terça-feira, junho 13, 2006

Grupo E: Italia Vs Gana


Olá a todos,

Mundial: Alemanha 2006
Cidade: Hannover
Jogo: Grupo E
Equipas: Itália Vs. Gana
Hora: 20h:00 LX

A aventura Italiana pelo mundial não podia ter começado melhor. Os recentes escândalos Judiciais em Itália, que envolvem equipas, técnicos e jogadores da série A Italiana anteviam algo de mau para este mundial, em primeiro lugar porque Lippi é arguido num dos processos, depois foi o escândalo Camoranesi que abalou as fundações dos Azurri.

Uma coisa é certa, tanta polémica não podia ter sido melhor para a Itália, o jogo de ontem foi quase perfeito. A Itália entrou no jogo pressionada pelo Gana, mas foi sol de pouca dura, passados alguns minutos só deu Itália.

A squadra azzurra jogava ao seu estilo e de forma deslumbrante, sempre no contra-ataque e com a defesa coesa, um futebol musculado e bem estudado.

Os Africanos apostaram num futebol de troca de bola e rapidez no ataque, mas com muitas fragilidades na parte finalizadora.

Aos 40 m, Pirlo, após um canto de Totti, remata cruzado e marca o 1º golaço dos Italianos, a defesa Africana isenta de culpas, não conseguiu evitar o potente remate de Pirlo. Os Italianos já haviam ameaçado por duas vezes a baliza do Gana, primeiro por Totti e depois por Luca Toni que acertou na barra.Veio a segunda parte, e a Itália começou a jogar como gosta, a defender coesamente e sair rápida e inteligentemente para o ataque. O Gana tentou imprimir mais velocidade ao seu jogo, sempre por intermédio de Michael Essien e Stephan Appiah.

O espectáculo lá continuou, a Itália dominava o jogo, e trazia o trabalho de casa bem estudado, em quase todos os cantos que beneficiou, e foram muitos, mostrou um trabalho fantástico em termos de jogadas estudadas que só não resultaram em golo porque a defesa do Gana e o seu Guarda-Redes, Kinston, estavam atentos.

E foi aos 83m, o momento do jogo, já toda a gente sabe que, frente a Itália todos os erros por mais pequenitos que sejam são sempre fatais, e melhor do que ninguém, o defesa Ganes Kuffour sabe disso melhor que ninguém porque joga no Roma, mas, o infortúnio beneficia os audazes, e assim foi Iaquinta não perdoou o erro do defesa Ganês, e fez o 2º golo com que terminou a partida, já com Del Piero e Camoranesi em campo.

Quanto à Itália, é sempre injusto ter de isolar alguém naquele fantástico colectivo, mas eu vou escolher o Fábio Cannavarro, e faço-o por várias razões. Foi um elemento preponderante durante todo o jogo, o baixinho conseguia elevar-se mais alto do que toda a gente nos cantos e chegou mesmo a cabeçar com algum perigo para a baliza adversária, isto já para não falar no excelente trabalho que fez na defesa quase sempre intransponível, portanto, fica eleito man of the match, apesar da FIFA ter eleito o Iaquinta como o melhor jogador em campo.
Da parte do Gana, destaco a boa prestação de Essien, foi um jogador chave no ataque Africano pese embora a clara dificuldade em atingir o objectivo final.
O arbitro Brasileiro, esteve bem em quase todos os lances, ouve quem apontasse um penalti contra a Itália, sinceramente tenho algumas duvidas e portanto vou dar esse beneficio ao arbitro, no cômputo geral dou-lhe 7 de 1 a 10.

.O fantástico livre cobrado por TOTTI, para uma ainda melhor defesa

.O remate mortífero de Luca Toni, que não deu golo por causa da barra

.As jogadas estudadas dos azurri nos lances de bola parada, um verdadeiro hino ao futebol

.O contra-ataque Italiano, a equipa conseguia chegar à baliza adversária praticamente em 3 toques, um fenómeno.

.A postura Africana e a entrega dos jogadores do velho continente, mostraram bom futebol..Algumas entradas perigosas de parte a parte, mas destaco a de Pimpong a Iaquinta, que podia ter arrumado a carreira ao jogador, foi a matar em cima do calcanhar de Aquiles.

.O Publico, pouco ou nada se manifestou, não houve cânticos e algum marasmo de apoio, o que não é nada habitual da parte Italiana, afinal foram eles que inventaram grande parte dos cânticos que se ouvem por esse mundo fora.

.Buffon, que foi um mero espectador, para muita pena minha que o queria ver em acção,ehehehhehehhehehe.

.O erro de Kuffour que deu o golo a Iaquinta.

Conclusão

A Italia está neste mundial para discutir os jogos taco a taco, mais uma vez reforço que a squadra azurra é uma candidata ao titulo e isso ficou bem patente no jogo de ontem, jogaram com a frieza e táctica que lhes é caracteristica e deslumbraram, pelo menos aqueles que como eu apreciam este tipo de futebol.

Quanto ao Gana, penso que à semelhança dos EUA não vão passar da fase de grupos, e infelizmente, porque o Gana é uma equipa com um futebol agradável e de alto nivel, mas infelizmente tiveram o azar de apanhar duas grandes selecções na sua senda, a Itália e a R.Checa.

Sem comentários: