sexta-feira, março 03, 2006

O (UL)TRAJE NACIONAL!

Tem sido lentamente introduzido, pela FPF, junto dos órgãos de comunicação social, a ideia da mudança dos equipamentos da “nossa” Selecção.
Finalmente, na passada quarta-feira, tal situação confirmou-se.
Não me assalta aqui nenhum laivo de “clubite”, nem de fanatismo, apenas constato com tristeza a reacção do comum dos adeptos perante esta infame campanha de imposição de símbolos que não identificam o nosso país!
Muitos são os países que optam por não jogar com as cores da sua bandeira, mas fazem-no com fundadas razões. Assim, a título de exemplo, a Holanda, tem como cores da bandeira o vermelho, branco e azul, mas joga de laranja, muito simplesmente porque a descendência real advém dos “Orange” e em sua homenagem, foi essa a cor escolhida para a Selecção. Para os mais interessados e atentos não é estranho ver nos jogos da referida Selecção um membro da casa real, ostentando um orgulhoso colete laranja!
O caso português tem contornos de “bizarria”. É assim, porque sempre optamos pelas cores da nossa bandeira e neste momento, depois de ver e voltar a ver os equipamentos da FPF, fiquei na dúvida, será que o governo alterou os símbolos nacionais e a imprensa não deu conta disso. Mais, será que tal situação nem foi discutida na Assembleia da República e passou a vigorar sem ratificação presidencial?
Aparentemente não é o caso, mas talvez fosse conveniente explicar ao Sr. Madaíl e seus pares a origem dos nossos símbolos nacionais, o que significam eles para os portugueses, e que o sentimento de um povo não se altera por decreto, por subjectividades artísticas ou de designe.
Não abandono a MINHA bandeira e estou certo que uma boa parte dos portugueses também não!

Sem comentários: