segunda-feira, junho 05, 2006

Portugal 3, Luxemburgo 0



Um "bis" de Simão e um golo de Figo permitiram a Portugal derrotar o Luxemburgo, por 3-0, em Metz, França, no seu último jogo de preparação para o Campeonato do Mundo de futebol de 2006, na Alemanha.


Depois de uma primeira parte em branco, em que utilizou a base do último "onze" do Euro2004, surgindo Meira no lugar do lesionado Jorge Andrade, o seleccionador de Portugal, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, mexeu na equipa ao intervalo, trocando Deco, Costinha e Pauleta por Postiga, Petit e Simão, que trouxeram outra dinâmica ao jogo. E bastaram alguns segundos ao extremo do Benfica para inaugurar o marcador no Estádio Saint Shynphorien. Na sequência de um potente remate de Postiga que Joubert defendeu para a frente, Simão fez a recarga vitoriosa, de cabeça, sem qualquer oposição.

Numa segunda parte em que as ocasiões de golo criadas por Portugal foram claramente em maior número do que na primeira, Simão deu maior expressão ao marcador aos 74 minutos, na transformação de uma grande penalidade, a castigar falta sobre Figo. Mas o resultado não ficou por aqui, pois o capitão Figo também deixou a sua marca, fazendo o 3-0 na pequena área, com um toque subtil a desviar a bola do guarda-redes, depois de receber um longo passe.

Depois do triunfo sobre Cabo Verde (4-1), em Évora, Portugal voltou a vencer em trânsito para a Alemanha, onde se estreia a 11 de Junho, frente a Angola, no grupo D composto ainda por México e Irão.

FINAL DO JOGO

Melhor(es) Jogador(es) em campo:

Considero ter havido dois “homens do jogo”, um que entrou na 2ª parte e trouxe a dinâmica, a vivacidade, e sobretudo golos que faltaram na 1ª parte, falo de Simão Sabrosa; e outro que durante 90m mostrou o melhor de si, com grande capacidade táctica e física, e que finalizou com um grande golo... o grande Figo!


Notas Positivas:

- Os milhares de adeptos que estiveram em Metz a apoiar a selecção: parecia que Portugal estava a jogar no seu país;

- O essencial estava garantido. Portugal ganhou, marcou três golos e conseguiu perpetuar o bom ambiente à sua volta.

Notas negativas:

- Penso que o adversário deveria ser outro, um mais à altura de Portugal, pois nem deu para testar o sector defensivo, por exemplo;

- As entradas duras por parte de alguns jogadores do Luxemburgo, num jogo que deveria mais do que nunca haver fair-play, uma vez que se tratava de um jogo de preparação para o Mundial, e neste caso só para Portugal. Por conseguinte, uma dessas situações resultou num comportamento intempestuoso de Cristiano Ronaldo, que se fosse num jogo do Mundial, com certeza, era punido com vermelho directo. Os jogadores, têm que pensar que não podem ter estas atitudes em campo, porque podem prejudicar a sua equipa.

Sem comentários: