quarta-feira, junho 14, 2006

Grupo G: França Vs Suíça


Mundial: Alemanha 2006
Cidade: Stuttgart
Equipas: França vs Suíça
Hora: 17h:00 lx
Dia: 13 de Junho de 2006

A França somou hoje o quarto jogo consecutivo sem marcar em fase finais de Mundiais ao empatar com a Suíça (0-0), na estreia no Grupo G do Alemanha'2006, em Estugarda.

Num jogo de duas selecções muito próximas, os franceses, considerados favoritos, pouco mostraram durante todo o jogo, com um futebol lento, pouca mobilidade dos atacantes franceses tanto que na 1ª parte, os suíços taparam todos os espaços. A melhor oportunidade de golo pertenceu, precisamente à Suiça, designadamente por Frei, avançado do Rennes, que, aos 23’ falhou isolado uma bela oportunidade depois de um livre de um companheiro seu à trave. A partir da meia hora de jogo, era grande o equilíbrio por partes das duas equipas, em termos de posse de bola, nº de passes e até mesmo na falta de velocidade e garra para fazer algo mais e melhor… Sabe-se que um golo, naquele momento, iria animar a partida, mas com aquele modo de jogar previa-se que não iam chegar lá…
E assim foram os primeiros 45´….muito mornos!


A 2ª parte foi praticamente a igual à 1ª, manteve-se inalterada, o que é mau para um espectáculo de futebol… penso que foi o jogo mais lento, até agora, de todos já realizados no Mundial. Ainda assim, os suíços foram crescendo, mais empreendedores e passaram a ter o controlo do jogo, embora não muito significativo. Foram raros os lances perigosos junto às duas áreas. Tirando o remate perigoso de Dhorasso mesmo nos instantes finais, registo para uma enorme oportunidade desperdiçada pelos suíços, com Gygax a cabecear (com a face) para defesa importante de Barthez e um corte sublime de Senderos a impedir que Wiltord se isolasse rumo à baliza. O nulo é sempre um resultado frouxo, mas o empate afigura-se justo, fosse ele por 1-1 ou 2-2.


Como foi um jogo pouco espectacular, é complicado definir qual o melhor jogador em campo, mas ainda assim opto por três:

Em relação á França, Zizou e Makelele, e jogadores muito bem vindos à selecção Francesa por todos os Franceses...
Quanto à Suíça Frei merecia ter marcado um golo, o avançado do Rennes, ex equipa de Lazlo Bolloni, foi o jogador em maior destaque dos Suíços neste jogo.



Penso que o russo Valentin Ivanon esteve, praticamente bem durante todo o jogo, controlou-o da melhor forma, menos aos 37´onde ficou uma grande penalidade por assinalar, numa jogada de Ribery, que lança para o meio, onde Henry recebe e remata forte. A bola bate claramente na mão do defesa Mueller.


A Festa dos adeptos suíços que não se cansaram de gritar pela sua selecção, quase sempre em francês: «La Suisse, la Suisse»,e dos adeptos gauleses que respondiam: «Allez, les bleus; Allez, les bleus»


Enorme assobiadela em várias fases do jogo, quase sempre dirigida à exibição pouco colorida da França.


Assobios, braços abertos e enorme estranheza, na altura em que Thierry Henry se lesionou; os franceses não gostaram de ver o jogo desenrolar-se com o seu craque fora de campo. Enquanto o jogador estava a ser assistido fora do campo os jogadores suíços não compreenderam o facto de estarem a ser assobiados e avançaram timidamente com a bola, sem qualquer definição, olhavam para trás e não sabiam o que fazer. Henry tinha-se lesionado sozinho, quando tentava fazer um cruzamento e estava deitado, efectivamente, fora das quatro linhas. Raphael Wicky acabaria por enviar o esférico para fora das quatro linhas, como quando alguém está lesionado em campo. Mas não precisava de o fazer. Um momento estranho no minuto 41, com Henry a reentrar pouco depois, totalmente restabelecido fisicamente. Não se tratou de uma questão de fair-play.

Sem comentários: