domingo, junho 18, 2006

Grupo E - Itália vs. EUA




Este jogo teve todos os condimentos para ser um filme de acção hollywoodesco: violência, emoção, heróis e vilões. Apesar dos americanos terem algum ascendente no domínio do meio-campo, os italianos, como é hábito, marcaram na primeira ocasião de golo. Aos 22 minutos, Pirlo executou exemplarmente um livre e Gilardino cabeceou com êxito. O jogo parecia correr de feição aos italianos, mas Zaccardo teve o azar de marcar um auto-golo aos 27 minutos, o que colocou o jogo em aberto.

O médio italiano De Rossi foi expulso, após dar uma cotovelada a McBride que ficou maltratado. No entanto, os azzurri tiveram a inteligência de diminuir o ritmo de jogo para poderem controlar a partida.

Os EUA não conseguiram aproveitar a vantagem de estarem a jogar contra 10 e quase no final da primeira parte Mastroeni foi expulso: dez contra dez. Logo a abrir a segunda parte, mais um jogador americano expulso: Pope.

Com as expulsões, os técnicos foram obrigados a puxar pela cabeça e a fazer emendas tácticas que tornaram o jogo atractivo e emotivo. Destaque para o seleccionador americano, Bruce Arena, que não se intimidou e acabou o jogo com um esquema táctico de 3x2x3.


Kasey Keller

O guarda-redes americano fez uma grande exibição e é o principal responsável pelo feito conseguido pela sua equipa. Realce para a defesa de Keller a um remate colocado de Del Piero aos 73 minutos.


O uruguaio Jorge Larrionda complicou o jogo. De Rossi foi bem expulso, mas o árbitro sul-americano puxou vezes demais os cartões.


A exibição de Keller e de Pirlo. O médio do AC Milan é o jogador em destaque da selecção italiana. Já contra o Gana fez uma excelente partida.

A coragem de Bruce Arena que, mesmo com a sua equipa reduzida a nove jogadores, não abdicou do ataque.


A atitude de De Rossi. O seleccionador italiano afirmou que tem pena por o médio ter sido expulso, mas que é a enésima vez que o jogador da Roma comete erros estúpidos.

A Itália, que jogou toda a segunda parte com mais um jogador, tinha obrigação de vencer a partida.

Sem comentários: