segunda-feira, janeiro 09, 2006

Quaresma, claro!

Mais uma grande casa no Estádio do Dragão (41.500 espectadores) assistiu a um derby da Cidade Invicta. FCP e Boavista proporcionaram um jogo que teve um pouco de tudo, bom futebol em vários períodos, outros não tão bem jogados, muita garra e determinação de todos os jogadores, decisões menos boas do Árbitro (igualmente portuense), etc... Enfim, um verdadeiro jogo de rivalidades com emoção e incerteza de princípio a fim!
Na 1ª metade o FCP dominou totalmente o jogo, praticou o bonito futebol que nos vem habituando, pressionou muito os Panteras Negras, criou muitos embaraços ao Guarda-Redes Carlos e, dessa forma foi sem surpresa que chegou ao final dos 45 minutos em vantagem, fruto do golo (mais um...!) de "El Cigano" Quaresma, desta vez através de um pontapé livre directo, no qual ainda teve a colaboração de um defesa boavisteiro... É mesmo assim, quando um jogador está moralizado, tudo lhe sai bem e a sorte também aparece!
Após o golo e, ainda nos primeiros 45 minutos o Juiz da partida, Paulo Costa, esteve mal ao não assinalar uma Grande Penalidade contra o conjunto de Carlos Brito, pois efectivamente Tiago defendeu muito bem... com as mãos o remate de Lisandro Lopez. Penalty e expulsão (o "66" axadrezado já tinha visto antes o amarelo) perdoados aos do Bessa!
Na 2ª metade, o jogo alterou-se, o Boavista subiu mais no terreno, o FCP tentou jogar num ritmo mais lento e, assim as duas equilibraram-se. Houve oportunidades para os dois lados, o Boavista com dois remates de Manuel José muito bem defendidos por Vítor Baía e, o FCP (entre outros) por Lucho e Alan.
Se antes havia ficado por assinalar um castigo máximo contra o Boavista, agora ficaria por punir um agarrão de Pepe a Ricardo Silva. Não consigo compreender estes erros dos árbitros, pois de facto foram dois lances de muito fácil julgamento, na minha opinião e sem ainda ter visto qualquer imagem na TV.
De realçar ainda antes do termo do encontro a expulsão de João Pinto. Creio que perdeu a cabeça, contudo já o vi fazer coisas bem piores e penso que não seria necessário o Árbitro expulsar um jogador no último minuto, contudo obviamente que me deu muita satisfação por se tratar do jogador em questão...!!!
O FCP venceu com toda a justiça, porque jogou melhor, teve mais situações de perigo que o seu adversário e.. marcou mais vezes! A Liga Betandwin chegou agora a meio, com o FCP a liderar incontestavelmente a classificação e, cada vez mais assumindo-se, juntamente com o seu Arqui-Rival Benfica, como o principal candidato à vitória final.

O POSITIVO do jogo:
- o Fair-play no campo e nas bancadas, o jogo foi duro, mas sempre leal;
- as exibições de Ricardo Quaresma e Paulo Assunção;
- a exibição de Carlos;
- o público portista.

O NEGATIVO do jogo:
- a lesão de César Peixoto, agora já vai poder ir de Lua-de-mel...;
- a pouca ambição de Carlos Brito;
- Paulo Costa, pois foram dois erros grosseiros que cometeu. No resto, creio que Hélder Rosário e Paulo Assunção deveriam ter visto mais cedo os respectivos cartões amarelos;
- os pedidos para Amarelos de Paulo Assunção e Ricardo Costa...

Sem comentários: