sábado, novembro 18, 2006

Parabéns... a NÓS!

Pois é... Chegou o dia de mais um aniversário. E como é hábito quando se faz anos, é tempo de balanços, de formular desejos, etc. O Futebol de Ataque completa hoje dia 18 de Novembro de 2006, às 9h da manhã, 2 anos de existência!...

Foi em Novembro de 2004 que NSC (Nuno Cardoso), Estrela (Gustavo Teixeira), SpicedBlond (Daniela Godinho), João (João Fonseca), João Ribas e PRM (Paulo Matias) iniciaram um projecto que teria como objectivo a troca salutar de opiniões entre 6 pessoas que sempre se respeitaram, apesar de alguns "choques de opinião". Estes seis jovens estavam longe de imaginar os efeitos que este Blog teria e ainda onde iria chegar.

Aquando do primeiro post deste espaço de opinião, foi referido que "O corpo editorial deste blog é constituído por adeptos comuns, do futebol em geral, mas com a sua cor clubística assumida. Pretendemos uma opinião plural, em que todas as vozes são ouvidas."

Foi assim que começaram a entrar para o corpo editorial do Blog adeptos dos mais variados clubes, tentando o Futebol de Ataque dar voz a qualquer clube que tenha dificuldade em tê-la. Neste momento podemos orgulhar-nos de contar nos nossos quadros com a representação de 29 clubes!

Ao longo destes dois anos criou-se um espírito entre os elementos do Blog que ultrapassou as fronteiras do imaginável. Pessoas que nunca se haviam conhecido pessoalmente fizeram centenas de quilómetros para Encontros entre elementos do FA, fomos ver jogos de futebol em conjunto, tertúlias animadas regadas por uns copos de cerveja, etc, etc, etc. O que fica entre todos é o enorme espírito de amizade e camaradagem que por incrível que pareça um Blog sobre futebol consegue criar..

Em dois anos muita coisa aconteceu. Entraram muitas pessoas e saíram algumas, embora se mantenham para sempre na nossa "memória de blog". Em dois anos fomos aumentando quase que diariamente a vasta lista de links relacionados com futebol, o que faz com que neste momento tenhamos para cima de 3.000 Links referenciados. Assumimos que não deverá existir no mundo um site sobre futebol com tantas referências.

Do início da nossa aventura há no entanto um marco também ele histórico, tristemente histórico. O falecimento da nossa fundadora SpicedBlond, a nossa querida Daniela que, vítima de leucemia, deixou orfão o Futebol de Ataque. Este triste momento marcou-nos a todos, uniu-nos ainda mais e deu-nos a todos força para concretizar o sonho que a Daniela tinha para este espaço: "Este Blog será um dia o maior e melhor de Portugal." Desde o mês do seu falecimento (Outubro de 2005) até este momento, temos assistido a um crescimento no número de visitas, apenas quebrado pelo natural período de férias, como podem comprovar pelo gráfico abaixo.
Temos o prazer de dizer que até ao momento, desde 18 de Novembro de 2004 até hoje já ultrapassámos as 150.000 visitas!... O mérito disto é de todos!... De quem escreve e de quem nos lê diariamente, nos atura as discussões, os disparates e as piadas.

Somos provavelmente o único Blog de futebol que tem rubricas sobre os mais variados temas. Desde rubricas de futsal, de futebol de praia, de futebol feminino, de futebol jovem, até rubricas mais específicas sobre clubes de futebol, jogadores actuais, referências mais antigas e passando ainda pelo Tribunal Atacante que mistura temas de arbitragem sérios com ironia e boa disposição, aqui neste espaço os nossos leitores podem ler de tudo um pouco.
A par das rubricas também criámos dois passatempos, um dos quais fruto de uma profícua parceria. O concurso XpertEleven, Liga Futebol de Ataque, um jogo de futebol virtual, com boa disposição, na senda dos simuladores de treinadores que existem por aí e, o concurso de Palpites Atacantes que tem permitido a quem participa receber bilhetes para ver jogos de futebol e também alguns prémios, além do prémio final ao qual todos se habilitam. Podemos mesmo afirmar que quase todos os elementos participantes neste concurso já foram ver jogos de futebol por intermédio da BWin, a quem desde já também agradecemos todo o apoio.

Esta parceria com a BWin tem-nos possibilitado que tanto elementos pertencentes ao FA, como meros participantes no mesmo tenham assistido já a vários encontros de Futebol da nossa Liga. É a prova que, com este Blog, todos nós ganhamos! Para BWin, o Futebol de Ataque apenas pode ter uma palavra de agradecimento por ter contribuído para que o nosso Blog seja ainda mais reconhecido. Esperamos estar à altura da responsabilidade.

Também o mundo da imprensa escrita já reconheceu de algum modo todo o trabalho protagonizado pelo Futebol de Ataque. Prova disso mesmo tem sido a participação contínua na rubrica Forum da revista Futebolista, desde o seu primeiro número. É um contributo com mais de um ano e que se pretende solidificar cada vez mais. Aos responsáveis da Futebolista que têm depositado em nós a sua confiança, o nosso muito Obrigado!
E agora? O que nos reserva o futuro? Depois de dois anos de trabalho intenso com conquistas várias, o que pode cada um de vós esperar deste projecto?

Além da solidificação do grupo, do espírito de amizade que estará sempre presente, o Futebol de Ataque tentará sempre marcar a diferença, aumentando a sua qualidade, criando novas formas de interagir com os nossos leitores e fazendo crescer a sua visibilidade.
Não aceitaremos parcerias a qualquer custo e será sempre com base nas regras por nós definidas que eventualmente as mesmas poderão surgir. Não nos desviaremos nunca do objectivo que norteou o aparecimento do Futebol de Ataque: "Aqui nunca jogaremos para o ZeroZero"!...

Viva o Futebol de Ataque e... Parabéns a todos! Porque o Futebol de Ataque é nosso e de todos!

Sem comentários: