quinta-feira, junho 08, 2006

O Mundial é dos jovens


O Mundial 2006 está á porta.
O nervosismo cresce, as selecções fazem os últimos preparativos e a bola prepara-se para rolar.

Muito talento vai passar durante um mês nos relvados da Alemanha, e se é verdade que os adeptos e sobretudo os profissionais de futebol já conhecem quase na totalidade os jogadores que vão actuar, a verdade é que há sempre espaço para revelações e surpresas.

Os críticos de Futebol dizem e bem, que hoje em dia já não há surpresas individuais nos Mundiais, pois os clubes já têm um vastíssimo conhecimento dos jogadores, fruto da inovação tecnológica, aposta crescente na prospecção, etc.
No entanto, temos que salientar que alguns jovens que aparecem no Mundial têm a oportunidade de apresentar ao “grande público” um “cartão de visita” partindo definitivamente para o estrelato.
Assim sendo, passo a falar de alguns jovens talentos deste Mundial.

Se é verdade que temos neste Mundial a presença de jovens que são já grandes estrelas internacionais: Cristiano Ronaldo, Podolski, Rooney, Tevez, Messi, Robben, Gillardino, Káká, Robinho, Adebayor, Torres, Iniesta, Cesc, Reyes e Sérgio Ramos.
Também é verdade que outros são menos conhecidos, mas têm igualmente qualidade para se virem a afirmar no Panorama Internacional do Futebol.

México
Nesta selecção surgem 2 nomes que podem muito bem serem duas boas surpresas neste Mundial.
Ochoa, Guardião do México e ainda Andrés Guardado defesa do Atlas de apenas 19 anos.

Alemanha
Na Alemanha se descartarmos nomes já famosos, teremos que aguardar com algum interesse uma oportunidade a Marcell Jansen.
Lateral esquerdo, jogador do Borussia Monchengladbach. Salienta-se a altura deste atleta, 1, 90cm.

Inglaterra
A Inglaterra aparece com claras ambições a campeão Mundial, mas sem deixar de apostar na juventude.
Aaron Lennon extremo do Tottenham, é um jovem atleta de grande nível e com um futuro imenso na selecção Inglesa.
Por outro lado, aparece a grande surpresa Theo Walcott, jovem de 17 anos avançado do Arsenal. Se tiver hipóteses de jogar, surpreenderá pela sua velocidade e mobilidade na frente de ataque.

Argentina
Na selecção alvi-celeste aparecem 2 “famosos”.
O trinco do Corinthians Mascherano e ainda o talentoso avançado do Boca Palácios, que puderá surpreender o Mundo Futebolístico com golos.

Costa do Marfim


Na Costa do Marfim, aparece o poderosíssimo trinco Yaya Touré, um “sósia” futebolístico de Patrick Vieira. Actua no Olympiakos.
Um jogador bastanta alto, elegante, muito forte fisicamente e extremamente inteligente.





Holanda
A laranja mecânica para além do já conhecido médio Sneidjer do Ajax, tem nas suas fileiras outro produto das escolas da equipa de Amesterdão, Maduro. Um trinco que também pode actuar como central de grande qualidade e bastante maduro.

Gana
No Gana, aparece o já conhecido dos Portugues (jogou pela Udinese frente ao Sporting) Ali Muntari, um médio muito combativo e muito forte em termos posicionais.

U.S.A
Os americanos deixaram Adu de fora, mas apresentam Bobby Convey um jogador de enorme talento. Jogador do Reading, este centrocampista de 22 anos pode dar que falar.

Croácia
Os croatas contam com 2 jogadores bastante interessantes.
Modric e o talentoso Kranjcar.
Modric, tem 20 anos e é um centrocampista do Dínamo Zagreb.
Kranjcar, chegou á selecção pela mão do seu pai, e é um talentoso criativo Hajduk Split.

França


Os Bleu têm em Ribery o expoente máximo da qualidade das suas escolas de formação.
O scarface, como é conhecido, lutará arduamente por uma posição com Zidane, pois também ele é um numero 10 com imensos recursos técnicos e classe.
O render do lendário Zidane pudera ser já neste Mundial.




Suiça
A Suiça, que tem apostado muito forte num planeamento da sector da formação apresenta no Mundial alguns dos primeiros craques a sair desta nova aposta: Senderos o central dominador do Arsenal, Djourou, também do Ajax..um trinco de imensos recursos e por fim Barnetta uma grande figura da selecção Helvética…médio polivalente.

Ucrânia
Milevsky
, avançado da Ucrânia depois de impressionar no Euro Sub21 puderá ter uma palavra a dizer no ataque dos ucranianos.
Muito forte fisicamente, com boa qualidade técnica..pode vir a ser uma surpresa.


Aqui ficam alguns dos nomes que puderão afirmar-se no Mundial 2006, aguçando o apetite dos clubes de todo o Mundo e cimentando definitivamente a sua posição na sua selecção e no Futebol Internacional.

Aqui estaremos, para avaliar a prestação de cada um.

Sem comentários: