Olá a todos,
O objectivo deste post e atendendo a que estou a escrever num BLOG TEMATICO onde se discute única e exclusivamente futebol, é de uma certa forma dar uma resposta adequada ao que foi exposto em resposta a um dos posts deste Blog, por alguém que dá pelo username de DARTH.
Depois de ler atentamente o que lá foi dito, não posso deixar de reparar a confusão que tal personagem faz entre desporto e futebol, ou pelo menos mistura os dois como se ambos fossem sinónimos.
O futebol é uma das vertentes do desporto, este ultimo engloba milhares de modalidades que vão desde o Xadrez até à Vela, penso que é muito injusto para todos os amantes do desporto colocar o futebol como sinónimo de DESPORTO na sua acepção Universal.
Como já referi no primeiro paragrafo, este Blog é inteiramente dedicado ao futebol aos seus amantes e adeptos, ele está publicado na Internet para que todas as pessoas o possam consultar de forma livre e que ao mesmo tempo o possam comentar, o que não é admissível para todos nós, amantes do futebol é que apareça alguém e que venha dizer, passo a citar:
“…fiz alguns comentários no intuito de mostrar aos autores deste blog e todos os seus participantes que existem coisas para lá do futebol.”
Caro amigo, nós somos um grupo que, em termos de PAIXÃO, somos todos homogéneo e essa paixão dirige-se em grande parte para o FUTEBOL, doa a quem doer, é disso que nós gostamos e como tal é arrepiante a forma de ingerência usada por si numa tentativa de querer a todo o custo fazer-nos passar por idiotas.
Para sua informação, todos nós aqui no Blog e sem excepção, estamos de plena consciência que para além do futebol o mundo reserva-nos muitas outras coisas e não é necessário sermos alertados para isso, porque na realidade não somos idiotas e o facto de, aqui neste espaço, não se falar de outra coisa é pelo simples motivo de que o tema é o FUTEBOL, seria ridículo estarmos aqui a discutir outros assuntos que em nada dizem respeito aquilo que nos move neste caso concreto.
Quanto à pergunta que foi feita, passo a citar:
“…ainda hão de explicar o fascínio que o futebol provoca nas pessoas, e o seu fanatismo consequente, ao ponto de vendar a sua já fraca visão.”
È simples meu caro visitante, o futebol é estratégia, técnica, controle, domínio, fascínio, e acima de tudo um prazer que faz movimentar massas pela sua singularidade e com a grande particularidade de que um jogo de futebol nunca se repete e é único na sua essência, ali não há lugar para falhas, para repetições, correcções, ao contrário dos tais espectáculos culturais que por si são sobrelevados na exposição, os tais que são apelidados por si de Cultura para pessoas de nível superior. Espectáculos que, na verdade quem vê um vê todos, são sempre iguais, se houver falhas no dia seguinte são colmatadas, e repetem-se sucessivamente sem arte nem engenho, isto porque ao fim de 5 ou 6 espectáculos os próprios intervenientes já se fartaram do que estão a fazer e fazem-no por mero instinto, isto quando se fala de Teatro, Musica. O cinema é outra das famosas artes que movimenta milhões por ano, actores que são pagos a peso de ouro e muito acima dos ordenados dos jogadores de futebol, mas no fundo de arte aquilo não tem nada, mais uma vez quem vê um filme uma vez nunca mais o vê, grande parte dos filmes são todos eles uma ilusão porque de facto nada daquilo que ali está se passou na realidade, os takes são filmados em partes distintas e o produto final entra-nos em casa pela televisão sem nós pedirmos, no futebol aquilo a que se assiste passa-se em tempo real, e não há lugar a ilusionismos mentais, os jogadores são pagos a peso de ouro, verdade que sim, mas ao contrário dos actores os riscos que correm nem têm comparação, já para não falar que eles recebem aquele dinheiro durante 10 anos da sua curta carreira, ao contrário dos actores, dos músicos que levam a vida inteira a receber quantias exorbitantes para fazer sempre a mesma coisa e, se falharem, podem sempre corrigir o seu erro de forma a que no produto final não se veja o erro, no futebol o produto final é ao vivo meu caro, ali cara a cara com o consumidor que é implacável nas suas exigências. È isto que distingue o futebol, e o desporto de uma forma geral, da arte que o caro convidado tanto preconiza, e esta é a tal PAIXÃO tão incomodativa a alguns.
A dada altura da sua exposição, somos confrontados com um conselho, “…A internet também tem como função a divulgação de conhecimento e informação, por isso podem procurar a defenição de cultura popular”
Antes de lhe dizer, por exemplo, que pode procurar na Internet a forma correcta de escrever DEFINIÇÃO, deixe-me que lhe diga que eu na Internet já vi um porco a falar, um cão a dançar, uma entrevista com uma vaca, seres extraterrestres a invadir a terra, já falei com uma pessoa que é um viajante no tempo, como tal não sei se seria o sitio mais apropriado para recolher algum tipo de informação credível a respeito de seja lá o que for, mas folgo em saber que o caro convidado é de facto uma pessoa moderna e que é adepto da cultura fácil, ilustrada, e dissimulada, uma característica do homem moderno aquele que eu gosto de chamar idiota, e no verdadeiro sentido da palavra que está vertida no dicionário de língua Portuguesa, aquele livro grosso onde as pessoas que precisam de alguma definição linguística recorrem frequentemente a fim de sanarem os seus porquês.
Todos nós adeptos do futebol, após uma breve e confusa leitura da sua exposição, somos confrontados com coisas como “tugas”, “colidisse com a filosofia do regime”,”liberdades que merece…são agora oferecidas”, “ A liberdade, é algo extremamente valioso, e só quem se viu privado dela é que lhe dá o valor devido” “fixação futeboleira” “o desporto é apenas o subproduto de um problema” “é darem coices numa bola” entre outras, mas estas de facto mais arrepiantes.
Ora, presumo que o caro convidado é professor, ou então estuda para atingir essa meta profissional, sinceramente sentir-me-ei mais seguro, se um dia tiver filhos, que os mesmos sejam seus alunos numa aula de Educação Visual, ou de Matemática, porque sinceramente dá-me a ligeira sensação de que a sua cultura limita-se a consultas cibernéticas e televisivas, e eu não quero que um filho meu seja leccionado por alguém com esse valor cultural.
O regime, seja ele qual for, não tem Filosofia e graças a Deus, porque viveríamos eternamente num regime sem soluções, um regime tem politicas de delimitam e veiculam as regras de interacção social num Estado.
As liberdades não são nem nunca foram oferecidas, a liberdade é um conjunto de direitos e obrigações, que só se concretizam quando ambas se alinham, ou sejam temos de cumprir com as nossas obrigações de forma a pudermos gozar os nossos direitos, um valor que ultimamente se tem esquecido neste pais, e o caro convidado não é excepção, pois parece-me que aponta para os direitos ultrapassando por completo as suas obrigações, uma delas é o facto de respeitar a escolha subjectiva da cultura popular tão ferozmente atacada na sua exposição.
De facto a liberdade é um valor e um principio muito valioso, e é isso que nos reúne aqui neste espaço diariamente, a liberdade de podermos manifestar as diferentes opiniões sobre uma paixão que nos move, com a obrigação de o fazermos respeitando as instituições, os intervenientes e os visados e com o direito de não sermos censurados por o fazermos bem como de não sermos discriminados por esse facto. Como tal agradecíamos que da sua parte esse direito fosse respeitado.
“o desporto é apenas o subproduto de um problema”
Os problemas não têm produtos, o produto é um resultado de uma soma, o problema é o resultado de uma incógnita que pode ou não ter uma solução, o desporto é a pratica de exercício físico de forma colectiva ou singular.
“darem coices numa bola”
Os coices são uma defesa utilizada pelos equídeos quando se sentem de alguma forma ameaçados, a bola é um objecto circular utilizado em alguns desportos de forma a proporcionar a interacção física entre os intervenientes, no que concerne ao futebol, pelo menos até hoje, nunca vi nenhum equídeo a dar coices numa bola.
E não me querendo alargar mais, de forma a não maçar mais os caros leitores, posso dizer-lhe uma coisa caro convidado, quanto mais pessoas atacam o futebol mais ele fica coeso e não é com “sermões e sementes” que as pessoas que têm a paixão se vão desvincular dela.
Espero que um dia, de forma a poder compreender o que sente um adepto, o caro leitor sinta no peito o que é o futebol, não tenha medo ninguém o vai deixar de chamar Sr. Professor, Sr. Engenheiro ou Sr. Dr. pelo facto de estar sentado num banco de plástico a comer tremoços e a ouvir o publico gritar PORTUGAL ALLEZ ALLEZ……..E aquela frase que por ai se ouve “ATÈ OS COMEMOS CARAGO” é no sentido figurativo, ninguém é homossexual ou canibal, faça de conta que é como no Teatro, as batidas de Moliere.
Sem comentários:
Enviar um comentário