sábado, novembro 18, 2006

Clubes Atacantes - Tokyo Verdy 1969

TOKYO VERDY 1969

O clube que hoje apresento é a minha equipa favorita do Japão. Na altura era conhecida por Verdy Kawasaki, mas já teve vários nomes e já esteve em duas cidades.

Tornou-se aquilo que eu tenho receio, que aconteça no futebol do futuro, que são as equipas-empresas/marcas, em que o local onde estão sediadas depende muitas vezes da boa vontade do dono da equipa, ou da flexibilidade de quem manda na localidade em que estão sediados.

Exactamente como acontece nos desportos dos E.U.A. Imaginem a equipa de Basket dos Hornets que sempre conhecemos desde à decadas como sendo de Charlotte e que agora são de New Orleans. Se eu tivesse nascido há coisa de 20 anos e tivesse aprendido a gostar dos Hornets da minha terra, Charlotte, que faria agora? Continuava a ser adepto? Mudaria de clube? Deixava de gostar da equipa? Ía ver a equipa jogar a 5000 km de distância? Como reagiriam, por exemplo, os adeptos do Vitória SC se a equipa, (que nem tem Guimarães no nome), resolvesse deixar a cidade e ir para outra? Ou mesmo do Benfica ou FC Porto, etc etc.

Foi a grande questão que levantaram os adeptos dissidentes do Manchester United, que agora pertence ao americano Malcom Glazer. Se ele quizer, leva a equipa para fora de Inglaterra e/ou para jogar noutro campeonato, sem que ninguém se possa opôr, e porquê? Porque agora o clube, nome e marca Manchester United é pertença deste senhor, e tanto pode jogar em Manchester e na Premiership ou onde Glazer bem entender.



O Tokyo Verdy 1969, foi fundado em 1969 em Kawasaki provincia de Kanagawa pela companhia de jornais Yomiuri Shimbu, sendo que ao grupo – Yomiuri Group - , neste momento, também pertence a Rede Televisiva do Japão.

Como tal o primeiro nome do clube foi Yomiuri FC. Jogou no antigo campeonato não profissional do Japão, até 1992, altura em que foi extinta para dar lugar à J.League completamente profissional, isto já em 1993.
A mudança para um nível superior envolveu a alteração do nome da equipa, que passou a denominar-se por Verdy Kawasaki, mas não deixou de pertencer à empresa Yomiuri. Isto até 1997 altura em que ficou sob alçada da Rede Televisiva Japonesa, uma das subdivisões do grupo Yomiuri como já foi dito anteriormente.

O grupo Yomiuri, que também era dono da equipa de Baseball Yomiuri Giants, (esta uma equipa completamente profissionalizada), queria para o futebol algo equivalente, em termos de “estrelas”, adeptos e consequentemente, titulos (o baseball no Japão encontrava-se numa fase muito mais adiantada do que o futebol).

Foi a pensar nisso que, no final dos anos 80, houve um investimento grande em jogadores de renome principalmente a nível nacional.

Assim e já com o contributo dos internacionais Kazuyoshi “Kazu” Miura, Ruy Ramos (brasileiro naturalizado japonês) e Tsuyoshi Kitazawa, o Yomiuri FC ganhou os dois últimos campeonatos “não-profissionais” da extinta JSL.

Como o profissionalismo parecia ser o único caminho a seguir pelas grandes equipas, a JSL estava completamente desfazada da realidade e criou-se em 1993 a JLeague profissional, da qual o Verdy foi o primeiro vencedor e o primeiro bi-campeão no ano seguinte. O que na realidade faz com que o clube seja tetra-campeão do Japão desde 1991 a 1994.
No último ano de futebol não-profissional o clube conquistou também a Taça da Liga, o que voltou a suceder nos dois anos seguintes, sendo então três vezes consecutivas o vencedor da Taça da Liga.

Ainda em 1992 chegou á final da competição mais antiga do país a nível futebolistico, a Taça do Imperador, a qual perdeu 1-2 após prolongamento, com o Yokohama Marinos.

O sucesso destes anos não durou muito tempo. Em parte devido às grandes vedetas da equipa, começarem a entrar numa idade, em que as pernas já não acompanham, e como a economia japonesa entrou em recessão o clube deixou de poder adquirir jogadores de nomeada como antes.

No terceiro ano um segundo lugar no campeonato e no ano seguinte a última vitória importante, da década de 90, de uma equipa já em decadência. Vitória essa na Taça do Imperador em 1996.

Entretanto o esforço dos dirigentes, que sonhavam que a equipa se tornasse a “Equipa de todos os Japoneses”, sofreu um grande revês uma vez que os adeptos da cidade, com a quebra da equipa aliada ao aparecimento do Kawasaki Frontale, e dos vizinhos Yokohama Marinos e Yokohama Flugels, começaram a aparecer em menor número no estádio, contribuindo conjuntamente com os salários elevados, de alguns jogadores, para se afundar em dividas.
Em 2001 a direcção do Verdy decidiu deixar Kawasaki e mudar o clube para a cidade de Chofu na Provincia de Tokyo e com isso alterou, novamente, o nome, passando a chamar-se Tokyo Verdy 1969, que reflete ao mesmo tempo o nome da cidade onde se encontra e o ano em que foi fundado, (como Yomiuri FC).

Foi contudo uma escolha infeliz, porque o FC Tokyo subiu no ano anterior e desde logo cativou os adeptos locais.

Foi portanto um ano para esquecer e só o facto de ter adquirido, a meio da época, o internacional brasileiro Edmundo que trouxe mais qualidade à equipa, levou a equipa a safar-se da despromoção no último jogo do campeonato.

Nos dois anos seguintes finalizou no meio da tabela e o ano de 2005 começou com a conquista da Taça do Imperador em Janeiro. Foi o primeiro titulo depois de 9 anos e o primeiro na cidade de Tokyo.

O facto de ter ganho a Taça garantiu-lhes um lugar na Taça dos Campeões Asiáticos em 2006.

O ano de 2005 acabou da pior maneira, com a descida pela primeira vez à J2League, foi também um ano de grandes derrotas como atestam o 1-7 com o Gamba Osaka, 0-7 Urawa Red Diamonds e 0-6 Jubilo Iwata.
Pelo meio fica a sensacional vitória contra o Real Madrid por 3-0, na digressão dos espanhóis pelo Japão.

Este ano o clube viveu uma situação algo insólita uma vez que joga na Segunda Divisão e ao mesmo tempo na Liga dos Campeões Asiáticos. Participação que não correu muito bem uma vez que calhou num grupo de apenas duas equipas, juntamente com os coreanos do Ulsan Horang-i. Duas derrotas 0-2 e 0-1 ditaram o afastamento.

O treinador é o veterano jogador Ruy Ramos. Com a descida libertaram vários jogadores veteranos tendo neste momento uma equipa muito jovem, onde o mais notável é Takayuki Morimoto, que se tornou o mais jovem jogador a marcar um golo na JLeague em 2004 com 15 anos de idade.

O estádio principal é o Ajinomoto Stadium com capacidade para 40.000 espectadores do qual dividem com o FC Tokyo, mas jogam também em vários outros estádios ao longo da cidade incluindo o Estádio Nacional de Tokyo com capacidade para 60.000 espectadores.
O Verdy é um clube eclético e como tal tem equipa de Futebol Feminino, Voleibol e Triatlo por exemplo.

Alguns dos nomes de referencia que passaram pelo clube como jogadores temos: Ruy Ramos, Kazu Miura, Bismark, Edmundo, ou Mboma.

Palmarés (A partir do profissionalismo em 1993):

2 vezes Campeão da J.League: 1993 e 1994.

2 vezes Vencedor da Taça da Liga: 1992, 1993 e 1994.

2 vezes Vencedor da Taça do Imperador: 1997 e 2005.

2 vezes Vencedor da Supertaça Xerox: 1994 e 1995.

Sem comentários: