terça-feira, junho 13, 2006

Arrogancia!

Scolari voltou a “atacar”.

Quando questionado sobre as críticas que os comentadores fizeram á exibição da selecção (quanto a mim críticas legítimas, pois Portugal teve vários furos abaixo daquilo que era esperado), Scolari volta, de forma arrogante e pouco humilde, a visar esses mesmos comentadores: “Não sabem o que é bola. Não sabem quantos gomos tem. Não sabem quanto pesa. Não sabem nada. Ficam dizendo montes de asneiras. Há dois anos perdemos primeiro jogo, há quatro anos perdemos o primeiro, há seis anos também. Ganhar 1-0 é ruim e perder é bom. Os comentaristas que acham que é preciso jogar lindamente continuam a ser comentaristas. Nunca vão ser treinadores".

Em termos realistas teremos que concordar que foi excelente vencermos o primeiro jogo, e que foi sem dúvida um passo importante para a qualificação.
Mas sem demagogias, teremos também que ser realistas ao ponto de considerarmos que a vitória impunha-se, quer pela valia da selecção nacional quer pela menor valia da selecção angolana.
É certo que no passado perdemos o 1º jogo, mas será que isso desculparia um desaire contra Angola? Ou por outro lado, serve de exaltação de uma vitória natural, frente a uma selecção de nível bem inferior ao nosso? Acho que a resposta é óbvia…


A verdade é que a arrogância de Scolari continua a imperar, diz o que quer, faz o que quer, e a Federação pouco ou nada se impõe.
Parece-me que estes comentários vindos de uma pessoa com a responsabilidade que tem uma seleccionador nacional, têm muito pouco nível, são perfeitamente escusadas e esses sim criam instabilidade em redor da selecção. Mas Madaíl continua a pactuar com tudo isto e até a cair no mesmo erro, que tem caído o seleccionador.
No Mundo do Futebol as críticas são constantes, a pressão é diária, será que Scolari não conhece o mediatismo do Futebol??

Se esta arrogância já é conhecida no seleccionador mais mediático que temos (até aparece a vender relógios na televisão…será que posso fazer como o próprio e considera-lo um vendedor frustrado? Hehehe), se pegarmos numa sondagem do Jornal Record, poderemos perceber ainda mais a magnitude da arrogância do Homem.
Numa sondagem feita aos internautas do Record, acerca da exibição da selecção nacional frente a Angola, 5.900 leitores consideraram a exibição negativa (75%) e apenas 1.900 consideraram a exibição positiva (25%).

Ora se para o Senhor Scolari, seleccionador Nacional (e vendedor de relógios), bastou algumas críticas á exibição da selecção, para apelidar estes mesmos comentadores de "burros e iletrados" em Futebol, então fazendo uma leitura á sondagem do Jornal Record, presumo que o mesmo Senhor Scolari, seleccionador Nacional (e vendedor de relógios) considera que 75% dos Portugueses pouco ou nada percebem de Futebol.

Admito que é uma conclusão que em nada me surpreende, face ás declarações deste Senhor a um jornal brasileiro onde faz considerações graves sobre o povo Português, acusando-nos até de xenofobia, quando é ele que acusa os Portugueses de raiva e inveja do povo brasileiro.
Enfim, num dia os portugueses são os melhores do mundo no outro são xenófobos e invejosos…a mesma convicção de sempre de Scolari (eu não me esqueço da forma como apostou num 11 durante 2 anos de preparação e no primeiro resultado negativo oficial, remodelou o 11 para a equipa que todos os portugueses exigiam).


Bom, parece que esta arrogância é para se manter, pois Madaíl já fala numa renovação por mais 2 anos, deixando ,apenas, a mesma dependente dos resultados deste Mundial.
Mas como já percebemos que se Portugal fizer o “mínimo”, que é passar o grupo, já é um resultado que permite a Madaíl não considerar a prestação portuguesa um insucesso (apesar de colocar a fasquia nos quartos de final), teremos o brasileiro cá por mais 2 anos.

O Senhor seleccionador tem um salário modesto, é somente o terceiro seleccionador mais bem pago do Mundo, com um ordenado a rondar os 2,15 milhões de euros, apenas ultrapassado pelo salário de Erickson e Lippi.
400 e tal mil contos que puderão ser justificados ,apenas e só, com uma passagem de grupo contra selecções como México, Irão e Angola.

Enfim…

Sem comentários: