domingo, junho 18, 2006

Futebol Clube Barreirense - Rescaldo



Futebol Clube Barreirense

Rescaldo Final um a um:

1 - Paulo Silva
Começou a época algo irregular, demonstrando alguma insegurança, tal como foi visível em Portimão, mas a pouco e pouco foi conquistando a confiança e a titularidade que só perdeu de quando em vez para dar lugar a outro guarda-redes que merecia ter a sua oportunidade.

2 - Kali:
Chegou ao clube no início da temporada mas só lhe deixaram jogar a partir de Janeiro quando acabou a suspensão de 6 meses por acusar doping, mas assim que jogou a titular nunca mais o arrancaram de lá. É um jogador acima da média.

3 - Baltazar:
Foi dos que teve menos oportunidades e então depois da chegada de João Comboio e finalizar a suspensão de Kali, não mais apareceu em campo. Ficou no ar a ideia que merecia algo mais.

4 - Miguel Ângelo:
Foi durante muito tempo titular indiscutível e demonstrou ser um jogador de fino recorte o que lhe permitiu ser chamado por diversas vezes à selecção de sub-21, mas com a entrada de Comboio perdeu o lugar no onze que só recuperou nos derradeiros encontros devido à lesão do ex-Alverca. É um jogador com futuro.

5 - Marinho:
Com o lugar tapado primeiro por Bruno Simão e depois pelo capitão, o ex-Montijo jogou a conta-gotas mas do pouco que se viu, não se pode dizer que comprometeu, antes pelo contrário, tendo feito na Covilhã o jogo mais conseguido. A rever.

6 - Paulo Filipe:
Uma das grandes desilusões da época já que era dos jogadores com melhor currículo do plantel. Nunca se conseguiu impor e acabou mesmo por abandonar a equipa na reabertura do mercado.

7 - Manuel do Carmo:
Outro jogador com boas referências que prometia muito mas que acabou por não ser feliz. Ficou áquem das expectativas mesmo tendo muitos minutos nas pernas em especial na primeira metade da época. Foi perdendo gás ao longo das jornadas e acabou relegado para o banco nos últimos jogos.

8 - Marco Bicho:
O sub-capitão alvi-rubro foi conquistando o seu espaço jornada a jornada, e foi dos mais regulares ao longo dos minutos que esteve em campo. Fez um jogão na Covilhã.

9 - Moreira:
Foi o 2º melhor marcador da equipa mas podia ser, de longe, o melhor artilheiro, isto se tivesse um pouco mais de calma em determinados momentos. É um jovem em constante evolução e concerteza que irá explodir num futuro muito próximo.

10 - André Batista:
Com muitos jogadores para a sua posição, acabou sendo emprestado ao Oeiras onde pelos vistos tem sido uma peça fundamental para a boa época da equipa.

11 - Sandro:
O menino bonito da claque barreirense ainda foi a tempo de dar um ponto ao Barreirense no jogo em casa frente ao Vizela, mas acabou por ter que ir para Moscavide devido a um problema de secretaria do futebol português.

12 - Pedro Cardoso:
Aos poucos vai ganhando o seu espaço no futebol sénior e esta época demonstrou já uma grande evolução realizando excelentes jogos. Tem futuro.

13 - Rodolfo:
Fez praticamente uma volta ao lado de Miguel Ângelo, mas perdeu o lugar para os "reforços de inverno". Alternou o bom com o menos bom.

14 - Marco Véstia:
Teve a hipótese de jogar uns minutinhos na liga de honra, o que para um jovem vindo dos juniores é sempre importante, ainda para mais numa posição do terreno em que a concorrência era mais que muita em especial depois da reabertura do mercado.

15 - Mário Pessoa:
O azarado do plantel. Lesionou-se gravemente no inicio da época num treino em Palmela e não mais regressou. Fez dois jogos e teve 105 minutos em jogo.

16 - Bruno Severino:
Apareceu nos últimos jogos do campeonato e acabou mesmo por marcar no último jogo em Matosinhos. Tens pezinhos para a bola este jovem jogador vindo das camadas jovens do Barreirense e se tiver cabecinha vai longe.

17 - Bruno Simão:
Depois de ser titular nos primeiros jogos, acabou por ser expulso num jogo com o Varzim e não mais voltou. Acabou por sair do plantel em Janeiro ficando a interrogação no ar, do que poderia fazer este defesa-esquerdo oriundo das camadas jovens do Benfica

18 - Mário Carlos:
Veio, segundo o próprio, para relançar a sua carreira, e depois de alguma tremideira inicial agarrou um lugar e até chegou a ser dos melhores da equipa. Só que a incompatibilidade com alguns adeptos e o seu comportamento irreverente, projectou a sua saída para o estrangeiro.

19 - Saavedra:
Foi um dos poucos que transitaram da época anterior, mas Rui Bento não apostou muito no jovem médio optando por outras soluções, mas a sua entrega e controlo de bola rapidamente o colocaram como um dos mais utilizados do plantel, sendo muitas vezes dos melhores elementos da equipa.

20 - Marco:
Há 8 anos no Barreirense, este jovem médio-defensivo assinou, definitivamente, a carta de despedida para outros voos. Foi considerado por Daúto Faquirá como o melhor jogador da 2ªliga e está tudo dito.

21 - Pedro Duarte:
O nosso capitão. Jogou onde menos gosta - defesa esquerdo - mas acabou por ser o mais utilizado do plantel fazendo uma época para relembrar. Merece, por muito que nos custe dizê-lo, outros palcos, pois o nosso baixinho nasceu para isto. Entregou-se de corpo e alma ao que lhe foi pedido. És dos nossos.

22 - Marco Airosa:
Prometeu mundos e fundos de início, depois foi para o CAN, apanhou a equipa em fase complicada e a sua juventude por vezes traiu-o - lembram-se do jogo nos Açores - e acabou por ser o mais indisciplinado da equipa. É um jogador que tem um potencial físico impressionante e com o tempo irá ser um grande atleta. Vai estar no mundial e esse é o seu grande troféu da época.

23 - Jairson:
Jogador com muito cartel no nosso futebol, e talvez por isso, demonstrou sempre uma grande ansiedade na hora da verdade. Falhou situações que podiam ter permitido à equipa subir uns degraus na tabela (Em Ovar e Olhão), e como um ponta-de-lança vive dos golos, acabou por não ser feliz. Deu a vitória frente ao Santa Clara.

24 - Gerson:
Foi o terceiro guarda-redes e não teve hipóteses de jogar. Jogou a época pelos juniores que acabaram por descer.

25 - Hugo Machado:
O enigma da equipa. Jogador com uma capacidade técnica acima da média, mas que por isto ou por aquilo, não conseguiu ser um titular indiscutível. Faltou ser um pouco mais prático do que artista em certos momentos, mas afinal de contas quem não gosta de ver jogadores destes.

26 - Ayuk:
Veio rotulado de goleador, mas não conseguiu integrar-se no modo de vida português. É verdade que não teve muitas chances e que entrou muitas vezes com a equipa a perder, mas se calhar é porque jogar no Vietname e Indonésia é mais fácil do que em Portugal. Passou a 2ª volta à espera de um visto de entrada do nosso país que nunca chegou.

27 - Hugo Morais:
O que se escreveu sobre Hugo Machado adapta-se perfeitamente a Hugo Morais, jogador que na Vila das Aves é considerado uma estrela. Faltou ser um pouco mais consistente porque potencial técnico não lhe falta.

28 - Artur:
Rui Bento pretendeu dar um pouco mais de experiência no meio-campo alvi-rubro, mas o certo é que Artur nunca demonstrou ser o jogador que a equipa precisava, ainda para mais fora de forma. Foi dispensado na reabertura do mercado.

29 - Ailton:
A um dos reforços de inverno, não lhe bastou ser barreirense desde pequenino como referiu quando cá chegou, apesar de ter começado bem e ter feito alguns golos, mas a pouco e pouco foi perdendo gás e Ferreirinha optou mesmo por não utilizá-lo em muitos dos jogos.

30 - Carioca:
Saiu do Estoril pelas dificuldades que se conhecem e veio dar uma mais valia à equipa. Apesar da falta de velocidade, soube usar a experiência para ser sempre uns dos mais utilizados do plantel. O seu conhecimento do clube também lhe facilitou a integração.

31 - João Comboio:
Seguiu os mesmos passos de Carioca e veio para fazer uma dupla de centrais impressionante com Kali. Só é pena que não tenha começado desde o inicio da época pois de certeza que o Barreirense teria uma outra segurança defensiva. Muito forte fisicamente acabou por se lesionar quando lhe faltavam alguns jogos pela frente não regressando mais ao activo.

32 - Saianda:
Jogou uns minutinhos em Vizela, na fase do desespero e acabou dispensado devido ao mesmo problema que sucedeu com Sandro.

33 - Dionísio:
Foi o melhor marcador da equipa mesmo só chegando a meio da época. Com a suacapacidade física deu outro poder ao ataque alvi-rubro. Corre o tempo todo e entrega-se à luta e por isso mesmo foi decisivo em diversos jogos.

Treinadores:

Rui Bento:
Obteve um saldo de 2V 7E 6D (12-17) em golos, que resultou em 13 pontos. Pode ter sido vítima da indecisão do início da época que retirou tempo para se formar o plantel. Ainda assim, conseguiu incutir alguma organização na equipa, mas faltou o último terço de terreno, a equipa foi sempre muito encolhida e temerosa. Muito criticado pelos adeptos, saiu na 16 jornada por vontade própria.

Ferreirinha:
Durante as dezoito jornadas ao leme dos alvi-rubros, conseguiu 6V 4E 8D (18-22) em golos, correspondente a 22 pontos, deixando o clube na 15ª posição. Deu um cariz mais ofensivo à equipa, que nos custou alguns golos, especialmente nos jogos fora de casa. A equipa perdeu alguma organização defensiva, mas ganhou com entrega, dedicação e trabalho, a confiança e a atitude que lhe faltavam. Ferreirinha não ficou, mas deixou a interrogação: O que teria acontecido se tem começado a época com esta equipa?

Sem comentários: