quinta-feira, junho 22, 2006

Grupo D: Irão Vs Angola



Acabou o sonho angolano, neste dia 21 de Junho de 2006. No entanto, a única coisa que se poderá é aplaudir de pé a meritória participação desta selecção de um país martirizado com uma guerra durante mais de 40 anos, e que começa a despontar para o futebol mundial. O balanço é de apenas uma derrota frente a Portugal (como todas as outras selecções do grupo) e dois empates frente ao 4º classificado do ranking FIFA, o México e frente ao Irão. Sairam do Mundial com o reconhecimento de todos. Parabéns Angola!

Quanto ao jogo em si, os iranianos acabaram por ser durante quase toda a partida mais fortes do que a selecção africana, principalmente durante a primeira parte, e nem com a moralização que a vitória da selecção portuguesa daria aos angolanos, estes partiram para cima do adversário. A melhor oportunidade de golo na primeira parte pertenceu aos iranianos num cabeceamento de Ali Daie, mas este cabeceou por cima da trave.

Na segunda parte os palancas negras surgiram mais mexidos, com mais velocidade, e a criar mais perigo sobre a defensiva dos iranianos, principalmente através das incursões pela direita de Zé Kalanga.
Foi mesmo dessa forma que aos 60 minutos, após bela jogada na direita de Zé Kalanga, originou o golo de cabeça de Flávio. Angola ainda ia sonhando ser possível o apuramento. Passados 10 minutos nova jogada de Zé Kalanga quase originava o segundo golo angolano, mas Love não conseguiu concluir a jogada.

No entanto por volta dos 75 minutos, e numa altura que curiosamente eram os angolanos a dominar o jogo, Sohrab Bakhtiarizadeh no seguimento de um canto, numa falha defensiva incrível conseguiu igualar a partida, resultado que não se alteraria mais até final.Zé Kalanga fez um jogo fantástico. Por ele Angola merecia ter obtido a primeira vitória numa fase final de um mundial. É um jogador a ter em atenção, com muita margem de progressão e se conseguir aliar a sua velocidade a uma maior imaginação e experiência ainda pode ser um jogador a dar que falar. Fala-se que tem um pré-acordo com o Bayer Leverkusen.
Normal, sem grandes problemas até porque os jogadores facilitaram a vida à equipa de arbitragem.
- O profissionalismo dos jogadores do Irão que encararam o jogo como se de uma partida decisiva se tratasse.

- O Mundial acima das expectactivas protagonizado pela selecção de Angola.

- Akwa foi um jogador a menos em todo o mundial. Onde esteve o verdadeiro capitão da selecção de Angola?
- Mantorras nem sequer entrou no decorrer do jogo. Será que o homem está assim tão mal que nem o lugar ao Love tira?...

Sem comentários: