sexta-feira, junho 23, 2006

Grupo E - Gana Vs EUA



Cidade: Gelsenkirchen
Estádio: Franken-Stadium, Nuremberga
Espectadores: 41000
Árbitro: Markus Merk (Alemanha )Árbitros auxiliares: Christian Schraer (ALE) e Jan-Hendrik Salver(ALE)

Alinhamentos

Gana: Kingson (gr), Mensah, Shilla, Essien, Boateng (Otto Addo 46), Appiah (c), Mohamed, Amoah (Eric Addo 59), Pantsil, Pimpong, Draman (Tachie-Mensah 80).

EUA: Keller (gr), Bocanegra, Cherundolo (Johnson 61), Lewis (Convey 74), Dempsey, Reyna (Olsen 40) (c), Conrad, Beasley, McBride, Donovan, Oniewu.

Golos: Draman 22 m, Appiah 47m; Dempsey 43m.

Contra todas as expectativas a selecção do Gana conseguiu apurar-se para os oitavos de final do Mundial, obrigando a República Checa a regressar a casa mais cedo. O jogo começou com um ritmo elevado e com muito contacto físico. Aos 15 minutos o árbitro já tinha mostrado dois cartões amarelos, um deles a Essien, que fica desta forma suspenso para o jogo contra o Brasil.
Aos 22 minutos o médio Draman, jogador do Estrela Vermelha, aproveita uma hesitação de Reyna para lhe roubar a bola e inaugurar o marcador. Na sequência deste lance, o jogador americano teve de sair lesionado. Os EUA reagiram e conseguiram chegar à igualdade por intermédio de Clint Dempsey, após um grande passe de Demarcus Beasley. Foi o centésimo golo do Mundial. No entanto, antes deste lance, os africanos poderiam ter dilatado a vantagem.

Dois minutos para lá dos 45, o árbitro alemão Markus Merk assinala uma falta, que não existiu, dentro da grande área de Onyewu sobre Pimpong. O capitão Appiah não desperdiçou e colocou o Gana na frente do marcador. Na segunda parte, os EUA tentaram desesperadamente alcançar a igualdade, com destaque para uma boa jogada de Lewis que centrou para um cabeceamento ao poste de McBride. No entanto, os ganeses criaram perigo constante através de rápidos contra-ataques.


Stephen Appiah

O experiente jogador ganês fez uma exibição fantástica equilibrando a defesa africana e criando problemas ao último reduto americano. Appiah assumiu o jogo, e obrigou os seus colegas de equipa a dar o litro.


Dois lances duvidosos. O golo dos Estados Unidos foi um lance difícil que a equipa de arbitragem ajuizou bem, visto que Dempsey encontrava-se atrás da linha da bola aquando do passe de Beasley. No entanto, a grande penalidade contra os EUA é inexistente.


A selecção do Gana, que alia a vivacidade do futebol africano a alguma discplina táctica. Se o Brasil continuar com o ritmo de jogo «molengão», os africanos podem muito bem fazer uma surpresa.
- A tenacidade dos americanos.

- A lesão de Reyna e a suspensão de Essien, baixa de peso para o Gana no jogo contra o Brasil.
- A grande penalidade mal assinalada por Markus Merk.

Nota final: As «Estrelas Negras» entram no seu primeiro Mundial com o pé direito, relembrando os bons desempenhos nas competições jovens. O Gana pode criar muitos problemas a um Brasil que está a jogar a meio gás. Mesmo sem Essien, o meio campo dos africanos e a velocidade do ataque são as principais armas da equipa.

Sem comentários: