sexta-feira, junho 09, 2006

Grupo A: Alemanha Vs Costa Rica



A bola já rola!
A emoção do Campeonato do Mundo já é uma realidade.

No dia do pontapé inicial Mundial 2006, o público do Allianz Arena foi brindado com uma cerimónia de abertura, que no entanto, pecou pela “pobreza” e pela pouca originalidade. Certamente um evento destes e um país como a Alemanha mereciam melhor…

De qualquer forma, um Allianz Arena a arrebentar pelas costuras esperavam ansiosamente pela estreia da selecção da casa, a Alemanha.
E se á priori o Alemanha versus Costa Rica não prometia um grande espectáculo, a verdade é que todos fomos surpreendidos e brindados com um excelente jogo de futebol, com golos e emoção.

A Alemanha apareceu no seu já tradicional 4-4-2, por seu turno a Costa Rica apareceu com um surpreendente 3-5-2.
Digo surpreendente, pois é um sistema táctico que requer defensores experientes e de imensa qualidade algo que a Costa Rica não possui.
A Alemanha apresentou-se sem qualquer surpresa, mas com Ballack (lesionado) no banco sendo rendido no onze inicial por Borowski.

O jogo começou da melhor maneira com um remate fabuloso de Torsten Frings que viria a realizar uma excelente exibição.
O aviso estava dado e pouco instantes depois Lahm marca um sensacional golo que, desde já, é um sério candidato a golo do Mundial.
Fabuloso!!

Nestes 10 minutos iniciais o jogo tinha um só sentido, e sentia-se muito receio da Costa Rica..selecção muito pouco explanada no terreno tentando proteger demasiado a zona central.
No entanto, aos 15 minutos na primeira jogada de ataque da Costa Rica, um erro clamoroso da defensiva Alemã coloca Wanchope (o Henry da Costa Rica..) em jogo e este com uma frieza notável empata a partida.
O empate era algo surpreendente, e a Alemanha “partiu para cima “ do adversário, pressionando forte a meio campo e jogando bem aberto num 4-4-2 que se transformava em situações ofensivas no 4-2-4, com Borowski a jogar um pouco mais distante da área, mas com Schneider e Schweinsteiger a jogarem bem subidos no apoio aos avançados, tentando serem eles os elementos de desiquilíbrio ofensivo.

E é numa jogada de Schneider de grande nível, que serve da melhor forma Schweinsteiger que vai surgir o 2º golo alemão.
Schweinsteiger efectua prontamente um cruzamento remate que só pedia um toque para dentro da baliza. Klose liberto de marcação colocava a Alemanha a vencer novamente.

Apartir daqui só deu Alemanha, com alguns rasgos apenas da magia e velocidade de Wanchope que fez uma excelente exibição, a lembrar as suas exibições nos seus melhores anos na Liga Inglesa.
Klose e Podolski andaram perto do golo, mas até ao intervalo o placard não sofreu alterações.
A Alemanha vencia justamente, mostrava um futebol ofensivo bastante agradável e a toda a largura. Por outro lado víamos uma Costa Rica nervosa, cometendo erros não forçados que procurava desesperadamente Wanchope para este tentar resolver.

Na 2ª parte uma Costa Rica mais confiante repartiu um pouco mais a posse de bola e até esteve perto do golo, mas aos 68 minutos Klose na recarga a uma cabeçada sua…e após boa defesa de Porras marcava o seu 2º golo, celebrando o seu próprio aniversário da melhor forma.
Esperava-se a partir daqui, uma Costa Rica vencida em termos anímicos, mas foi Wanchope aos 73 minutos em posição duvidosa a isolar-se novamente, batendo de forma bastante inteligente o guardião alemão pela 2ª vez. O jogo estava relançado.

Infelizmente, a Costa Rica ,após o golo, não mais mostrou argumentos para conseguir surpreender os alemães, que por seu turno foram gerindo a posse de bola e o resultado favorável.
E é já nos momentos finais que Torsten Frings num remate potentíssimo marca mais um golo fabuloso, e mata a partida.

4-2, a Alemanha vence e convence na estreia do Mundial.
No entanto, as críticas feitas á Mannschaft sobre pretensos problemas na sua defensiva confirmaram-se contra a Costa Rica.


Apesar dos bis de Klose e Wanchope, foi Bernd Schneider o jogador mais consistente e regular durante os 90 minutos.
Apareceu pelo lado direito onde foi sempre um quebra cabeças, na 2ª parte com mais liberdade foi aparecendo também na esquerda e foi dele que saíram algumas das mais perigosas jogadas de perigo, tal como foi através dele que a Alemanha canalizou o caudal do seu jogo ofensivo.
2 remates á baliza, 19 passes efectuados, 2 recuperações de bola.
Schneider, apesar de alguma veterania, continua a demonstrar que é um jogador de enorme talento.

Arbitragem tranquila e sensata do árbitro.
Passou despercebido, o que é sempre um bom sinal.
Excelente nas decisões mais duvidosas.

*6 golos para abrir um Mundial é sem dúvida um bom pronúncio do que se espera nos próximos jogos.

*O 1º e ultimo golos do jogo são já candidatos a melhor golo do torneio.

*A Alemanha, ao contrário do que poderia ser esperado, apresenta um futebol ofensivo e audaz, notando-se claramente o “dedo” do ex avançado da Mannschaft Jurgen Klinsmann

*O pontapé inicial do maior evento futebolístico do planeta. É sempre com alegria que assistimos ao início de um mês de grandes emoções.


*A defesa da Mannschaft demonstrou algumas debilidades que lhe tinham sido apontadas na preparação.

*A Costa Rica apesar dos 2 golos, foi sempre uma selecção pouco audaz e atrevida, ficando claramente o sentimento que não fizeram tudo o que seria de esperar, nos minutos finais.

*A cerimónia de abertura foi pobre e pouco original. Um evento desta magnitude merecia mais.

Sem comentários: