sábado, junho 17, 2006

Grupo D: México Vs Angola




Cidade: Hanover
Estádio: FIFA World Cup Stadium, Hanover
Dia: 16 de Junho de 2006
Hora: 20h00m em Portugal
Árbitro: Maidin Shamsul (Singapura)
Árbitros auxiliares: Carlos Chandia e Rodrigo Gonzalez (Chile)
Espectadores: 43000

O dia 16 de Junho, tornou-se um dia histórico para o futebol angolano, com a conquista do primeiro ponto dos «Palancas Negras» em Mundiais. Este empate que vem baralhar tremendamente as contas no grupo D, deixa os angolanos ainda com hipóteses de apuramento para a última jornada, e deita por terra o objectivo dos mexicanos, de defrontar Portugal já com a qualificação no bolso.

A selecção Mexicana encarou este jogo como se já estivesse ganho, e das duas uma, ou não valem mais do que foi demonstrado hoje em Hanover, ou então foi um dia péssimo para os Mexicanos.
Normalmente não sou adepto de que uma equipa, ou um jogador, possa ser avaliado em apenas 1, 2 ou 3 jogos, se assim fosse Ibraimovich teria de ser considerado um jogador banal por aquilo que está a demonstrar neste Mundial. Mas existem equipas que demonstram não ter a mínima qualidade para estar numa competição destas, no entanto prefiro pensar que os Angolanos que eliminaram a Nigéria são bem diferentes da frágil selecção que vimos nestes 2 primeiros jogos do Mundial.

Os primeiros minutos pareceram dar razão à confiança mexicana, apoiados por adeptos simplesmente espectaculares. Do outro lado, Angola voltou a surgir intranquila, e consentiu duas oportunidades antes dos 5 minutos. Repetia-se a má entrada do jogo de estreia, mas, ao contrário do sucedido em Colónia, o México não marcava cedo, a sorte esteve do lado africano quando Marquez, de livre, enviou a bola ao poste (12 m). E a partir do quarto de hora, quando Figueiredo começou a ter tempo e espaço para pegar na bola, Angola descobriu, palmo a palmo, que tinha argumentos para discutir o jogo, apesar de nunca ter criado grandes oportunidades de perigo, mas valeu pela sorte e pela postura dentro de campo.



A 2ª parte trouxe alterações: Lavolpe tirou o apagadíssimo Zinha, decisivo na vitória sobre o Irão, e lançou Arellano, assim, o México passava a jogar mais depressa, mas nem por isso de forma mais lúcida. E uma personagem começava a ganhar protagonismo na história do jogo: o guarda-redes João Ricardo, que apesar de não realizar uma exibição impecável, cometeu até bastantes erros, os Angolanos devem-lhe este empate.
Já com Mantorras em campo, e com o esforçado André Macanga expulso, os Angolanos defendiam como podiam o precioso empate com a 4.ª selecção do ranking da FIFA, apesar dos inúmeros erros defensivos, os Mexicanos não conseguiram vencer esta partida, e desta forma estão obrigados a vencer Portugal para terminar em primeiro lugar no grupo D, o que poderá ser ou não positivo. Parece-me que a Holanda está neste momento demasiado dependente da velocidade de Robben, e a Argentina é a selecção que melhor futebol pratica no Mundial...
De qualquer forma, no grupo D ninguém vai poder evitar adversários nos oitavos de final, uma vez que o Portugal - México é no dia 21 às 15h, e o Argentina – Holanda no mesmo dia mas às 20h.



Do México a exibição foi tão má que ninguém se destacou, e dos Angolanos João Ricardo no meio de tanto erro foi herói, e merece a nomeação também por culpa da exibição descolorida de todos os restantes jogadores.


Um trio de arbitragem "exótico" para dirigir este jogo entre selecções "exóticas".
A FIFA continua a querer não levar os melhores arbitros ao Mundial, como se fosse através da arbitragem que o futebol se podesse desenvolver nos países com menos tradições futebolisticas.
Mas este senhor da Singapura, não comprometeu, apesar de os Angolanos abusarem das mãos "casuais" dentro da area...


Mais uma vez registou-se um ambiente espectacular num estádio do Mundial, nem num jogo teoricamente menos interessante o ambiente deixou de estar ao rubro...

Primeiro ponto num Mundial na história dos Angolanos, o trabalho do professor Oliveira Gonçalves deu aqui os seus primeiros frutos.


Os problemas de organização, ridículas as condições em que João Ricardo teve de efectuar uma conferência de imprensa no dia anterior ao jogo, alguns problemas de organização dos rigorosos Alemães, estão a manchar este Mundial.

Os problemas com os relvados. À pouco tempo atrás alguns dos relvados estavam num estado lastimável, lembram-se do relvado onde Portugal defrontou a Arábia Saudita num encontro particular? Será que o estado actual dos relvados terá alguma ligação com qualquer tipo de solução encontrada para superar o Inverno Germânico?

Sem comentários: