Coucke (Tajia Vandenhauwe, 45’), Adeline Mebard (Evelin Stoffels, 76’), Imke Courtois, Nadia Permul (Annelies Timmermanf, 59’), Hanne Vandegoor, Aline Zeler, Marlies Verbruggen, Senke Maes (cap.), Kristel Verelst, Lenie Onzia (Sophie Mannaert, 59’) e Maud Coutereels.
Treinadora: Anne Noe.
Golos: Kristel Verelst (13’ e 31’), Marlies Verbruggen (41’) e Senke Maes (75’).
Disciplina: Cartão amarelo exibido a Senke Maes (63’) e Kristel Verelst (88’).
In www.fpf.pt


Uefa Women’s Cup
Meias-Finais – 1ª mão
Brondby – Arsenal 2-2
Estádio:
Brondby Stadion
Marcadoras: 0-1 Kelly Smith(9’), 1-1 Maiken Pape(17’), 1-2 Kelly Smith(49’), 2-2 Lene Jensen(59’)

Kolbotn – Umea 1-5(veja o vídeo do jogo)
Estádio: Sofiemyr stadium
Marcadoras: 0-1 Hanna Ljungberg (2), 1-1 Trine Rönning (35), 1-2 Lise Klaveness (54), 1-3 Marta (67), 1-4 Hanna Ljungberg (77), 1-5 Marta (89)


Portugal
Próxima jornada – 6ª – 12/11/06
Boavista – Escola
1º Dezembro – Fonte Boa
Murtoense - Várzea


Alemanha
(Frauen-Bundesliga)6ª Jornada
Brauweiler Pulheim - Turbine Potsdam 1-2
Duisburg - Bayern München 3-0
Heike Rheine - Freiburg 0-3
FFC Frankfurt - Essen-Schönebeck 2-1
Bad Neuenahr - Crailsheim 2-2
Hamburger - Wolfsburg 0-0

As principais equipas não defraudaram as expectativas e venceram.
O Turbine sentiu dificuldades no terreno do último classificado. Esteve a vencer por 0-2 com golos de Draws e Isabel Kerschowski, mas acabou o jogo a sofrer depois do 1-2 por Balzer. Com esta vitória a equipa já subiu ao 4º lugar, mas a 5 pontos dos líderes.
O Duisburg venceu sem dificuldades Bayern Munchen e continua na a lutar com o FFC Frankfurt.
No jogo grande da jornada o FFC Frankfurt venceu o Essen-Schönebeck por 2-18na foto Steffi Jones, nº 22). As equipas apresentavam-se para este jogo em igualdade pontual. Este jogo teve uma parte final emocionante. Aos 71’ a nº10 Renate Lingor fez o 1-0 na marcação de um livre. Aos 87’ Chojnacki empatou o jogo, mas aos 89’ Kerstin Garefrekes deu a vitória à equipa da casa.

Melhores Marcadoras:
7 golos: Célia Okoyino da Mbabi (Bad Neuenahr) e Birgit Prinz (Frankfurt), Kerstin Garefrekes (Frankfurt
6 golos: Petra Wimbersky (Frankfurt)


Inglaterra
(Women’s Premier League)
Blackburn - Everton 2-3
Chelsea - Fulham 2-1
Leeds - Sunderland 5-2
Bristol - Sunderland 5-1
Cardiff - Blackburn 0-2 (jogo em atraso)

O Leeds United continua a surpreender e desta feita goleou o Sunderland por 5-2. Lucy Ward bisou enquanto Burk, McArthur e Sue Smith(foto) marcaram os restantes. Com este resultado Leeds está apenas a 2 pontos do Arsenal.
O Everton depois do péssimo início de época continua a não convencer. Na deslocação a Blackburn as “toffees” estiveram a vencer 0-2, mas permitiram que a equipa da casa empatasse. Valeu à equipa de Liverpool o golo no tempo de compensação da jovem de 16 anos Faye McCoy.
Na próxima jornada joga-se o Charlton – Leeds e se uma das equipas vencer passa para a frente do campeonato, visto que o Arsenal não vai jogar por causa da 2ª mão da Uefa Women’s Cup.

Espanha
(Superliga) – 7ª Jornada

Lagunak - A. Madrid 0-3
Barcelona - Rayo Vallecano 1-1
Levante - Torrejón 3-2
Oviedo - Athletic 2-2
T. Alcaine - Espanyol 2-5
Sevilla - Puebla 3-2
Sporting Gijon - Real Sociedad 1-1

O Levante lidera o campeonato com 7 vitórias em 7 jogos. O campeão em título, o Espanyol segue a 3 pontos. O Athletic Bilbau campeão em 2004-05 empatou no terreno do Oviedo e está no terceiro lugar a 4 pontos do líder. O Sevilha que na época passada perdeu o título na última jornada, apesar da igualdade pontual, está no 4º lugar, mas já a 8 pontos do líder. Seguem-se o Rayo Vallecano e o Barcelona.

Melhores Marcadoras:
10 golos: Auxi(Sevilha)
9 golos: Adriana(Espanyol)

Breves:
- Peace Queen Cup(Coreia do Norte) – Estados Unidos venceram a competição, ao baterem na final o Canadá por 1-0.
- Kopparbergs/Göteborg(Suécia) – A equipa de Gotemburgo renovou com Martin Pringle(treinador) e com várias jogadoras, das quais se destaca a estrela Lotta Schelin.
- Umea IK(Suécia) – A Brasileira Marta ainda não renovou e fala-se do interesse do FC Indiana(Estados Unidos) e de duas equipas da Alemanha(pensa-se que uma delas será o FFC Frankfurt). Anne Makinen recusou a proposta do FC Indiana, mas dificilmente vai continuar no Umea. Fala-se que poderá sair para o AIK Estocolmo. O mesmo destino poderá ter a outra finlandesa da equipa Sanna Valkonen.
- Kolbotn(Noruega)- Ingvild Stensland, capitã de equipa pode estar de saída para o Umea IK.
- Linköpings(Suécia) – A equipa renovou finalmente com Hedvig Lindahl, pretendida por Umea, e Arsenal. A equipa procura a contratação de algumas estrelas e entre os nomes falados estão Hanna Ljungberg(Umea) e Asthildur Helgadottir(Malmö)
- Selecção da Alemanha: Sílvia Neid convocou para o particular frente ao Japão a jovem Bianca Schmidt de 16 anos que representa o Turbine Potsdam.

Até para a semana

Sem comentários: