sexta-feira, novembro 17, 2006

Faleceu o major galopante

Faleceu hoje, vítima de doença prolongada, um dos grandes jogadores da história do futebol, o major galopante, o esquerda de ouro, Ferenc Puskas.
Com uma vida recheada de êxitos, com imensos títulos colectivos e individuais, este jogador "gordo e baixo", como era conhecido na altura, jogou no Real Madrid de Di Stefano, Kopa e Gento, sendo uma das principais figuras da altura.
Era conhecido pela sua velocidade e por um grande instinto matador, apesar de não ser ponta de lança. Era certamente um dos jogadores que personificava o Futebol de Ataque.
Foi internacional pela selecção da Hungria e de Espanha (após a ocupação soviética), foi vice-campeão do mundo ao serviço da Hungria, no Mundial de 1954 e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1952. Ao serviço do Honved foi 4 vezes campeão da Hungria. Ao serviço do Real Madrid entre 1958 e 1967, foi por 4 vezes o melhor marcador do campeonato espanhol, 5 vezes campeão de Espanha , 3 vezes campeão da Europa e vencedor de uma Taça Intercontinental.

O mundo perdeu um campeão. Descanse em Paz.

Sem comentários: