sexta-feira, junho 09, 2006

E o show está prestes a começar


Estamos a poucas horas de iniciar aquele que é o acontecimento do ano à escala planetária. Às 17h, hora portuguesa, no Arena Stadium em Munique, Alemanha e Costa Rica iniciam o Campeonato do Mundo de Futebol. Por forma a nos prepararmos todos para mais logo, e no seguimento da fantástica apresentação das selecções efectuada ao longo dos últimos mais de 15 dias pelos vários atacantes deste blog, lanço um olhar sobre os vários grupos em questão, fazendo uma retrospectiva dos eventuais momentos de forma para melhor podermos analisar o que se poderá passar neste próximo mês de jogos.
Neste grupo, o grande favorito é naturalmente a selecção da casa, a Alemanha, que tendo por adversários Polónia, Costa Rica e Equador, ninguém se atreve a pensar que não passará da primeira fase. No entanto os germânicos tiveram bastantes problemas na fase de preparação ao nível dos resultados e da contestação às opções do treinador Klinsmann... Depois de terem sido goleados pela Itália há uns meses, nestes últimos jogos de preparação bateram a frágil selecção do Luxemburgo por 7-0 e a Colômbia por 3-0, ganhando algum ânimo para a competição. No entanto o empate a 2 bolas frente à selecção do Japão, tendo os germânicos estado a perder até bem perto do fim, voltou a adensar as incertezas nos adeptos alemães...
Se a Alemanha é a grande favorita a vencer este grupo, a Polónia tem algum favoritismo para se apurar para os oitavos de final da prova e o jogo de hoje à noite frente ao Equador poderá desde já começar a definir se esse favoritimo será adequado ou não, até porque no 2º jogo defrontam a selecção da casa, o que será uma tarefa bem mais complicada. Nos seus últimos jogos de preparação os polacos bateram a Croácia fora de casa por 1-0 e perderam por igual resultado em sua casa frente aos surpreendentes EUA.
O Equador por sua vez, tem vindo a demonstrar nestes últimos jogos de preparação que é uma selecção perfeitamente banal, uma vez que perdeu dois jogos, um frente à Holanda por 1-0 e o outro frente à fraca selecção da Macedónia por 2-1. Os equatorianos podem beneficiar do facto de só jogarem com a Alemanha no 3º jogo, decidindo o seu futuro praticamente nas duas primeiras jornadas.
Por fim a Costa Rica, terá o seu momento de glória participando na festa de abertura de hoje à tarde, inaugurando o mundial, tendo também demonstrado na preparação para o Mundial que será uma selecção com bastantes dificuldades em seguir em frente, uma vez que foi derrotada por República Checa (1-0) e Ucrânia (4-0).
Neste Grupo, as duas selecções europeias partem naturalmente com todo o favoritismo, e será muito importante a questão de saber se será a Suécia ou a Inglaterra (treinada curiosamente pelo sueco Ericksson) a ficar em 2º lugar, lugar que previsivelmente os colocará no caminho da selecção da casa, a Alemanha.
A Inglaterra nestes últimos jogos de preparação exibiu-se a grande nível, batendo as frágeis selecções da Jamaica por 6-0 e da Hungria por 3-1. Espera-se muito dos ingleses, e com a aparente recuperação de Rooney, a Inglaterra pode muito bem ser uma das confirmações do torneio. Por outro lado os suecos com o seu habitual esquema, e com a magia de Ibrahimovic dificilmente não passarão também aos oitavos de final.
Das outras duas equipas apenas o Paraguai poderia apresentar alguma qualidade passível de se intrometer na luta pelo apuramento, muito devido ao seu futebol extremamente defensivo, mas sinceramente não acredito muito nessa possibilidade, bem como não acredito que a simpática selecção de Trinidad e Tobago consiga obter um único ponto. Se conseguirem marcar um golo será certamente uma festa imensa.
É este o grupo que todos apelidam de grupo da morte. É realmente dificil apontar favoritos à vitória neste grupo e apuramento para os oitavos de final. Se a Argentina é obviamente apontada como a melhor selecção das 4, o que é um facto é que todas elas têm as suas virtudes e deficiências. A Costa do Marfim tem a garra africana, o seu poder físico, mas falta-lhe tarimba internacional. A Sérvia tem um sistema defensivo fantástico (só sofreu 1 golo na fase de apuramento), mas peca no seu ataque. Aliás, a Sérvia tem como curiosidade a média de alturas da sua selecção ser de 1.86mts!!! A Holanda está aparentemente um degrau acima destas duas últimas selecções, mas uma noite má pode deitar tudo a perder. A Argentina, é uma das favoritas da competição, mas estão ainda bem presentes os variados fracassos desta selecção tanto na Coreia como em França.
Deste modo, neste grupo todos os cenários são previsíveis, verificando-se nos jogos particulares que a Argentina bateu com facilidade a selecção de Angola por 2-0, a Costa do Marfim empatou a uma bola frente à Suiça, a Holanda empatou a 1 golo com a Austrália e ganhou por 2-1 ao México depois de ter estado a perder e a Sérvia empatou com a Bélgica a 1 bola.
Conclusão final, os jogos deste grupo são extremamente apetecíveis e não se devem realmente perder.
O grupo da nossa selecção. Portugal e México são os grandes favoritos, o Irão o outsider que poderá surpreender e Angola a selecção que a maioria pensa ser o bombo da festa.
Quanto à nossa selecção é óbvio que temos de exigir que se apure para os oitavos de final. Vencendo Angola logo no 1º jogo, e não embandeirando em arco para ultrapassar o obstáculo chamado Irão, penso que Portugal conseguirá facilmente o apuramento. O México aparece como a selecção que poderá surpreender neste mundial, com um treinador polémico (ainda mais que Scolari) e que os próprios mexicanos odeiam. Poderá uma das selecções mais fortes ser surpreendida por uma selecção do Irão que teve um desenvolvimento futebolístico fantástico, e que muitos aguardam com expectativa a sua prestação. O jogo da primeira jornada entre México e Irão será mesmo muito importante para aferir de quem está mais forte no grupo. A minha amada Angola dificilmente conseguirá levar um ponto que seja de volta para Luanda, até porque só o facto de aqui ter chegado foi quase um milagre. Mas como é óbvio espero que me engane...
Nos jogos de preparação, a selecção portuguesa optou por defrontar equipas de fraca qualidade, batendo Cabo Verde por 4-1 e o Luxemburgo por 3-0. Por outro lado, a selecção mexicana preferiu defrontar duas grandes selecções, perdendo ambos os jogos (2-1 frente à Holanda e 1-0 frente à França). Os iranianos surpreenderam, conseguindo empatar frente à Croácia (2-2), num jogo em que foram claramente prejudicados pela arbitragem, enquando os nossos amigos angolanos foram derrotados pela Argentina por 2-0 e pelos EUA por 1-0.
Um grupo bastante interessante, em que aparentemente poderia estar resolvido, mas que comporta algumas interrogações. A Itália, tri campeã mundial, é a selecção favorita, em conjunto com a Rep. Checa, para o apuramento à 2ª fase. No entanto o apregoado futebol informático dos americanos e a magia africana do Gana poderão surpreender as selecções europeias.
Os italianos estão a braços com a maior crise futebolística da sua história, devido aos escândalos de corrupção que incriminam grandes nomes do futebol transalpino, e das duas uma. Ou os jogadores olham para o mundial como uma oportunidade para limpar a face, e esquecer o manto de nevoeiro que paira sobre as suas cabeças, ou então entram em campo psicologicamente afectados pela situação, podendo ser uma das desilusões da prova.
Os checos são uma selecção temida por imensos adversários. Têm excelentes valores individuais, e esta selecção é tão ou mais forte do que a que esteve presente em portugal aquando do Euro2004. Por isso, atenção a estes Srs.
Quanto ao Gana e aos EUA, são os dois uma incógnita, apesar da valia de alguns dos jogadores presentes em ambas as selecções, e poderão realmente aproveitar momentos menos bons dos favoritos, principalmente no que concerne à selecção italiana.
Nos jogos de preparação a Itália registou dois empates, um a zero com a Ucrânia e outro a uma bola frente à Suiça e os checos venceram a Costa Rica por 1-0 e Trinidad e Tobago por 3-0.
Este é o grupo do grande favorito ao ceptro mundial e a actual selecção campeã do mundo, o Brasil. Esta é uma selecção cheia de vedetas, com muita qualidade, que assenta no famoso quadrado mágico, com os alguns dos melhores jogadores do mundo. Com o Brasil é certo que iremos assistir a um verdadeiro show de samba (também nas bancadas), com imensas jogadas que farão as delícias dos reporteres de imagem presentes na Alemanha. No resto do grupo a Croácia leva ligeira vantagem, por ser também uma selecção europeia, não nos podendo esquecer da evolução do futebol japonês que poderá perfeitamente surpreender e de uma Austrália que é uma perfeita incógnita como equipa, mas que tem um fantástico seleccionador (Hiddink) e alguns excelentes valores individuais.
Nos jogos de praparação o Brasil goleou a Nova Zelândia por 4-0, os croatas empataram a 2 golos com o Irão, perderam com a Espanha 2-1 e com a Polónia 1-0. Quanto ao Japão, tiveram o seu momento de glória no empate conquistado na Alemanha a 2 bolas. Os australianos, por sua vez, conseguiram conquistar um empate a uma bola na Holanda. Como se vê pelos jogos de preparação o favoritismo da Croácia poderá não se efectivar, até porque é natural que os croatas joguem com mais pressão depois de eventualmente serem derrotados pelo Brasil logo na 1ª jornada.
Mais um grupo em que as duas equipas europeias são favoritas. A França mistura experiência e juventude e é sempre um adversário a ter em conta, até porque certamente gostariam de dar uma prenda de despedida ao grande jogador que foi, é e será sempre, Zidane. Os suiços são também um conjunto com qualidade, que fizeram uma excelente fase de qualificação, e no grupo em que foram colocados poderão almejar aos oitavos de final. Penso mesmo que a luta será com a Coreia, uma vez que os coreanos são provavelmente a selecção que há mais tempo está concentrada a preparar o Mundial. Quanto à selecção do Togo, penso que vai ser interessante para ver os penteados dos seus jogadores, das suas danças caso concretizem um golo e pouco mais...
Os franceses venceram nos seus jogos de preparação as selecções da China (3-1) e Dinamarca (2-0). Quanto à Suiça obteve dois empates, frente à Itália e à Costa do Marfim, ambos por 1 golo.
Finalmente vou ver a selecção da Ucrânia numa grande competição e principalmente o grande jogador que é Shevchenko. Neste grupo dificilmente os apurados não serão mesmo os ucranianos e os espanhóis. A frágil selecção da Arábia Saudita e a Tunísia não deverão ser grandes adversários para duas selecções que têm bastante qualidade e que prometem fazer uma boa campanha. O primeiro jogo logo entre estas duas selecções é que pode baralhar um pouco as contas, uma vez que a selecção perdedora acabará por ter de ir em busca desesperada de pontos, logo na 2ª jornada...
Na fase de preparação tanto espanhóis (2-1 à Croácia e 2-0 ao Egipto) como Ucrânia (0-0 com Itália e 4-0 à Costa Rica) mostraram que são as duas selecções mais fortes do grupo. De referir que 4 dos convocados da selecção ucraniana estiveram em Portugal até há bem pouco tempo, onde se sagraram vice-campeões da Europa de sub-21.

Curiosidades:

- Só por uma vez uma selecção não europeia foi campeã do mundo na Europa. Foi precisamente a selecção brasileira em 1958, na Suécia.

- Desde 1962 que nenhuma selecção conquista dois campeonatos do mundo seguidos. Foi também o Brasil, depois de ganhar na Suécia conquistou o ceptro no Chile.

- Só por uma vez uma selecção que abriu o mundial, o conseguiu vencer. Tal selecção foi a Inglaterra em 1966.

É pois chegada a hora de rolar a bola. Nós por cá no Futebol de Ataque estaremos certamente em cima do acontecimento, tentando acompanhar, com a qualidade que já habituámos os nossos leitores, esta magnífica competição.

Deixo para finalizar uma foto de um outdoor de promoção alemão, numa autoestrada alemã. O futebol é de facto extraordinário...

Sem comentários: